TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU (1974-1985): A FRONTEIRA ENTRE O TRABALHO E OS MECANISMOS SIMBÓLICOS DE CONTROLE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.145Palavras-chave:
Itaipu, Baixa produção, Redução de quadrosResumo
Este estudo analisou dois mecanismos simbólicos de controle exercido sobre os trabalhadores no decorrer da edificação da hidrelétrica de Itaipu na primeira fase da construção (1974-1985). Nesse sentido, a pesquisa centrou as análises nos fenômenos da “baixa produção” e da “redução de quadros” como elementos importantes e elo dos trabalhadores com as mais diversas empresas. Nesses procedimentos administrativos pelo lado das empreiteiras estava, essencialmente, o medo das demissões, numa relação contraditória levando em conta as vantagens oferecidas aos trabalhadores. Este era o controle simbólico que regulava as possíveis resistência dos operários contra os efeitos traumáticos das jornadas de trabalho. Para se chegar aos resultados desse estudo, foram feitas aproximações entre os aspectos do poder simbólico e os excessos de regras que orbitavam o campo das obras, os quais geravam os medos das demissões. Foram também analisadas as fontes produzidas pelos próprios órgãos de repressão da estatal, o jornal corporativo dos empreiteiros, bem como pelas narrativas de grupos de trabalhadores que participaram da construção dentro do recorte temporal proposto por este estudo. Foram observados que muitos operários se mantinham passivos diante do assédio moral comum que recebiam nas turmas de trabalho, pois sabiam dos argumentos que poderiam ser utilizados para demiti-los, dentre estes, a baixa produção, entendida como a falta de vontade em realizar uma tarefa repassada pelos feitores de turmas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.