SOFRIMENTO PSÍQUICO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1460Palavras-chave:
Estudante, Universidade , Educação, SaúdeResumo
Este estudo teve como objetivo analisar dados sobre o sofrimento psíquico dos estudantes das instituições de ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura de 2016 a 2020 nas bases científicas Lilacs e Scielo. Os resultados mostraram que o sofrimento psíquico da população estudada está relacionado a fatores sociais, saúde mental, ambiente acadêmico e aspectos psicológicos da personalidade. A identificação e o acompanhamento desses fatores levam a debates sobre a saúde mental dos estudantes de ensino superior e sua relação com o desencadeamento do sofrimento psíquico, e incentivam ações de intervenção, fortalecendo a perspectiva psicossocial do sujeito.
Downloads
Referências
Almeida, J. S. P. D. (2015). A saúde mental global, a depressão, a ansiedade e os comportamentos de risco nos estudantes do ensino superior: estudo de prevalência e correlação. [Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa].http://hdl.handle.net/10400.11/2939
Almeida, L. Y. D., Carrer, M. O., Souza, J. D., & Pillon, S. C. (2018). Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52.3 https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017045703405
Andrade, A. D. S., Tiraboschi, G. A., Antunes, N. A., Viana, P. V. B. A., Zanoto, P. A., & Curilla, R. T. (2016). Vivências acadêmicas e sofrimento psíquico de estudantes de Psicologia. Psicologia: ciência e profissão, 36, 831-846.12 https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P451
Anversa, A C.., Valentins dos Santos Filha, V. A., Borba da Silva, E., & Fedosse, E. (2018). Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária. Brazilian Journal of Occupational Therapy/Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26(3).9 https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1185
Barreto, F. P. (2007). A psicanálise aplicada à saúde mental. Colóquio dos residentes em psicologia clínica e saúde mental do Hospital Juliano Moreira.
Bastos, E. M., Maia, A. M., Oliveira, C. D. L. F., & do Nascimento Ferreira, S. (2019). Sofrimento psíquico de universitários: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, 5(10), 17681-17694.https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-040
BAUMAN, Z. (2001). Modernidade Liquida. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar.
Lei, N. (1990). 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, 16.
Carlesso, J. P. P. (2020). Os desafios da vida acadêmica e o sofrimento psíquico dos estudantes universitários. Research, Society and Development, 9(2), e82922092-e82922092.https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2092
Castro, V. R. (2017). Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista gestão em foco, 9(1).https://portal.unisepe.com.br/unifia/wpcontent/uploads/sites/10001/2018/06/043_saude_mental.pdf
Cavalcanti, M. T., & Velasco, L. B. (2017). A juventude universitária na contemporaneidade: a construção de um serviço de atenção em saúde mental para estudantes. Mental, 11(21), 356-377.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272017000200005
Graner, K. M., & Cerqueira, A. T. D. A. R. (2019). Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 24, 1327-1346.9 https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017
Dâmaso, J. G. B., Pereira, B. S., Batista, C. B., Conceição, L. D. S., Pereira, G. D. S., & Carniele, R. C. (2019). É muita pressão! Percepções sobre o desgaste mental entre estudantes de medicina. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 20(2), 29-41.4 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167933902019000200004
Fórum Nacional de Pró- Reitores de Assuntos Estudantis. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Uberlândia: FONAPRACE, 2019.
Fernández Rodríguez, C., Soto López, T., & Cuesta Izquierdo, M. (2019). Needs and demands for psychological care in university students. Psicothema.5 https://doi.org/10.7334/psicothema2019.78
Grether, E. O., Becker, M. C., Menezes, H. M., & Nunes, C. R. D. O. (2020). Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina da universidade regional de Blumenau (SC). Revista brasileira de educação médica, 43, 276-285.7 https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20180260
Koller, S. H., de Paula Couto, M. C. P., & Von Hohendorff, J. (2014). Manual de produção científica. Penso Editora.
Lima, C. H., Valerio, F., de Lima, L. C., de Andrade Barbosa, T. K., & da Silva Bronzeado, A. (2019). Saúde e sofrimento psíquico no contexto universitário à luz da teoria psicanalítica dos quatro discursos. Humanidades & Inovação, 6(8), 9-22.https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/51
Matos, L. P., & Lemgruber, K. P. (2017). A adolescência sob a ótica psicanalítica: Sobre o luto adolescente e de seus pais. Psicologia e Saúde em debate, 2(2), 124-145.https://doi.org/10.22289/2446-922X.V2N2A8
Mazetti, H. M. (2020). As narrativas jornalísticas sobre o sofrimento estudantil e a medicalização da universidade. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 14(3).2 https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2083
Mendes, A. A. (2019). A saúde mental de jovens universitários: apontamentos sobre a parceria de trabalho entre a app–Puc Minas e o Bapu de Rennes na França. Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 4(7). http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/20750
Nogueira-Martins, L. A., & Nogueira-Martins, M. C. F. (2018). Saúde mental e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 7(3), 334-337.
Oliveira, H. M. D., & Hanke, B. C. (2017). Adolescer na contemporaneidade: uma crise dentro da crise. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica,20,295310.https://www.scielo.br/j/agora/a/4jFrrdpMF8HBsMgFwMWkdqr/?format=pdf&lang=pt
Righetto, T. T. (2019). O sofrimento do adolescente no contexto universitário aos olhos da psicanálise–uma análise da atualidade. [Trabalho de Conclusão de Curso, (Especialização)- Fundamentos da Psicanálise, Centro Universitário de Lavras]. http://localhost/jspui/handle/123456789/308
Rozeira, C. H. B., Cruz Netto, A. L. D., Faria, A. L., Coelho, E. B., & Vargas, A. D. F. M. (2018). Vivências na graduação em Psicologia: discutindo a saúde mental dos universitários. Saúde Redes, 175-189.13https://pesquisa.bvsalud.org/controlecancer/resource/pt/biblio-1007543?src=similardocs
Safatle, V., da Silva Junior, N., & Dunker, C. (2021). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Autêntica Editora.
Santana, E. R. D., Pimentel, A. M., & Véras, R. M. (2020). A experiência do adoecimento na universidade: narrativas de estudantes do campo da saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 24. 1https://doi.org/10.1590/Interface.190587
Santos, C. V. M. D. (2019). Sofrimento psíquico e risco de suicídio: diálogo sobre saúde mental na universidade. Revista do NUFEN, 11(2), 149-160.11 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912019000200010
Tenório, L. P., Argolo, V. A., Sá, H. P. D., Melo, E. V. D., & Costa, E. F. D. O. (2016). Saúde mental de estudantes de escolas médicas com diferentes modelos de ensino. Revista Brasileira de Educação Médica, 40, 574-582.10 https://www.scielo.br/j/rbem/a/BFcx6VDyrBbrPMwBC4X6ypF/?format=pdf&lang=pt
Travaglia, A. A. S. (2014). Psicanálise e saúde mental, uma visão crítica sobre psicopatologia contemporânea e a questão dos diagnósticos. Psicologia Revista, 23(1), 31-49.https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/20213
Vilanova, A., Tenembaum, D., & Velasco, L. B. (2019). O manejo da urgência subjetiva na universidade: construindo estratégias de cuidado à saúde mental dos estudantes. Interação em Psicologia, 23(2).http://dx.doi.org/10.5380/psi.v23i02.58547
WHOQoL Group. (1994). The development of the World Health Organization quality of life assessment instrument (the WHOQOL). In Quality of life assessment: International perspectives (pp. 41-57). Springer, Berlin, Heidelberg.
Yosetake, A. L., de Lima Camargo, I. M., Luchesi, L. B., Gherardi-Donato, E. C. S., & Teixeira, C. A. B. (2018). Perceived stress in nursing undergraduate students. SMAD, Revista Electrónica en Salud Mental, Alcohol y Drogas, 14(2), 117-124. 6
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.