SOFRIMENTO PSÍQUICO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1460

Palavras-chave:

Estudante, Universidade , Educação, Saúde

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar dados sobre o sofrimento psíquico dos estudantes das instituições de ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura de 2016 a 2020 nas bases científicas Lilacs e Scielo. Os resultados mostraram que o sofrimento psíquico da população estudada está relacionado a fatores sociais, saúde mental, ambiente acadêmico e aspectos psicológicos da personalidade. A identificação e o acompanhamento desses fatores levam a debates sobre a saúde mental dos estudantes de ensino superior e sua relação com o desencadeamento do sofrimento psíquico, e incentivam ações de intervenção, fortalecendo a perspectiva psicossocial do sujeito.

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Biografia do Autor

Evelyn Cristina Martins Cunha

Psicóloga pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (2022). Psicóloga Residente Multiprofissional em Saúde do Idoso pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), pós graduanda em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial e em Psicologia Organizacional e do Trabalho (UniAmérica)

Ana Beatriz Ramos de Souza

Psicóloga pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (2022), em Belém, Pará, Brasil.

Vera Ribeiro Novaes

Psicóloga, Analista do Comportamento, graduada pela Universidade Federal do Pará (2010), especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pelo IEPS/ESAMAZ (2012), mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2013), e docente no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), em Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

19/05/2022

Como Citar

Cunha, E. C. M., Souza , A. B. R. de ., & Novaes, . V. R. . (2022). SOFRIMENTO PSÍQUICO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351460. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1460