DOCKING MOLECULAR E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTILEISHMANIA IN VITRO DE UM COMPLEXO METÁLICO DE RUTÊNIO COM EPIISOPILOTURINA E ÓXIDO NÍTRICO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.148Palavras-chave:
docking molecular, doenças negligenciadas, Leishmania majorResumo
.
A leishmaniose é uma doença infecciosa crônica, ocasionada em humanos pela picada de um mosquito infectado classificado como flebotomíneo. Após a infecção, os parasitas metacíclicos de Leishmania, irão interagir principalmente com células fagocitárias que irão infectar e atingir os tecidos e órgãos, a depender da espécie de Leishmania e da interação imune e genética do hospedeiro. A L. major possui características únicas dentro do seu gênero, que a diferencia da T. brucei e T. cruzi metabolicamente. Além de terem características próprias dentro do seu genoma, também apresentam organelas particulares tais como os glicossomos, que funcionam como reservatórios de enzimas glicolíticas e cinetoplasto. A Química Quântica Computacional disponibiliza de dados algoritmos que nos permite localizar e decifrar estado de transição em transformações químicas nos fornecendo informações relevantes sobre interações moleculares de um potencial biológico, onde os resultados quânticos são de 95% de confiança. O presente trabalho tem como objetivo realizar testes de docking molecular e avaliação da atividade antileishmania in vitro de um complexo metálico de rutênio com epiisopiloturina e óxido nítrico (Epiruno2). As estruturas das proteínas em 3D dos alvos de L. major foram obtidas no banco de dados Protein Data Bank (PDB) com os códigos 1e7w (Pteridine reductase), 5nzg (UDP-glucose Pyrophosphorylase), 5g20 (Glycyl Peptide N-tetradecanoyltransferase), 5c7p (Nucleoside diphosphate kinase), 1ezr (Nucleoside hydrolase), 1lml (Leishmanolysin), 4ef8 (Dihydroorotate Dehydrogenase), 5l42 (Pteridine reductase 1), 3ogz (UDP-sugar pyrophosphorylase), 3tue (Tryparedoxin peroxidase) e 2xe4 (Oligopeptidase B).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.