O ENSINO DA LITERATURA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1499

Palavras-chave:

Literatura, Ensino Médio, Formação, Leitor, Cidadão

Resumo

O artigo objetiva dar visibilidade à necessidade de uma maior atenção ao Ensino da Literatura no Ensino Médio, ressaltando assim a importância do exercício da leitura na escola, bem como o ensino da Literatura para a formação do leitor e cidadão crítico, não deixando de citar a importância de seu meio de convivência fora do ambiente escolar, evidenciando que, mesmo com a presença de artigos tecnológicos tanto na escola quanto fora dela, o espaço à leitura deve estar reservado e haver estratégias para o seu maior aproveitamento. Com base em estudiosos da Literatura como Rildo Cosson (2006), Jauss (1994), Antônio Cândido (2011; 2017), Magda Soares (2017), dentre outros, constrói-se um diálogo tendo como foco o peso de uma educação literária humanizadora e focada na formação da cidadania do indivíduo que colabora para o desenvolvimento da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de beneficiar o caminho aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos, seja do universo fictício ou real.

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Biografia do Autor

Aline Gomes da Silva Barbosa

Aluna concluinte do Curso de Letras/Português na Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Jackeline Santos Tigre Magalhães

Professor formador da Universidade Federal do Maranhão

Maria José Ordóñez

Professora substituta do Departamento de Letras da UFMA

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Publicado

13/07/2022

Como Citar

Gomes da Silva Barbosa, A., Santos Tigre Magalhães, J., & Ordóñez, M. J. (2022). O ENSINO DA LITERATURA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371499. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1499