TÉCNICAS DE ESCOVAÇÃO DENTÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1542Palavras-chave:
Escovação dentária, Higiene bucal, Saúde bucal.Resumo
Introdução: A remoção mecânica do biofilme das superfícies dentárias pela escovação, associada ao uso do fio dental, deve ser individualizada para cada paciente a fim de manter a saúde bucal. Objetivo: revisar a literatura sobre técnicas de escovação dentária, identificar e descrever as técnicas encontradas conforme a condição de saúde bucal, diferenciar o seu passo a passo de execução e apresentar os dados em quadro sinóptico. Metodologia: A estratégia de busca usou os descritores “higiene bucal” ou "escovação dentária" e "técnicas" em três bases de dados. A pesquisa recrutou artigos dos últimos vinte anos publicados em português e disponíveis na internet com o texto completo. Os critérios de inclusão observados foram: objetivo e indicação da técnica de escovação; posição, inclinação e sentido das cerdas da escova; tipo e duração do movimento da escova. Resultados: Quarenta e oito artigos foram encontrados, mas apenas dois descreveram a técnica de escovação dentária. Na análise exploratória foram incluídos vinte e um documentos técnicos. Na análise descritiva vinte e três documentos foram analisados, mas dois foram excluídos por não atenderem o mínimo de três critérios de inclusão. Conclusão: Houve divergência nas informações encontradas na literatura, possivelmente pela escassez de documento técnico sobre o assunto, sendo necessário mais estudos que reforcem a importância, a indicação e o modo de realização das técnicas de escovação dentária.
Downloads
Referências
Sesc, Departamento Nacional. Manual técnico de educação em saúde bucal. Rio de Janeiro: Sesc Departamento Nacional; 2007.
Collere MR. Saúde começa pela boca: Uma proposta de intervenção. Curitiba. Trabalho de conclusão de curso [Curso de especialização em Saúde para professores do Ensino médio e fundamental] – Universidade Federal do Paraná; 2016.
Glória VFV. Relação entre condições bucais e a saúde geral. Belo Horizonte. Trabalho de conclusão de curso [Curso de especialização em Atenção Básica em saúde da família/agora] – Universidade Federal de Minas Gerais; 2011.
Narvai PC. Avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil. Rev Tempus Actas de Saúde Coletiva 2011; 5(3): 21-34.
Londrina (PR). Secretaria Municipal de Saúde. Odontologia em saúde pública. Londrina: Prefeitura de Londrina; 1999.
Lindhe J, Lang, NP, Karring T. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.
Bergan EH. Impacto da higiene bucal em pacientes coronariopatas e valvulopatas submetidos à cirurgia cardíaca no instituto nacional de cardiologia. Rio de Janeiro. Dissertação [Mestrado em Cardiologia e Infecções] - Instituto de pesquisa clínica Evandro Chagas/ Instituto nacional de cardiologia; 2012.
Reis JCF, Pinheiro DP, Oliveira SRS, Santos RRE, Correa VC. A importância da escovação, armazenamento das escovas dentais e o cirurgião-dentista como promotor de saúde. In: Anais do V Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA); 8-11 nov. 2016; Belém [Internet]. Belém: UFPA; 2016. [citado em 10 mai. 2019]. Disponível em: http://www.coesa.ufpa.br/arquivos/2016/expandidos/pesquisa/educacao_em_saude/PES472.pdf
Garcia PPNS, Campos FP, Rodrigues JA, Santos PA, Dovigo LN. Avaliação dos efeitos da educação e motivação sobre o conhecimento e comportamento de higiene bucal em adultos. Cienc Odontol Bras 2004; 7(3):30-9.
Gebran MP, Gebert APO. Controle químico e mecânico de placa bacteriana. Tuiuti: Ciência e Cultura. 2002; 26(3):45-58.
Mcdonald RE, Avery DR. Odontopediatria. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.
Mcdonald RE, Avery DR. Odontopediatria para crianças e adolescentes. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011.
Carranza FA. Periodontia Clínica de Glickman. 5ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana; 1983.
Santos WN, Coimbra JL. ACD: auxiliar de consultório dentário. 1ª ed. São Paulo: Rúbio; 2005.
Secretaria de Estado da Saúde (PR). Curso Técnico em Saúde Bucal: qualificação profissional de nível técnico, volume 3. 2ª ed. Curitiba: Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha; 2009.
Ferraz C. Periodontia. 1ª ed. São Paulo: Artes Médicas: EAP-APCD; 1998.
Farha FP. Programa de prevenção em saúde bucal em creche da cidade de campinas – estudo da técnica de escovação. Campinas. Dissertação [Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação] - Universidade Estadual de Campinas; 2013.
Guedes-Pinto AC, Bonecker M, Rodrigues CRMD. Odontopediatria. 1ª ed. São Paulo: Santos, 2010.
Lindhe J, Lang NP, Karring T. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
Bottan ER, Campos L, Odebrecht CMLR, Silveira EG, Schmitt P, Araújo SM. Critérios adotados para a escolha da escova dental: estudo com consumidores de Florianópolis, Santa Catarina (Brasil). Rev Sul-Bras Odontol. 2010; 7(2):173-81.
Manson JD, Eley BM. Manual de Periodontia. 3ª ed. São Paulo: Santos, 1983.
Borges LC. ASB e TSB: formação e prática da equipe auxiliar. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
Batalha JGVM. A eficácia da escovagem em pacientes especiais através de escovas modificadas. Viseu. Dissertação [Mestrado em Medicina Dentária] – Universidade Católica Portuguesa; 2016.
Zaze ACSF, Oliveira ER, Melão MJAS, Alves E. Eficácia de diferentes tipos de escovas dentais na remoção do biofilme bucal. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR. 2016; 20(2):101-109.
Dias AA. Saúde Bucal Coletiva: Metodologia de trabalho e práticas. 1ª ed. São Paulo: Santos, 2006.
Bird DL, Robinson DS. Fundamentos em odontologia para TSB e ASB. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Lobas CFS, Rita MM, Duarte S, Romero M, Ortega KL. TSB e ASB: Odontologia de qualidade. 2ª ed. São Paulo: Santos, 2013.
Barros OB, Pernambuco RA, Tomita NE. Escovas Dentais. Rev Fac Odontol. 2001; 4(1):32-37.
Pedrazzi V, Souza SLS, Oliveira RR, Cimões R, Gusmão ES. Métodos mecânicos para o controle do biofilme dentário supragengival. Rev Periodontia. 2009; 19(3):26-33.
Genco RJ, Cohen DW, Goldman HM. Periodontia Contemporânea. São Paulo: Santos, 1996.
Issáo M, Guedes-Pinto AC. Manual de Odontopediatria. 10ª ed. São Paulo: Pancast, 1999.
Issáo M, Guedes-Pinto AC. Manual de Odontopediatria. 8ª ed. São Paulo: Artes médicas, 1993.
Guedes-Pinto AC, Issáo M. Manual de Odontopediatria. 11ª ed. São Paulo: Santos, 2006.
Manual revisão bibliográfica sistemática integrativa: a pesquisa baseada em evidências [Internet]. Belo Horizonte: Ănima Educação; 2014 [citado em 05 jun. 2019]. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2019/06/manual_revisao_bibliografica-sistematica-integrativa.pdf.
Mendes KD, Silveira RC, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem. 2008; 17(4):758-64.
Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1):102-106.
Qual a melhor técnica para escovar os dentes? APCD da Saúde [Internet]. 16 out. 2014. [citado em 24 jul. 2019]. Disponível em: http://www.apcd-saude.org.br/detNot.asp?id=1526&moda=&contexto=&area=&evento=.
Rodrigues HF. Aplicando sistemas Hápticos em Serious Games: Um jogo para a Educação em Higiene Bucal. João Pessoa. Dissertação [Mestrado em Informática] - Universidade Federal da Paraíba; 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.