ABORDANDO CONCEITOS DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME ATRAVÉS DA ASTROFÍSICA E FORMAÇÃO PLANETÁRIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.155Palavras-chave:
Contextualização, Ensino, InterdisciplinaridadeResumo
A física no ensino médio, normalmente segue currículos que acompanham temas centrais que abordam os fenômenos da natureza e serve para o aluno pensar e agir diante de uma situação problemática. Para inserir uma reflexão crítica no senso comum, é importante abrir espaços para discussões, onde cada um vai pensar o problema da sua forma. A ciência trás competências que exploram a observação, experimentação e investigação do mundo e temas de Astronomia, desperta interesse e curiosidade em diversos níveis de ensino, pois contextualiza aspectos contemporâneos, no ensino da mecânica clássica. Como a formação planetária, ainda possui lacunas para ser preenchida, principalmente para os sistemas extra-solares, levar esse assunto para alunos de ensino médio, irá aproximá-los do processo investigativo científico, estimulando perguntas e mostrando a importância da construção do conhecimento ao longo do tempo. Dessa forma, introduzir o estudo de formação planetária como um método para explicar tópicos que envolvam o estudo do movimento circular uniforme (MCU), pode ser promissor para despertar interesse nos discentes. Por fim, o artigo mostra como a Física básica pode ser ensinada, descrevendo o universo e Sistema Solar. Também, explica a importância da contextualização e suas aplicações no dia a dia, estimulando a aprendizagem e despertando a curiosidade do aluno na busca pelo conhecimento, com rigor científico, utilizando a Física como ferramenta para tal busca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.