ABORDANDO CONCEITOS DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME ATRAVÉS DA ASTROFÍSICA E FORMAÇÃO PLANETÁRIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.155

Palavras-chave:

Contextualização, Ensino, Interdisciplinaridade

Resumo

A física no ensino médio, normalmente segue currículos que acompanham temas centrais que abordam os fenômenos da natureza e serve para o aluno pensar e agir diante de uma situação problemática. Para inserir uma reflexão crítica no senso comum, é importante abrir espaços para discussões, onde cada um vai pensar o problema da sua forma. A ciência trás competências que exploram a observação, experimentação e investigação do mundo e temas de Astronomia, desperta interesse e curiosidade em diversos níveis de ensino, pois contextualiza aspectos contemporâneos, no ensino da mecânica clássica. Como a formação planetária, ainda possui lacunas para ser preenchida, principalmente para os sistemas extra-solares, levar esse assunto para alunos de ensino médio, irá aproximá-los do processo investigativo científico, estimulando perguntas e mostrando a importância da construção do conhecimento ao longo do tempo. Dessa forma, introduzir o estudo de formação planetária como um método para explicar tópicos que envolvam o estudo do movimento circular uniforme (MCU), pode ser promissor para despertar interesse nos discentes. Por fim, o artigo mostra como a Física básica pode ser ensinada, descrevendo o universo e Sistema Solar. Também, explica a importância da contextualização e suas aplicações no dia a dia, estimulando a aprendizagem e despertando a curiosidade do aluno na busca pelo conhecimento, com rigor científico, utilizando a Física como ferramenta para tal busca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/04/2021

Como Citar

Godinho Bruck, A., & Leonardo do Nascimento Dias, B. . (2021). ABORDANDO CONCEITOS DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME ATRAVÉS DA ASTROFÍSICA E FORMAÇÃO PLANETÁRIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 122–127. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.155