INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1559

Palavras-chave:

Tecnología Educativa, Idioma en inglés, Software Educativo, Enseñanza aprendizaje

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o grau de influência da aplicação de um software educativo na eficiência e eficácia da aprendizagem da língua inglesa de alunos dos Cursos Técnicos Concomitante e/ou Subsequente no Campus Teresina Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), envolvendo os cursos de Eletrotécnica e Refrigeração/HVAC - Climatização. O estudo aborda a concepção de inclusão digital utilizando um software educativo que facilite o ensino aprendizagem no contexto do ensino de inglês. Sendo um estudo experimental, a base do estudo é a abordagem quantitativa. A metodologia é do tipo descritiva, a abordagem quantitativa, o enfoque é experimental porque tem o propósito de manipular ou controlar variáveis. Foi realizada uma produção, que foi testada e analisada no processo ensino-aprendizagem. A população é de 40 alunos. Na análise estatística de dados, os testes usuais são: 1) Teste t para grupos independentes; teste X2 com dois grupos independentes e teste U de Mann-Whitney. A utilização do site English Software, que foi criado objetivando melhorar o ensino-aprendizagem, impulsionou o aprendizado da Língua Inglesa (LI) e, ao mesmo tempo, favoreceu mais motivação e interatividade entre os alunos e os conhecimentos aprendidos, dando assim êxito aos objetivos propostos dentro do contexto alvo e a confirmação da hipótese alternativa.

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Biografia do Autor

Demerval Nunes de Sousa

Professor de Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui. Mestrado em Educação pela Universidade Autônoma de Assunção e Doutorando em Ciências da Educação - PPGE-UAA. Pedagogia - Departamento de Educação da Universidade Autônoma de Assunção.

Rosilda Maria Alves

Professora da rede municipal de Teresina e Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Tem Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UNB) e Mestrado em Docência Univrsitária por Cuba, revalidado pela Universidade Federal do Piauí -UFPI - e doutorado pela Universidade Nove de Julho-UNINOVE-SP.

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

Nunes de Sousa, D. ., & Alves, R. M. (2022). INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371559. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1559