DESENVOLVIMENTO DE DUAS CARTILHAS COMO MATERIAIS EDUCATIVOS PARA FAMILIARES E USUÁRIOS DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1565

Palavras-chave:

Educação em Saúde;, Hospitais Psiquiátricos;, Saúde Mental;, Aprendizagem;, Materiais de Ensino.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência sobre o desenvolvimento e construção de duas cartilhas como material educativo para familiares e usuários de um hospital psiquiátrico na região do Distrito Federal. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir das vivências e experiências de residentes multiprofissionais em saúde mental no processo de criação, planejamento e execução de duas cartilhas educativas na modalidade digital e impressa: I- Cartilha de acolhimento hospitalar e II- Cartilha de alta hospitalar. Seguiu-se o percurso metodológico do método do Arco de Charles Maguerez. Resultados: Foram impressas cerca de 200 cartilhas: 100 cópias da cartilha de acolhimento/admissão e 100 cópias da cartilha de alta hospitalar, distribuídas nos setores do Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo (HSVP) e divulgadas na modalidade online em redes sociais. Considerações finais: Reflete-se que a produção construída e desenvolvida pelos residentes inseridos neste cenário proporcionaram uma nova estratégia de ensino e aprendizagem, permitindo a manifestação de um olhar crítico e reflexivo para as necessidades da realidade encontrada, por meio de habilidades que estimulam a flexibilidade cognitiva e criativa, com assimilação e adaptação dos recursos digitais de informação e comunicação.

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Biografia do Autor

  • Willamis Tenório Ramos

    Fisioterapeuta residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto (PRMSMA), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Universidade Federal de Sergipe

  • Amanda Bomfim

    Farmacêutica residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto (PRMSMA), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Universidade Federal de Goiás

  • Gabriel Neiva da Rocha

    Assistente Social residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto (PRMSMA), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Universidade de Brasilia

  • Eveline Luz Pereira

    Terapeuta Ocupacional preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto (PRMSMA), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

  • Carlos Eduardo da Silva Portela

    Psicólogo preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto (PRMSMA), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Universidade de Brasilia

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Publicado

15/06/2022

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DE DUAS CARTILHAS COMO MATERIAIS EDUCATIVOS PARA FAMILIARES E USUÁRIOS DE UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361565. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1565