FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEITOS HISTÓRICOS E INVESTIGATIVOS NO ÂMBITO BRASILEIRO CONFORME AS NORMAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1643

Palavras-chave:

Educação, Mediador, Relações interpessoais

Resumo

No presente trabalho elenca-se: analisar a formação do professor do ensino fundamental; Relações interpessoais: professores e alunos; avaliar a formação do professor do ensino fundamental; estabelecer e criar condições e espaços para se fazer um bom trabalho; estabelecer a relação entre teoria e prática do professor. Em uma escola na qual a constituição do ensino fundamental seja aplicada de forma democrática e reflexiva, a qual esse é o principal objetivo a ser atingido. Sendo assim, a importância da reflexão sobre o desenvolvimento proporcionado pelo professor, identifica o modo que o próprio aluno se torne agente do processo de aprendizagem, pensamento crítico de transformação, modificando e decidindo junto com o grupo escolar o melhor  ambiente de se estudar. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e caráter descritivo. Concluiu-se a importância de ter um supervisor escolar atuando como mediador dos afetos que ocorrem no interior da escola, de modo a garantir que o processo educativo brasileiro formal aconteça com qualidade.

 

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Biografia do Autor

Adriana Milanez Suzigan

Graduada em Faculdade de Tecnologia Têxtil – (FATEC -SP), graduada em Pedagogia – (FAMEG) Faculdade Leonardo da Vinci – (UNIASSELVI) - Artes Visuais; especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (SEVITA/ICPG) – Metodologias em Artes Visuais – (DOM ALBERTO), Formanda em Educação Especial (UNIASSELVI); Mestrando em Formação em Especialização Formação de Professores (FUNIBER).

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Professor de Pedagogia, Química, Matemática, Geografia e Física, atuante na Educação Básica e Ensino Superior; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA) e Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University).

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Publicado

30/06/2022

Como Citar

Milanez Suzigan, A., & Alves Guimarães, U. (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONCEITOS HISTÓRICOS E INVESTIGATIVOS NO ÂMBITO BRASILEIRO CONFORME AS NORMAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371643. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1643