INTERVENÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1668Palavras-chave:
Valorização, Apoio, Gestão democrática, Liderança, Motivação docenteResumo
A carreira docente traz consigo uma numerosa complexidade de desafios. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação, a desvalorização ainda destaca-se em seu mais amplo significado apesar das diretrizes garantidas por lei destinadas à melhorias neste âmbito. Na esteira destas resoluções, o estudo exibido consistiu-se em uma análise que se propôs a investigar a percepção da comunidade docente quanto às ações empregadas pela gestão de suas respectivas instituições, para promover a efetivação dos objetivos estipulados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa composta por representantes do corpo docente de escolas de educação básica, nos setores públicos e privados de diferentes cidades do Estado de São Paulo. A pesquisa revelou que, apesar dos esforços legais para a promoção da valorização docente, o modelo de gestão escolar atual ainda não está completamente implantado sob o viés democrático, de apoio e assessoria que conduz à valorização docente como respalda a LDB e o PNE. Dessa forma, as análises finais demonstram que a gestão escolar, sobretudo nas instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental, necessita de ações transformadoras que asseguram aos docentes melhores condições de trabalho e bem-estar profissional.
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