VALUATION DA MARCA PESSOAL: ESTUDO DE CASO DO EMPRESÁRIO RICARDO BELLINO

Autores

  • Paulo Roberto Grasiano Moreti

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1719

Palavras-chave:

Marca Pessoal, Valor de Marca, Reputação, Valuation, Brand Equity

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o estudo de caso de valoração da marca pessoal do empresário Ricardo Bellino, por meio do processo de valuation elaborado por um escritório especializado na avaliação de ativos intangíveis. O processo levou em consideração itens como: reputação, valores aportados a negócios, registro de marca, presença digital, brand equity, capacidade de gerar negócios e atrair investidores, entre outros. Desse modo, foi possível calcular um valor estimado de R$ 78 milhões, valor que pode legalmente ser integralizado ao balanço patrimonial da própria empresa. Esse resultado mostra ser imperativo que profissionais adotem o processo de gestão de suas marcas pessoais (personal granding) na gestão de suas carreiras, a fim de potencializarem o sucesso profissional, o alcance de objetivos e os resultados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Grasiano Moreti

    Flórida Christian University

Referências

AAKER, D. A. On Branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Edição Kindle. Porto Alegre: Bookman, 2015.

AAKER, D. A. Construindo marcas fortes. Porto Alegre. Bookman, 2007.

ALLAN, L. C. Ricardo Bellino: A minha marca precede a minha empresa. 7 de junho de 2022. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/ricardo-bellino-minha-marca-precede-empresa-luis-claudio-allan/?trackingId=F54KU%2B%2F3TbORaejJKeOgcw%3D%3D. Acesso em: 20 jun. 2022.

DALBERTO, A. Projeção Valuation Marca Bellino. Rio Grande do Sul, Brasil. 2022

EMPREENDA REVISTA. O poder da marca Bellino S/A. Janeiro de 2022. Disponível em: https://empreendarevista.com.br. Acesso em: 25 jun. 2022.

HERINGER, V. Ricardo Bellino, o mentor que vale mais de 100 mil. Revista Exame, 1/10/2020. Disponível em: https://exame.com/academy/ricardo-bellino-o-mentor-que-vale-mais-de-100-mil/. Acesso em: 27 jun. 2022.

KELLER, K. L. Conceptualizing, measuring, and managing customer-based brand equity. Journal of Marketing, v.57, n.1, p.1-22, jan. 1993.

KHEDHER, M. A Brand for Everyone: Guidelines for personal brand managing. Journal of Global Business Issues, v. 9, n. 1, p. 19- 27, 2015.

LEIVA ALARCÓN, J.; PÉREZ CAMPOS, D. Importancia del plan estratégico de comunicaciones en la gestión del posicionamiento de la marca y la reputación corporativa. Revista Avenir, 6(1), 105-121. Colombia. 2022. Disponível em: https://www.fundacionavenir.net/revista/index.php/avenir/article/view/132. Acesso em: 28 jun. 2022.

MATSCHKE, M. J.; BRÖSEL, G.; MATSCHKE, X. Fundamentos da avaliação functional de negócios. Journal of Business Valuation and Economic Loss Analysis, Vol. 5, Article 7. Berkeley Electronic Press, 2010. Disponível em: http://www.bepress.com/jbvela/vol5/iss1/art7.

MONTOYA, P; VANDEHEY, T. A marca chamada você. Crie uma Marca Pessoal de destaque e expanda seus negócios. São Paulo: DVS, 2010.

PETERS, T. Brand Called You, 31/8/1997. Disponível em: https://www.fastcompany.com/28905/brand-called-you. Acesso em: 26 jun. 2022.

SAWICKI, D. P.; STORI, A. T. Reflexões sobre o marketing e marca pessoal no contexto profissional. Brazilian Journal of Business, Curitiba, v. 3, n. 3, p. 2099-2108, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJB/article/viewFile/33170/27316. Acesso em: 27 jun. 2022.

SILVA, D. P. O Impacto do Personal Branding na Reputação Pessoal. Dissertação (Mestrado em Publicidade e Marketing), Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, 2016.

SHARIQ, M. A Study of Brand Equity Formation in the Fast Moving Consumer Goods Category Jindal. Journal of Business Research 8(1) 36–50, 2019 O.P. Jindal Global University SAGE Publication.

TOMIYA, E. Gestão do valor da marca: como criar e gerenciar marcas valiosas. 2. ed., ver. atualizada. Rio de Janeiro. Ed. Senac Rio, 2010.

VILLAFAÑE, J. La buena reputación. Claves del valor intangible de las empresas. Madrid: Editorial Pirâmide, 2004.

WORLD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs Report 2020. Disponível em: https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020/digest. Acesso em: 23 jun. 2022.

ZINKO, R. et al. Toward a Theory of Reputation in Organizations. Research in Personnel and Human Resources Management, 26(07), 2007. p.163–204.

Publicado

22/07/2022

Como Citar

VALUATION DA MARCA PESSOAL: ESTUDO DE CASO DO EMPRESÁRIO RICARDO BELLINO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371719. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1719