EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: DESENVOLVENDO HABILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO ESPECIAL POR MEIO DA LUDICIDADE E MUSICALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1764Palavras-chave:
Educação, Ludicidade, Desenvolvendo habilidadesResumo
Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar como a ludicidade e a musicalização contribuem para o desenvolvimento dos jovens e adultos na modalidade de ensino Educação Especial – EJA, e na modalidade fundamental e médio. De modo específico, se propõe a aprofundar fundamentos teóricos da educação, da ludicidade e musicalização, analisar desafios e contribuições na EJA e apresentar atividades lúdicas de musicalização para essa modalidade de ensino. O método de investigação se deu por meio da pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica explicativa, buscando suporte em dados documentais e bibliográficos. No que se refere à bibliografia, dispõe-se dos estudos de Ferreira (2010; 2016), Luckesi (2002), Rau (2011), entre outros autores. Em relação aos dados documentais, foram analisadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Carta Constitucional de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996, tendo como base documentos legais e dados bibliográficos. Concluiu-se que a ludicidade é parceira da musicalização na educação de jovens e adultos com deficiência intelectual, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades nessa etapa da educação básica e que atende a todos os públicos do infantil a vida adulta, até mesmo a terceira idade.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 1988.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n° 9394/96. Brasília, DF, 1996.
_______. Lei n.11.769 de 18 de agosto de 2008. Brasília, DF: MEC/SEF, 2008.
CASCARELLI, Claudia. Oficinas de musicalização para Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. 1.ed.
FERREIRA, Sandra Batista. Interdisciplinaridade: a complexidade entre o saber e o fazer pedagógico. Recife: FASA, 2016. P.98
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa cientifica. Universidade Estadual do Ceará - 2002
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna, Coletânea Educação e Ludicidade - ensaios 02, GEPEL, Programa de pós-graduação em Educação, FACED/UFBA, p. 22-60. Educação e Ludicidade. Ensaios, Salvador, Bahia, n. 02. 2002.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. 4. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
NEGRINE, Airton. Ludicidade como ciência. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). A ludicidade como ciência. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
QUEIROZ, Luís Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 69-76, set. 2007.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2. Ed. rev., atual. E ampl. – Curitiba: Ibpex, 2011
RAUPP, F.M.; BEUREN, I.M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In. BEUREN, I.M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006. Cap. 3, p. 76 - 97.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. A ludicidade como ciência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
SILVA, Denise Gomes. A importância da música no processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil: uma análise da literatura. Londrina, 2010.
SILVA, Elizangela Aparecida da; OLIVEIRA, Fernanda Rodrigues; SCARABELLI, Letícia; COSTA, Maria Lorena de Oliveira; OLIVEIRA, Sâmyla Barbosa; SANT’ANNA, Vera Lucia Lins. Fazendo arte para aprender: a importância das artes visuais no ato educativo. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 1-117, nov. 2010.
TAUBENSCHLAG, Carlos Alfredo. Atividades lúdicas para viver em harmonia; tradução Cristina Paixão Lopes. – São Paulo: Paulinas, 2009. – (coleção encanto jovem).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.