EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: DESENVOLVENDO HABILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO ESPECIAL POR MEIO DA LUDICIDADE E MUSICALIZAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Rafaela da Conceição Martins dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1764

Palavras-chave:

Educação, Ludicidade, Desenvolvendo habilidades

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar como a ludicidade e a musicalização contribuem para o desenvolvimento dos jovens e adultos na modalidade de ensino Educação Especial – EJA, e na modalidade fundamental e médio. De modo específico, se propõe a aprofundar fundamentos teóricos da educação, da ludicidade e musicalização, analisar desafios e contribuições na EJA e apresentar atividades lúdicas de musicalização para essa modalidade de ensino. O método de investigação se deu por meio da pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica explicativa, buscando suporte em dados documentais e bibliográficos. No que se refere à bibliografia, dispõe-se dos estudos de Ferreira (2010; 2016), Luckesi (2002), Rau (2011), entre outros autores.  Em relação aos dados documentais, foram analisadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Carta Constitucional de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996, tendo como base documentos legais e dados bibliográficos. Concluiu-se que a ludicidade é parceira da musicalização na educação de jovens e adultos com deficiência intelectual, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades nessa etapa da educação básica e que atende a todos os públicos do infantil a vida adulta, até mesmo a terceira idade.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Rafaela da Conceição Martins dos Santos

    Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acarú – CE (UVA), Especialista em Educação de Jovens e Adultos – Centro Universitário Faveni – (FAVENI); Especialista em SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI-Porto Rico

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 1988.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: n° 9394/96. Brasília, DF, 1996.

_______. Lei n.11.769 de 18 de agosto de 2008. Brasília, DF: MEC/SEF, 2008.

CASCARELLI, Claudia. Oficinas de musicalização para Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2012. 1.ed.

FERREIRA, Sandra Batista. Interdisciplinaridade: a complexidade entre o saber e o fazer pedagógico. Recife: FASA, 2016. P.98

FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa cientifica. Universidade Estadual do Ceará - 2002

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna, Coletânea Educação e Ludicidade - ensaios 02, GEPEL, Programa de pós-graduação em Educação, FACED/UFBA, p. 22-60. Educação e Ludicidade. Ensaios, Salvador, Bahia, n. 02. 2002.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para Educação Infantil: conceitos, orientações e práticas. 4. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NEGRINE, Airton. Ludicidade como ciência. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). A ludicidade como ciência. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

QUEIROZ, Luís Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 69-76, set. 2007.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2. Ed. rev., atual. E ampl. – Curitiba: Ibpex, 2011

RAUPP, F.M.; BEUREN, I.M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In. BEUREN, I.M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006. Cap. 3, p. 76 - 97.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. A ludicidade como ciência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

SILVA, Denise Gomes. A importância da música no processo de aprendizagem da criança na Educação Infantil: uma análise da literatura. Londrina, 2010.

SILVA, Elizangela Aparecida da; OLIVEIRA, Fernanda Rodrigues; SCARABELLI, Letícia; COSTA, Maria Lorena de Oliveira; OLIVEIRA, Sâmyla Barbosa; SANT’ANNA, Vera Lucia Lins. Fazendo arte para aprender: a importância das artes visuais no ato educativo. Pedagogia em ação, v. 2, n. 2, p. 1-117, nov. 2010.

TAUBENSCHLAG, Carlos Alfredo. Atividades lúdicas para viver em harmonia; tradução Cristina Paixão Lopes. – São Paulo: Paulinas, 2009. – (coleção encanto jovem).

Downloads

Publicado

10/08/2022

Como Citar

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: DESENVOLVENDO HABILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO ESPECIAL POR MEIO DA LUDICIDADE E MUSICALIZAÇÃO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381764. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1764