EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: DESENVOLVENDO HABILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO ESPECIAL POR MEIO DA LUDICIDADE E MUSICALIZAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Rafaela da Conceição Martins dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1764

Palavras-chave:

Educação, Ludicidade, Desenvolvendo habilidades

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar como a ludicidade e a musicalização contribuem para o desenvolvimento dos jovens e adultos na modalidade de ensino Educação Especial – EJA, e na modalidade fundamental e médio. De modo específico, se propõe a aprofundar fundamentos teóricos da educação, da ludicidade e musicalização, analisar desafios e contribuições na EJA e apresentar atividades lúdicas de musicalização para essa modalidade de ensino. O método de investigação se deu por meio da pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica explicativa, buscando suporte em dados documentais e bibliográficos. No que se refere à bibliografia, dispõe-se dos estudos de Ferreira (2010; 2016), Luckesi (2002), Rau (2011), entre outros autores.  Em relação aos dados documentais, foram analisadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a Carta Constitucional de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996, tendo como base documentos legais e dados bibliográficos. Concluiu-se que a ludicidade é parceira da musicalização na educação de jovens e adultos com deficiência intelectual, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades nessa etapa da educação básica e que atende a todos os públicos do infantil a vida adulta, até mesmo a terceira idade.

 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Rafaela da Conceição Martins dos Santos

Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acarú – CE (UVA), Especialista em Educação de Jovens e Adultos – Centro Universitário Faveni – (FAVENI); Especialista em SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI-Porto Rico

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Publicado

10/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., & Conceição Martins dos Santos, R. da. (2022). EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: DESENVOLVENDO HABILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO ESPECIAL POR MEIO DA LUDICIDADE E MUSICALIZAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381764. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1764