TESTE DE ZULLIGER NA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E SUA APLICABILIDADE NO PROCESSO AVALIATIVO PARA PORTE DE ARMA DE FOGO.
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.177Palavras-chave:
Avaliação psicológica, teste de Zulliger, Z teste, avaliação psicológica para porte de arma de fogo.Resumo
A avaliação psicológica é uma atividade ampla e complexa que envolve tanto o a pesquisa e construção de instrumentos e técnicas psicológicas quanto o processo de coleta de dados com o intuito de obter informações acerca de um indivíduo, um grupo ou situações específicas, e auxiliando em processos de tomada de decisões em diversos cenários da práxis do profissional psicólogo. Dentre os instrumentos utilizados nos processos de avaliação psicológica está o Teste de Zulliger (Z teste) que surge da necessidade de realizar avaliações breves de personalidade em contextos que estavam envolvidos diversos indivíduos, revelando-se um teste rico e de fácil utilização, podendo ser usado em diferentes contextos. Sendo assim, em cenários como avaliação para porte de arma de fogo o Z teste é um dos instrumentos mais utilizados em função da rapidez, economia e descrição das características de personalidade dos candidatos. Atualmente a instrução normativa (IN) do departamento da Polícia Federal (DPF) nº 78/2014 traz indicadores que devem ser avaliados e que estão divididos em duas categorias: necessários e restritivos. O Z teste tem em suas análises vários dos indicadores elencados na IN DPF nº 78/2014 como adaptação, autocontrole, controle emocional, adaptação social, empatia, relacionamento interpessoal, depressão, bem como os relacionados aos transtornos mentais. Entretanto, mesmo havendo esse perfil “pré-definido” e essa seja a referência utilizada hoje para as tomadas de decisão por psicólogos em todo Brasil, esse perfil traçado necessita de maior embasamento científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.