TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lúcia Angélica da Cruz Barreto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1779

Palavras-chave:

: Inovação. Tecnologia. Integração. Gestão Participativa.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo provocar uma reflexão acerca do uso das tecnologias integradas à sala de aula nas escolas. Para tanto, a escola tem o papel de inserir os recursos tecnológicos de forma a contribuir para o pleno desenvolvimento de cada alunado, respeitando a sua forma individual de aprendizagem. Diante do trabalho realizado, pode-se concluir que os aparatos tecnológicos são vistos como ação através da qual ocorre a aprendizagem significativa, onde permeiam as relações sociais e práticas que são favoráveis para o ambiente escolar. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica e como coleta de dados foi realizado o acesso e a consulta na base de dados da Scielo, no Google Acadêmico, revistas científicas, livros teóricos e artigos científicos, para enriquecimento da pesquisa através da contribuição das teorias dos autores citados e de seus interlocutores. Como critérios de seleção e inclusão, foram consideradas as pesquisas que apresentam no título as palavras “inovação”, “tecnologia”,”integração”,”gestão participativa” ou que utilizassem como descritores: tecnologias empregadas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Lúcia Angélica da Cruz Barreto

Graduação em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - (PUC MG); Especialista em Enfermagem Obstétrica - (UFMG); Especialista em Saúde da Família – (UFMG); Especialista em Saúde Pública - (UNAERP); Mestranda em Educação: Especialização en Educación Superior: Las TIC en la educación – Universidad Internacional Iberoamericana – (UNIB) – Porto Rico.

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Publicado

10/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., & Angélica da Cruz Barreto, L. . (2022). TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381779. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1779