A IMPORTÂNCIA DAS PLATAFORMAS ADAPTATIVAS NA APRENDIZAGEM DISCENTE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Celeste Moreira
  • Silvania Maria Roque

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1784

Palavras-chave:

Plataforma adaptativa, Geekie Games, Aprendizagem personalizada

Resumo

O objetivo deste artigo é provocar uma reflexão acerca do uso da plataforma Geekie Games na potencialização do ensino e aprendizagem de alunos de baixa renda. As plataformas adaptativas são ferramentas tecnológicas que visam uma aprendizagem interativa, personalizada e sob medida para cada aluno, conforme a sua necessidade de aprendizagem, reforçando a assimilação de conteúdos em qualquer tempo e lugar. Com o intuito de chegar aos alunos de baixa renda, a Geekie Games vem evoluindo anualmente na procura das melhores formas de ofertar uma educação de qualidade aos jovens carentes em escolas públicas. Levando isso em consideração, a plataforma Geekie Games apresenta benefícios como a otimização do tempo por identificar as facilidades e dificuldades de cada estudante e moldar um plano de estudo de acordo com o seu perfil, tornando a aprendizagem mais significativa, motivadora e apresentando o estudante como o protagonista de seus próprios processos de ensino e aprendizagem. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica, coletando dados em sites, livros, bibliotecas virtuais e revistas científicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Celeste Moreira

Graduada em Curso Normal Superior com Mídias Interativas – Universidade Estadual de Ponta Grossa – (UEPG); Especialista em Educação Infantil – Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), Especialista em Educação Especial com ênfase em deficiências – Faculdades Integradas de Jacarepaguá – (FIJ); Mestranda em Educação: Especialização em Tecnologias Educacionais – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEATLANTICO)

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) –
Espanha.

Referências

Contin, A. (2010). SESI São Paulo traz novas abordagens para conquistar estudantes.

Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/sesi-sp. [Acesso em: 04 set. 2021.]

Leal, A. S. (2014). Educação 3.0 e a Geekie Games. CELACC USP. Disponível em: http://celacc.eca.usp.br/?q=pt-br/tcc_celacc/educacao-30-geekie-games. [Acesso em: 29 ago. 2021.]

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 15 fevereiro). Plataformas adaptativas na educação: benefícios e critérios para escolher. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/plataformas-adaptativas-na-educacao/ . [Acesso em: 25 ago.2021.]

Teixeira, C. V., Lima, K. M. R. (2020). NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ADAPTATIVA GEEKIE GAMES. http://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/57107.pdf. [Acesso em: 25 ago. 2021.]

Urbanetz, S. T., Silva, S. Z. (2008). ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: caminhos e perspectivas. 1st ed. Paraná: IBPEX.

Costa, D. (2022). Plataformas Adaptativas e o Ensino Personalizado. E-book. Flórida: Must University.

_________________________ Plataformas Adaptativas. E-book. Flórida: Must University. Graf, S., Kinshuk, C., & Ives. (2010). A flexible mechanism for providing adaptivity based on learning styles in learning management systems. International Conference on Advanced Learning Technologies, ICALT, 2010.

Graf, S. (2009). Advanced adaptivity in learning management systems by considering learning styles. In Proceedings of the 2009 IEEE/WIC/ACM International Joint Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology-Volume 03 (pp. 235-238). IEEE Computer Society.

Downloads

Publicado

10/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Moreira, C., & Maria Roque, S. . (2022). A IMPORTÂNCIA DAS PLATAFORMAS ADAPTATIVAS NA APRENDIZAGEM DISCENTE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381784. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1784