GÊNERO, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: O ENSINO DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS FRENTE À QUESTÃO DE EXCLUSÃO DAS FILÓSOFAS BRASILEIRAS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Cicera Alindomaria Monteiro Silva
  • Vanderlei Antonio Bonatto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1787

Palavras-chave:

Gênero, Filosofia, Educação

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre os primórdios dos movimentos feministas na luta em torno da emancipação das mulheres filósofas que ainda não são reconhecidas enquanto seres pensantes. Busca-se, assim, uma melhor compreensão desses estudos em torno da mulher, a partir da primeira mulher filósofa que irá iniciar os estudos na área de gênero, a filósofa Edith Stein. Para tanto, na metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico, devido à necessidade urgente de marcar os primeiros tateios da mulher nessa terra incógnita, marcada pelo preconceito e pelo machismo dos homens. Conclui-se, através desse estudo, que dentre todas as possibilidades, cabe repensar na proposta de resgatar essa história esquecida, pois ainda há um universo feminino a ser investigado, repleto de lutas e realizações, mas se faz necessário provocar uma reflexão mais aprofundada sobre os escritos de autoria feminina na área da filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia –Universidade Luterana do Brasil –(ULBRA), Química –Faculdade Cidade João Pinheiro –(FCJP), Matemática –Centro Universitário Claretiano -(CLARETIANO), Geografia –Faculdade Mozarteum de São Paulo –(FAMOSP) e Física –Centro Universitário Faveni –(UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola –(UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos –(UFMT), Metodologia do Ensino em Química –(FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva –(IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica –(IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores –Universidad Europea del Atlántico -Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Cicera Alindomaria Monteiro Silva

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2013). É professora efetivada Prefeitura Municipal de Conceição -PB desde 2012 até os dias atuais. Graduada em Pedagogia para Formação Docente pela FAC. Especialista em Ensino de Matemática, pela Universidade Cândido Mendes, Especialista em Gestão Escolar, pela Faculdade João Calvino, pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México.

Vanderlei Antonio Bonatto

Graduado em Filosofia pela UNIFAI, Pedagogia pela UNINOVE. Superior Incompleto
em Teologia pela ITESP e mestrando em Educação pela UNINI – México.

Referências

ALVES, Ivia. Escritoras do século XIX e a exclusão do cânone literário. ALVES, Ivia, MACEDO, Marcia e PASSOS, Elizete (orgs.). Metamorfose. Salvador: NEIM/EDUFBA, 1998. Coleção Baianas, 3.

CARVALHO, Maria da Penha Felício dos Santos.2 As observações Kantianas sobre o belo sexo. In: MENEZES, Magali Mendes de. Da academia da razão à academia do corpo. In: As mulheres e a filosofia. TIBURI, Márcia; MENEZES, Magali Mendes de; EGGERT, Edla (org.) Unisinos: São Leopoldo, 2002. p. 47-67.

CAMPOS, Maria Consuelo Cunha. Gênero. In: JOBIM, José Luis. (org). Palavras da crítica: tendências e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

CUNHA, Maria Isabel. As narrativas como explicitadoras e como produtoras do conhecimento. JM: Araraquara, 1998.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

DUARTE, Constância Lima. O cânone e a autoria feminina. In: SCHMIDT, Rita Terezinha. Mulheres e literatura: (trans)formando identidades. Porto Alegre: UFRGS, 1997.

HUSSERL, E. La Crisi dele Scienze Europee e La Fenomenologia Transcendentale. Milano: EST, 1997.

JOSSO, Cristine-Marie. Experiências de vida e formação. Cortez: São Paulo, 2004.

MACEDO, Ana Gabriela; AMARAL, Ana Luisa. DICIONÁRIO DA CRÍTICA FEMINISTA. Edições Afrontamento: Lisboa, 2005.

MENEZES, Magali Mendes de. Da academia da razão à academia do corpo. In.: As mulheres e a filosofia. TIBURI, Márcia; MENEZES, Magali Mendes de; EGGERT, Edla (org.). Unisinos: São Leopoldo, 2002, p. 172.

MORENTE, Manoel Garcia. Fundamentos de filosofia, lições preliminares. 3 ed. São Paulo: Mestre Jou, 1967.

_________. Por que as mulheres e a filosofia?In.: Produzindo gênero. CARVALHO, Marie Jane Soares; ROCHA, Cristianne Maria Famer (orgs). Sulina: Porto Alegre, 2004.

MUZART, ZahidéLupinacci. A questão do cânone. In: SCHMIDT, Rita Terezinha. Mulheres e literatura: (trans)formando identidades. Porto Alegre: UFRGS, 1997.

NYE, Andréa. Teoria Feminista e as Filosofias do Homem. Rosa dos Tentos: Rio de Janeiro, 1998.

PERETTI, Clélia. Edith Stein e as questões de gênero: perspectiva fenomenológica e teológica, 2009. 302f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Teologia. São Leopoldo, 2009.

PAIXÃO, Sylvia. A literatura feminina e o cânone. In: SCHMIDT, Rita Terezinha. Mulheres e literatura: (trans)formando identidades. Porto Alegre: UFRGS, 1997.

QUAD, Daniela. Feminismo: que história é essa? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luis. (org). Palavras da crítica: tendências e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro:Imago, 1992.

ROCHA, Maria Zélia Borba. Cristóvam, Milene e minhas meias furadas... ou de como uma aprendiz de professora ensina política cultural, sem saber, a uma graduada das artes... ou ainda... docência. A barca de Caronte. In.: Revista Educação e Realidade. Nº 74. Abril, 2001, p. 211-224.

STEIN, Edith. A mulher: sua missão segundo a natureza e a graça. Tradição Alfred J. Keller. Bauru (SP): EDUSC, 1999.

TELLES, Norma. Encantações – escritoras e imaginação literária no Brasil, século XIX. São Paulo, 1997. Tese de doutorado.

Downloads

Publicado

10/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Alindomaria Monteiro Silva, C. ., & Bonatto, V. A. . (2022). GÊNERO, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: O ENSINO DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS FRENTE À QUESTÃO DE EXCLUSÃO DAS FILÓSOFAS BRASILEIRAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381787. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1787