A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Edinalva Oliveira dos Santos
  • Daniella Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1789

Palavras-chave:

Importância da inteligência artifical

Resumo

Este trabalho tem como objetivo tratar sobre a importância da inteligência artificial no processo educacional, sendo considerada como uma área de pesquisa no campo da ciência computacional que envolve diretamente as ferramentas tecnológicas que estão em constante evolução.  Sabe-se que esse tipo de inteligência está relacionado à capacidade das máquinas/equipamentos aprenderem a pensar e agir como humanos.  Mas deve-se saber que máquinas foram feitas e criadas de pessoas para pessoas, pois sempre o homem quem cria o seu algoritmo para a possível execução, sendo a linguagem de máquina sempre programada por pessoas. Portanto, o tema em estudo é oriundo de uma interação entre inúmeros fatores, tendo como principal deles o homem, que é o protagonista fundamental no referido processo, tanto da ciência, como também de experiências cotidianas e práticas diárias, onde a cada dia procura melhorar sempre de maneira colaborativa. Como método foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e caráter descritivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Edinalva Oliveira dos Santos

Possui Formação em Magistério em 1983, graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2009).Licenciada em Filosofia na FJC Faculdade João Calvino na cidade de Barreiras-Ba em 2011. Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa e Escola de Gestores da Educação Básica, (UFBA) Faculdade Federal da Bahia em 2010 a 2011, Pós Graduada em Psicopedagogia pela (FTC) Faculdade de Tecnologia e Ciências em Salvador-Bahia. Psicologia Escolar (FAVENI), Gestão na Prática (CEUS-Flor do Sertão-SC). Atualmente Mestranda em Educação: Especialização em formação deprofessores pela Universidade Europeia del Atlântico- Espanha.

Daniella Fernandes

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro - RJ). Especialista em Supervisão e Orientação Escolar e Gestão Escolar pela Faculdade Decisão (Florianópolis - SC). Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Baurão de Mauá (Ribeirão Preto-SP). Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea Del Atlántico (Espanha).

Referências

BARONE, Dante. Sociedades Artificiais: A Nova Fronteira da Inteligência nas Máquinas. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

BRASIL. Decreto nº 9.057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Planalto, Brasília-DF, 2017. Disponível em: Acesso em: 18 abr. 2022.

COOPER, S.; Nam, Y. J.; Si, L. (2012). Initial results of using an intelligent tutoring system with Alice. p.138.

KURZWEIL, Ray. The Age of Spiritual Machines. Massachusetts: The MIT Press, 1990.

LOPES, Silvana. Sistemas Especialistas na Educação. Ariquemes: Universidade Federal de Rondônia, 2008.

MCARTHUR, D.; Lewis, M.; Bisshay, M. (1993). The roles of artificial intelligence in education: current progress and future prospects. Santa Monica, USA.

MONARD, Maria Carolina; BARANAUKAS, José Augusto. Aplicações de Inteligência Artificial: Uma Visão Geral. São Carlos: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos, 2000.

POOLE, D.; MACKWORTH, A. K.; GOEBEL, R. Computational Intelligence: A Logical Approach. Oxford: Oxford University, 1998.

Downloads

Publicado

10/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Oliveira dos Santos, E. ., & Fernandes, D. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICAL NO PROCESSO EDUCACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381789. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1789