VIVÊNCIAS ACADÊMICAS: ESTUDO TRANSVERSAL COM ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1795

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina, Saúde do Estudante, Universidades, Adaptação, Saúde Mental

Resumo

Introdução: Vivências acadêmicas se referem às experiências adquiridas no contexto escolar, dentro ou fora da instituição e o nível de exigências em relação ao longo do processo de formação são altos. Objetivo: Identificar e analisar as vivências acadêmicas e o impacto na saúde mental e na vida dos estudantes de medicina. Método: Trata-se de estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa realizado com estudantes de graduação em medicina de instituição de ensino superior de cidade do centro-oeste do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados aplicação de questionário semiestruturado elaborado pelos autores e Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido (QVA-r). Para a análise de dados houve a tabulação e interpretação conforme as instruções do instrumento utilizado. Resultado: Participaram 125 alunos do curso de medicina; 99 do sexo feminino e 26 do sexo masculino. Houve predomínio entre idades de 20-22 anos. Os resultados do QVA-r revelaram índice geral igual a 3,50 (indiferente). Quando analisados por dimensões; a pessoal teve índices de 1,29 a 4,50, enquanto a dimensão interpessoal variou de 2,17 a 4,42, a dimensão carreira foi de 2,33 a 5,00, na dimensão estudo de 1,78 a 4,89 e na institucional 1,75 a 4,38. Conclusão: Impactos das vivências acadêmicas nos primeiranistas foram de dificuldades de adaptação. No último ano menores médias na dimensão institucional e estudo, ou seja, dificuldade na gestão e planejamento de tempo para estudos.

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Biografia do Autor

Ana Clara Rigueto Lisboa de Domênicis

Graduanda em Medicina. Fundação Educacional do Município de Assis. Assis, SP, Brasil. 

Nathália de Souza Avelar

Graduanda em Medicina. Fundação Educacional do Município de Assis. Assis, SP, Brasil. 

Danielle Cristina Ferrarezi Barboza

Mestre em Educação em Saúde. Psicóloga. Fundação Educacional do Município de Assis. Assis, SP, Brasil.

Daniel Augusto da Silva

Pós-Doutor em Ciências. Enfermeiro. Fundação Educacional do Município de Assis. Assis, SP, Brasil. 

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Publicado

15/08/2022

Como Citar

Rigueto Lisboa de Domênicis, A. C., de Souza Avelar, N., Cristina Ferrarezi Barboza, D. ., & Augusto da Silva, D. (2022). VIVÊNCIAS ACADÊMICAS: ESTUDO TRANSVERSAL COM ESTUDANTES DE MEDICINA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381795. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1795