A APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA METODOLOGIA EM DESTAQUE PARA PROMOÇÃO DA EQUIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1812Palavras-chave:
Aprendizagem cooperativa, Estudante, EnsinoResumo
Ao longo deste trabalho será questionado como a Aprendizagem Cooperativa destaca-se, como meio para promoção da equidade nos processos de ensino e aprendizagem. Diferenciando-se assim da metodologia tradicional, nesta o professor orienta e facilita a aprendizagem, buscando reduzir as desigualdades geradas por inúmeros fatores sociais, econômicos e de conhecimentos os quais podem levar a diferenças significativas no processo de ensino e aquisição do conhecimento. O trabalho objetiva conhecer como as estratégias presentes na Aprendizagem Cooperativa podem favorecer a promoção da equidade nos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fomento de atitudes e competências cooperativas em seu público heterogêneo. A pesquisa relata como tal metodologia pode proporcionar o desenvolvimento de atitudes e competências cooperativas nos estudantes, podendo ser utilizada nos mais diversos cenários da vida; reconhecer a aprendizagem cooperativa como uma prática pedagógica inovadora e diversificada, sendo uma ferramenta extremamente importante para a promoção da equidade nos processos quem englobam ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
Cochito, Maria Isabel Geraldes Santos. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural.
https://www.dicio.com.br/equidade/ Acesso em: 14 de Jul. 2021.
JOHNSON, David. W.; JOHNSON, Roger. Teaching Students To Be Peacemarkers (4 ed.) Edina,MN: Interaction Book Company, (952) 831-9500.
LIMA, Sônia Filiú Albuquerque Lima. Cooperative Learning in a classroom: an social- historic analyse of the possibilities and limits. Campo Grande, 2007. 254p Paper (Master´s) Dom Bosco Catholic University – UCDB. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-9320/aprendizagem-cooperativa-em-uma- sala-de-aula--uma-analise-socio-historica-das-possibilidades-e-limites. Acesso em: 14 de Jul. 2021.
PACCE. Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis. Disponível em: < https://acoescfor.ufca.edu.br/programas/programa-de-aprendizagem-cooperativa-em-celulas-estudantis-pacce/>. Acesso em: 10 de Nov. 2019.
ROGERS, Carl R e ROSENBERG, Rachel L. A pessoa como centro. São Paulo: EPU, Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.