ISAAC NEWTON E A ÓPTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1870

Palavras-chave:

Newton, óptica, luzes, cores

Resumo

Os estudos filosóficos, químicos, astronômicos e anatômicos foram apresentados durante a história por grandes personalidades e pensadores. Uma das personalidades à sua época, Sir Isaac Newton, autor da obra Óptica desmitificou a óptica geométrica e física aplicadas na atualidade. Através deste estudo, realizado em publicados e artigos indexados na plataforma Google Acadêmico, com referência à contribuição de Isaac Newton à ciência moderna, busca-se apresentar os conceitos ópticos de refração, reflexão, espectro visível das cores e os ópticos geométricos aplicados na atualidade, sua evolução e aplicação ao mundo acadêmico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Leonardo Ribeiro

Graduando em Direito (ATHON), Licenciando em História (UNINOVE), Técnico em Optometria (OWP) Técnico em Óptica (OWP), 6° Membro da Academia Brasileira da Visão.

Rodrigo Trentin Sonoda

Especialista em Docência Superior (UNIBF), Terapia Oftálmica (FACUMINAS), Estudos de Oftalmologia (UNIBF), Perícia Judicial (FBMG), Medicina Tradicional Chinesa (FSG) Graduado em Tec. Óptica e Optometria (UBC). Prof. Coordenador OWP Educação - WEducar Santos e São Paulo. 7° Membro da Academia Brasileira da Visão.

 

Referências

___________. Coleção: Os Pensadores. Vol. 19. São Paulo: Abril, 1974.

ALMEIDA, M.J.P.M.: A Luz: Enfoque no Ensino Médio e Representações de Estudantes.

ALMEIDA, R.O.; SANTOS, E.M.M.: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Planejamento, execução e redação da monografia. Salvador: Quarteto, 2003.

ASSIS, A.K.T.: Newton e Suas Grandes Obras: o princípio e a óptica. Campinas – SP Disponível em :< https://www.ifi.unicamp.br/~assis/Principia-Optica-p37-52(1998).pdf> Acesso 20/07/2022 10:48.

BACHELARD, G.A. (1996): A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de estela dos santos abreu. Rio de janeiro: contraponto.

BARROS, Nicholas; SARAIVA, Charles; SCHMIEDECKE, W. O “Experimento Crucial” Das Cores De Newton E Algumas Contribuições No Processo De Formação De Professores De Física. Rev. Interfaces. N.5 (9) Jul, 2017. Disponível em :< http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170705174833.pdf> Acesso 01/02/2022.

BRASIL.. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria De Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares Aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Da Natureza, Matemática E Suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

COHEN, I.B. WESTFALL, R.; Newton, R.E.: Textos, Antecedentes E Comentários. Rio de janeiro: Contraponto, 2002.

DEDES, C. (2005): The Mechanism of Vision: Conceptual Similarities Between Historical Models and Children’s Representations. Science & Education, 14 (2), 699-712. DOI 10.1007/s11191-005-1928-5

FORATO, T.C.M. (2009): A Natureza da Ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese de doutorado apresentada à faculdade de educação da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GALILEI, G.: O Ensaiador I Newton e os Princípios Matemáticos: Óptica e o Peso e o Equilíbrio dos Fluidos. Rio de Janeiro: Nova Cultura, 1987.

GIRCOREANO, J.P.; PACCA, J.L.A. (2001): O Ensino da Óptica na Perspectiva de Compreender a Luz e a Visão. Caderno catarinense de ensino de física, 18 (1), 26-40.

GOLDBERG, F.M.; MCDERMOTT, L.C.: Student Difficulties in Understanding Image Formation by a Plane Mirror. The Physics Teacher, 1986, p. 472-480.

HARRES, B.S. Um Teste para Detectar Concepções Alternativas sobre Tópicos Introdutórios de Óptica Geométrica. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 10 (3), 1993, p. 220-234.

HECHET, E.: Óptica, 2 Ed. Rio de janeiro: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

MARTINS, A.F.P. História e Filosofia da Ciência no Ensino: “Há muitas pedras nesse caminho...”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24 (1), 1987, p. 112-131.

MOURA, B.A.; SILVA, C.C.: Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: Seleção dos Trabalhos do 5º encontro. AFHIC - Associação de Filosofia e ciência do cone sul.

NEWTON, Isaac. Optics – Tradução Andre Koch Torres Assis. São Paulo: Ed. USP, 2018.

SABRA, A.I.: Theories of light from Descartes to Newton. Canada, Ed Cambridge, 1981.

SHAPIRO, A.E.: In the Cambridge Composion to Newton. Canada: OLCambridge, 2016.

SILVA, C. et al A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2003, v. 9, n. 1 [Acessado 20 Julho 2022] , pp. 53-65. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100005>.

STEFFENS, R. Optics in the Age of Euler: Conceptions of the Nature of Light, 1700-1795. Casper Hakfoort. Univ. Chigago Journal Vol. 86 (4), 1995. DOI 10.1086/357355

WESTFALL, R.S.: Never at Rest, a Biography of Isaac Newton. UK: Cambridge, 1995.

WALLACE, William. Life Of Arthur Schopenhauer (1890). Montana: Kessinger Publishing,2009. ISBN 978-1104142629

Downloads

Publicado

05/09/2022

Como Citar

Ribeiro, V. L., & Sonoda, R. T. (2022). ISAAC NEWTON E A ÓPTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391870. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1870