ISAAC NEWTON E A ÓPTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1870Palavras-chave:
Newton, óptica, luzes, coresResumo
Os estudos filosóficos, químicos, astronômicos e anatômicos foram apresentados durante a história por grandes personalidades e pensadores. Uma das personalidades à sua época, Sir Isaac Newton, autor da obra Óptica desmitificou a óptica geométrica e física aplicadas na atualidade. Através deste estudo, realizado em publicados e artigos indexados na plataforma Google Acadêmico, com referência à contribuição de Isaac Newton à ciência moderna, busca-se apresentar os conceitos ópticos de refração, reflexão, espectro visível das cores e os ópticos geométricos aplicados na atualidade, sua evolução e aplicação ao mundo acadêmico
Downloads
Referências
___________. Coleção: Os Pensadores. Vol. 19. São Paulo: Abril, 1974.
ALMEIDA, M.J.P.M.: A Luz: Enfoque no Ensino Médio e Representações de Estudantes.
ALMEIDA, R.O.; SANTOS, E.M.M.: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Planejamento, execução e redação da monografia. Salvador: Quarteto, 2003.
ASSIS, A.K.T.: Newton e Suas Grandes Obras: o princípio e a óptica. Campinas – SP Disponível em :< https://www.ifi.unicamp.br/~assis/Principia-Optica-p37-52(1998).pdf> Acesso 20/07/2022 10:48.
BACHELARD, G.A. (1996): A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de estela dos santos abreu. Rio de janeiro: contraponto.
BARROS, Nicholas; SARAIVA, Charles; SCHMIEDECKE, W. O “Experimento Crucial” Das Cores De Newton E Algumas Contribuições No Processo De Formação De Professores De Física. Rev. Interfaces. N.5 (9) Jul, 2017. Disponível em :< http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170705174833.pdf> Acesso 01/02/2022.
BRASIL.. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria De Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares Aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Da Natureza, Matemática E Suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
COHEN, I.B. WESTFALL, R.; Newton, R.E.: Textos, Antecedentes E Comentários. Rio de janeiro: Contraponto, 2002.
DEDES, C. (2005): The Mechanism of Vision: Conceptual Similarities Between Historical Models and Children’s Representations. Science & Education, 14 (2), 699-712. DOI 10.1007/s11191-005-1928-5
FORATO, T.C.M. (2009): A Natureza da Ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. Tese de doutorado apresentada à faculdade de educação da USP, Universidade de São Paulo, São Paulo.
GALILEI, G.: O Ensaiador I Newton e os Princípios Matemáticos: Óptica e o Peso e o Equilíbrio dos Fluidos. Rio de Janeiro: Nova Cultura, 1987.
GIRCOREANO, J.P.; PACCA, J.L.A. (2001): O Ensino da Óptica na Perspectiva de Compreender a Luz e a Visão. Caderno catarinense de ensino de física, 18 (1), 26-40.
GOLDBERG, F.M.; MCDERMOTT, L.C.: Student Difficulties in Understanding Image Formation by a Plane Mirror. The Physics Teacher, 1986, p. 472-480.
HARRES, B.S. Um Teste para Detectar Concepções Alternativas sobre Tópicos Introdutórios de Óptica Geométrica. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 10 (3), 1993, p. 220-234.
HECHET, E.: Óptica, 2 Ed. Rio de janeiro: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
MARTINS, A.F.P. História e Filosofia da Ciência no Ensino: “Há muitas pedras nesse caminho...”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24 (1), 1987, p. 112-131.
MOURA, B.A.; SILVA, C.C.: Filosofia e História da Ciência no Cone Sul: Seleção dos Trabalhos do 5º encontro. AFHIC - Associação de Filosofia e ciência do cone sul.
NEWTON, Isaac. Optics – Tradução Andre Koch Torres Assis. São Paulo: Ed. USP, 2018.
SABRA, A.I.: Theories of light from Descartes to Newton. Canada, Ed Cambridge, 1981.
SHAPIRO, A.E.: In the Cambridge Composion to Newton. Canada: OLCambridge, 2016.
SILVA, C. et al A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2003, v. 9, n. 1 [Acessado 20 Julho 2022] , pp. 53-65. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100005>.
STEFFENS, R. Optics in the Age of Euler: Conceptions of the Nature of Light, 1700-1795. Casper Hakfoort. Univ. Chigago Journal Vol. 86 (4), 1995. DOI 10.1086/357355
WESTFALL, R.S.: Never at Rest, a Biography of Isaac Newton. UK: Cambridge, 1995.
WALLACE, William. Life Of Arthur Schopenhauer (1890). Montana: Kessinger Publishing,2009. ISBN 978-1104142629
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.