DESAFIOS DA EDUCAÇÃO REFLETIDOS E REFRATADOS NA MÍDIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.188

Palavras-chave:

Análise dialógica da linguagem, Mídia, Linguagem verbo-visual

Resumo

O objetivo deste artigo é lançar luz sobre a questão da educação no contexto atual brasileiro e como os problemas se refletem e se refratam na mídia impressa como as crônicas e as charges. Para discutir a linguagem, as atitudes responsivas e responsáveis de seus enunciadores, assim como o posicionamento axiológico de ambos, toma-se como referência a teoria dialógica da linguagem na perspectiva de Bakhtin e do Círculo, assim como autores que tratam da linguagem verbo-visual, Brait e Dondis. Como objeto investigativo, foi selecionada a crônica “Tela, cautela, nutella”, de Antonio Prata, publicada na Folha de S. Paulo em 12/09/2020 e três charges assinadas por Caco Galhardo publicadas na revista Piauí, nº 164 de maio 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Sueli Berti Pinto, Faculdade Academus

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário FIEO (1999), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela PUC/SP (2008). Atuação como  Procuradora institucional; Coordenadora de Comissão Própria de Avaliação; Coordenadora curso de pós-graduação; Avaliador Institucional e de cursos ad hoc INEP do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Coordenadora de lato sensu em formação docente; Coordenadora  de AAPC - Assessoria Acadêmica e de Cursos; Diretora de EaD; Experiência como Gestora e Mantenedora de IES. Experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise dialógica do discurso, leitura, discurso, cultura e educação.

Editar Resumo

Miriam Puzzo, Universidade de Taubaté - UNITAU

possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1967), graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (1973), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Linguística na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora aposentada da graduação na Universidade de Taubaté, Atualmente é professora visitante vinculada ao Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, literatura brasileira, jornalismo e publicidade.

Downloads

Publicado

29/04/2021

Como Citar

Sueli Berti Pinto, S. ., & Puzzo, M. B. . (2021). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO REFLETIDOS E REFRATADOS NA MÍDIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(3), 437–456. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.188