INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE NILÓPOLIS E OS PROBLEMAS ACARRETADOS PELA ROTATIVIDADE DOS SERVIDORES QUE ATUAM NO SETOR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.191Palavras-chave:
Dificuldades, serviços públicos, medidas, soluçõesResumo
A rotatividade de pessoal é uma das grandes dificuldades encontradas pelo serviço público. A causa desse problema pode estar relacionada a fatores como: remuneração e recompensa, rotinização, conflitos, satisfação/insatisfação dos colaboradores, motivação/demotion, questões políticas, entre outros. É nessa rotatividade de pessoal que se problematiza o presente estudo que tem por objetivo apontar medidas que ajudem a solucionar o problema da rotatividade dos servidores comissionados do Instituto de Previdência do município Nilópolis, propondo soluções que possam contribuir com a solução do problema encontrado naquele instituto. Procurou-se com o estudo conhecer as possíveis causas para a saída dos servidores, motivo causador da rotatividade, de modo a propor medidas que possam auxiliar em uma revisão dos processos e políticas de organização e gestão daquele instituto, combatendo, desse modo, a rotatividade e os custos operacionais dela decorrentes. Uma das medidas propostas para minimizar a rotatividade de pessoal no instituto em análise é a elaboração de estratégias que ajudem a reconhecer as motivações para a saída dos servidores, pois a partir desse conhecimento é possível elaborar medidas de melhorias nos processos de gestão e organização do referido instituto, de modo a criar políticas de valorização e incentivo para que estes profissionais desejem permanecer no quadro de servidores, quando isso se fizer possível.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.