FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DA FUNÇÃO ÁCIDO EM QUÍMICA INORGÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.206Palavras-chave:
Experimentation, Acid rain, Acids, Environment, Air pollutionResumo
A chuva ácida é um fenômeno químico recorrente em grandes centros industriais e com tráfego intenso, capaz de alterar significativamente os ecossistemas e causar deterioração tanto em estruturas quanto em espécies vegetais. No entanto, é um ótimo tema para se introduzir o conceito de ácidos em química inorgânica e trabalhar de forma concomitante as questões ambientais. O presente estudo tem como objetivo descrever os resultados observados em uma aula da disciplina de química inorgânica realizada em uma escola técnica do Médio-Piracicaba, onde utilizou-se a experimentação como recurso para a introdução do conteúdo proposto. Os resultados permitiram confirmar que a experimentação baseada em uma questão do mundo real, pode contribuir para uma melhor contextualização e, também, permitir uma formação conceitual mais sólida. Além disso, trabalhar o tema proposto possibilitou a formação de opinião crítica e senso de responsabilidade ambiental dos estudantes. Após a aula, eles foram capazes de identificar a origem e formação da chuva ácida, bem como as principais reações envolvidas no processo.
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