A INFLUÊNCIA DA POSTURA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO PÓS-AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2132

Palavras-chave:

Avaliação Afetividade Pós- avaliação

Resumo

Tendo em vista a avaliação da aprendizagem como parte essencial do processo de ensino, o trabalho aqui apresentado buscou provocar reflexões sobre a importância do ato avaliativo numa perspectiva acolhedora, principalmente no momento natural de tensão causado nos estudantes pelo contexto pós-avaliativo. Para tanto, foram traçadas relevantes discussões acerca da postura do professor na construção da autoestima dos alunos no panorama do pós-avaliação. Nessa perspectiva, elegeu-se como objeto geral do estudo analisar a influência da postura docente no processo de construção da autoestima dos alunos no contexto do pós-avaliação da aprendizagem escolar. Ademais, o presente artigo, configurou-se como um estudo descritivo de abordagem mista, cujos instrumentos de coleta de dados foram observações e aplicação de questionários, sendo o campo de investigação uma Escola Municipal situada na Zona Rural da cidade de Teresina-PI, Brasil, e tendo como público-alvo, estudantes e professores do Ensino Fundamental da referida escola. Toda a discussão teórica em torno do tema abordado, foi construída a partir de estudiosos como: Piaget (2014), Freire (1999), Ranghetti (2002), Haydt (1988), Hoffman (2009), dentre outros. Por fim, as considerações finais do trabalho não pretenderam encerrar, mas sim, provocar novas investigações e reflexões sobre o tema, considerando que todo estudo que intencione reflexões aos docentes sobre suas práticas pedagógicas, podem promover mudanças refletidas, somando-se a trocas, estudos e planejamentos contínuos e colaborando com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Simone Oliveira Veras

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Especialização em. Gestão Educacional com Docência do Ensino Superior pela Universidade Vale do Acaraú-UVA. Mestranda em Educação pela Funiber-Uneatlântico. Diretora Pedagógica da PMT-PIAUÍ

Feliciano Barnabé Cassanga Ndala

Ensino de Filosofia pelo Instituto Superior de Ciências da Educação- ISCED-Lubango. Mestrando em Educação pela FUNIBER-UNEATLÂNTICO

Rogério Saraiva de Souza

Licenciatura em Artes Plásticas- Universidade Gaurulhos -SP. Licenciatura em Pedagogia- Universidade Nove de Julho- São Paulo-SP. Especialização em Arteterapia e Educação-Faculdade Associada Brasil. UNG-Universidade Gaurulhos -SP

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Publicado

09/11/2022

Como Citar

Veras, S. O. ., Cassanga Ndala, F. B. ., & Souza, R. S. de . (2022). A INFLUÊNCIA DA POSTURA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ALUNOS NO CONTEXTO DO PÓS-AVALIAÇÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112132. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2132