CONTRIBUTOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DO CÂNCER: UMA PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.214Palavras-chave:
enfermagem, alimentação saudável, Câncer, Hábitos saudáveisResumo
O câncer consiste em uma enfermidade crônica, caracterizada pelo crescimento desordenado das células, o qual é resultante de alterações no código genético. através de estudos epidemiológicos, associações relevantes podem ser feitas entre alguns padrões alimentares observados em diferentes regiões do mundo e a prevalência de câncer. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica da literatura, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. A amostra final foi composta apenas por 9 referências, incluindo apenas as de maior relevância para este estudo. Posterior à leitura reflexiva emergiram três categorias: Principais contribuições da modificação na alimentação para prevenção do câncer; Importância da alimentação saudável para o paciente oncológico e Estratégias de enfrentamento frente a necessidade de melhora em qualidade de vida no âmbito nutricional na perspectiva da enfermagem. Concluindo-se que para promover orientações sobre alimentação saudável e nutrição adequada é preciso estar atento ao contexto social cujos indivíduos estão inseridos, abordando estratégias individualizadas em concordância com a necessidade exposta para uma eficaz manutenção da saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.