DESCORTINANDO A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS E A SUA CONEXÃO COM A BNCC: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DE UBATÃ-BA

Autores

  • Eliana Costa Moraes
  • Maria Eurácia Barreto de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2161

Palavras-chave:

Avaliação. BNCC. Ensino Fundamental. Práticas Pedagógicas.

Resumo

No cotidiano escolar, a avaliação assume diferentes formas e, por isso, continua sendo um campo cercado por equívocos e informações truncadas. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente por se tratar de um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica, desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) até a recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo compreender as concepções e práticas de avaliação dos professores dos anos iniciais de uma Escola de Ubatã/ BA, no intuito de perceber se estas convergem ou divergem com as orientações da BNCC. Para tanto, se elegeu a metodologia de abordagem qualitativa, sendo o trabalho configurado como uma pesquisa de campo. Dessa maneira, os dados dessa pesquisa foram obtidos através de entrevista semiestruturada, relacionadas ao referencial teórico: Luckesi (2011), Hoffmann (2008), Perrenoud (1999), entre outros. Mediante os dados da pesquisa, verificou-se que os professores necessitam de formação quanto aos fundamentos da BNCC, tendo em vista, o constante aprimoramento da prática pedagógica e o alcance do aprendizado de seus alunos de forma significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Costa Moraes

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), especialista em Linguagens e suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), pós-graduanda do Curso de Educação e Interdisciplinaridade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

 

Maria Eurácia Barreto de Andrade

Profª Drª da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Cento de Formação de Professores (CFP). Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia e da Pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridade. Pesquisadora e líder do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, vinculada ao Programa de Extensão Tecelendo (UFRB/CFP).

Referências

AGUIAR, Márcia Ângela da S. & DOURADO, Luiz Fernandes. Relato da resistência à instituição da BNCC pelo conselho nacional de educação mediante pedido de vista e declarações de votos. In: BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

ALBINO, Ângela C. A. & SILVA, Andréia Ferreira Da. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. In: Retratos da Escola, 2019. Disponível em: <https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966>. Acesso em: 13 de setembro de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BARREIROS, Débora. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sujeitos, movimentos e ações políticas. In: 38ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. São Luiz, 2017.

CALDEIRA, Anna M. Salgueiro. Avaliação e Processo de Ensino-Aprendizagem. Belo Horizonte: Presença Pedagógica, 2000.

CAETANO, M.R. A Base Nacional Comum Curricular e os sujeitos que direcionam a política educacional brasileira. Rev. Contrapontos, v.19, p.132-141. (2019). doi: https://doi. org./10.14210/contrapontos. v19n2.p132-141.

FERREIRA, Márcia & SANTOS, André Vitor. Base Nacional Comum Curricular, qualidade da educação e autonomia docente. Revista Em Aberto, v. 33 n. 107. (2020). Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index. php/emaberto/issue/view/483/120>. Acesso em: 25 de maio de 2022.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão popular, 2018.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

HAYDT, Regina C. Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. In: Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2000.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch, et al. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2008.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 32ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: didático-pedagógico 1ª ed.

São Paulo: Cortez, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MALHOTRA et al. Introdução a Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?. Critérios e instrumentos. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SILVA, F.C. Na base, como os professores veem a Base? Sobre currículos e BNCC. Textura - Rev. Educ. Letras, v.22, n.50, p.99- 117 (2020). doi: 10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5474.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem - Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2009.

Downloads

Publicado

04/11/2022

Como Citar

Costa Moraes, E., & Barreto de Andrade, M. E. . (2022). DESCORTINANDO A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS E A SUA CONEXÃO COM A BNCC: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS DE UBATÃ-BA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112161. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2161