DETERMINAÇÃO DA INSTABILIDADE CROMOSSÔMICA E MORTE CELULAR EM CÉLULAS DA MUCOSA BUCAL EM PACIENTES COM DEFICIÊNCIA COGNITIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.217Palavras-chave:
Instabilidade genômica, Micronúcleo, Doenças crônicasResumo
A aplicação do teste de micronúcleos (MN), utilizando células esfoliadas da cavidade bucal é amplamente usada no biomonitoramento de lesões orais pré-cancerígenas, levando em consideração que a cavidade oral pode refletir a saúde dos indivíduos. A presente pesquisa buscou determinar a instabilidade cromossômica e morte celular em células da mucosa bucal em pacientes com deficiência cognitiva atendidos em serviço de referência odontológica a pessoa com deficiência intelectual e autismo em Teresina-PI. Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo amostral que visa à coleta, e a análise de dados de material biológico. Fizeram parte da amostra 30 indivíduos sem restrição de gênero, com registro de atendimento de maio de 2017 a janeiro de 2019, que retornaram para reavaliação oral de rotina. Um grupo controle pareado de pacientes normosistêmicos também foi abordado (n= 30), após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados evidenciaram que a frequência de MN, bem como de outras alterações celulares foram maiores em pacientes com deficiência cognitiva e que esses achados podem se relacionar com as doenças de base. Conclui-se que a aplicação do teste de MN pode ser fundamental nesses pacientes para detectar os danos no DNA cromossômico e predizer os riscos para o câncer de boca, mas é imprescindível que haja a ampliação de estudos nessa área como forma de trazer melhorias na qualidade de vida dos mesmos, de modo a contribuir com aprimoramento das medidas de prevenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.