O QUE DIZEM OS PRINCIPAIS TEÓRICOS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores

  • Adriana Milanez Suzigan

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2194

Palavras-chave:

Educação formal. Teorias Pedagógicas. Renovação. Evolução.

Resumo

A Educação formal tem seu início desde o século XIX, atravessou o século XX com diversas transformações educacionais por grandes teóricos da pedagogia, que até hoje, em pleno século XXI, são estudados. A preocupação com a autonomia do aluno desde a primeira infância, o amadurecimento emocional na educação infantil - como ressalta Montessori; entre brincadeiras de forma lúdica, com o aprendizado e a metodologia construcionista, de Papert, discípulo de Piaget, para que os alunos possam apropriar-se de saberes cognitivos, que, com projetos didáticos-pedagógicos enriquecem a educação. Logo, em contato com a natureza, como nos ensina Freinet e respeitando a idade cronológica de cada estudante como Waldorf defende, e Vygotsky nos assegura que a zona de desenvolvimento proximal, seja real no processo de ensino-aprendizado, onde a postura ética do professor-mediador, a inclusão das pessoas com deficiências e a acessibilidade nas escolas. Na atual contemporaneidade do século XXI, a renovação da educação escolar, agora pela informatização. Faz-se necessário a educação continuada na aprendizagem tecnológica para o professor não ficar desatualizado em relação aos alunos, complementando os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, que com a era digital, a conexão escola-família acontece via WhatsApp. Esse trabalho demonstra a verdadeira herança que o professor tem de seus antecessores, pois, além das teorias, é o dever de sempre prosseguir no caminho do processo de ensino-aprendizagem: sua renovação, evolução e continuidade.

 

 

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Biografia do Autor

  • Adriana Milanez Suzigan

    Fundação Universitária Iberoamericana - FUNIBER

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Publicado

31/10/2022

Como Citar

O QUE DIZEM OS PRINCIPAIS TEÓRICOS QUE FUNDAMENTAM A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3102194. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2194