FATORES QUE INTERFEREM NO ROMANTISMO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.226

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Desmame, Enfermagem

Resumo

O estudo tem como objeto de investigação os fatores que interferem no aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê. Os objetivos foram ressaltar a importância do aleitamento materno exclusivo durante este período como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) e verificar os fatores que contribuem para o desmame precoce, bem como qual deve ser o posicionamento da enfermagem diante de tão alto índice de desmame precoce. A análise baseou-se em onze artigos pré-selecionados sobre o aleitamento materno para a construção de uma revisão integrativa. Constatou-se que ainda há um elevado índice de desmame antes do período recomendado, mesmo com todos os esforços de campanhas realizadas sobre a importância do aleitamento materno por várias causas, o que acaba interferindo, muita das vezes, na saúde da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Aquino Oliveira

Enfermeira. Grupo Santa Celina Integradora de Saúde. E-mail: aquinodri@hotmail.com

Maria Clara Veiga da Rocha

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pelo Associação Brasileira de Ensino Universitário (UNIABEU)

Amanda de Almeida Floriano, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Graduada pela Universidade Iguaçu

Daniel Virginio

Médico de Família na Prefeitura Municipal de Queimados

Bruna Porath Azevedo Fassarella, UNIG,Universidade Iguaçu

Enfermeira. Mestre em Urgência e Emergência pelo Programa de Ciências Aplicadas a Saúde da Universidade de Vassouras (FUSVE). Docentes dos cursos de graduação e pós-graduação graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). Acadêmica em Medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG)

Wanderson Alves Ribeiro, Fluminense Federal University

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pela Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da Universidade federal Fluminense (UFF); Docentes dos cursos de graduação e pós-graduação graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). Acadêmico em Medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Vanessa Vicente Alves Coutinho

Acadêmica em Psicologia pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Downloads

Publicado

11/05/2021

Como Citar

Mendes Martins, L., Aquino Oliveira , A. de ., Veiga da Rocha , . M. C. ., Almeida Floriano, A. de ., Virginio , D. ., Porath Azevedo Fassarella, B. ., Alves Ribeiro, W. ., & Vicente Alves Coutinho , V. . (2021). FATORES QUE INTERFEREM NO ROMANTISMO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24226. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.226