FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Edinalva Oliveira dos Santos
  • Silvania Maria Roque
  • Celiney Tavares Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2262

Palavras-chave:

Deficiência, Escola, Professor

Resumo

O tema abordado foi selecionado, pois é comum conviver e trabalhar com alguns profissionais que não possuem uma formação adequada para trabalhar com alunos de inclusão. Desta forma, a pesquisa possibilita um conhecimento fundamentado sobre o assunto e, prepara teoricamente para a atuação com esses alunos. Parte-se da premissa de que os professores não estão preparados para a inclusão. O objetivo é refletir sobre a inclusão escolar e a formação de professores, conhecer e descrever uma formação continuada de professores da inclusão. E descrever sobre o que é e para quem serve a inclusão escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Edinalva Oliveira dos Santos

Formação em Magistério, graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Licenciada em Filosofia na FJC Faculdade João Calvino na cidade de Barreiras-Ba, Capacitação em Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO) pela Secretaria do Estado da Bahia, Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa e Escola de Gestores da Educação Básica, (UFBA) Faculdade Federal da Bahia, Pós Graduada em Psicopedagogia pela (FTC) Faculdade de Tecnologia e Ciências em Salvador-Bahia. Psicologia Escolar (FAVENI), Gestão na Prática (CEUS-Flor do Sertão-SC), Curso de Formação em Atendimento Educacional Especializado (Universidade do Estado da Bahia). Mestranda em Educação: Especialização em formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico- Espanha.

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Celiney Tavares Santos

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Licenciatura em História - Faculdades de Ciências da Bahia, especialista em Psicopedagogia Organizacional e especialista Gestão da Administração em Educação, Professora do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI e mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha. 

Referências

BEZERRA, G. F. A inclusão escolar de alunos com deficiência: uma leitura baseada em Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 69 abr.-jun. 2017.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FUMES, Nilza; DAYANNA, Soraya Guimarães Santos e BONOURANDI, Alessandra Dounis: “Pesquisa colaborativa e autoconfrontação. Contribuições para a formação de professores na perspectiva da inclusão. Ed. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Vol. 10, n. 22, 2013.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Porquê? Como fazer? 1° Ed. São Paulo: Moderna, 2006.

MENDES, E. G. A Radicalização do Debate sobre Inclusão Escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 387-559, 2006.

MENDONÇA, Fabiana Luzia de Rezende; SILVA, Daniele Nunes Henrique Silva. A Formação docente no contexto da inclusão: Para uma nova metodologia. Ed. Caderno de pesquisas, Brasília-DF, 2015.

MINETTO, M. F. O currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO, Teófilo Alves. O Professor e a Educação Inclusiva: Formação, práticas e lugares. Salvador-BH: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2012.

SILVA, C. F.; GAIA, M. C. de M. Educação inclusiva e ensino de Ciências. 2013.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, 1990.Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf Acesso 20 de setembro de 2022.

VITALIANO, Célia Regina. Formação de professores de Educação Infantil para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma pesquisa colaborativa. Ed. Pro. Posições, Campinas-SP, Vol. 30, 2019.

Downloads

Publicado

28/11/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Oliveira dos Santos, E. ., Maria Roque, S. ., & Tavares Santos, C. (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - REVISÃO DE LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122262. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2262