ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PÊNIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.235

Palavras-chave:

Atenção primária da saúde, Enfermagem, Educação em Saúde, Câncer de Pênis, Saúde do Homem

Resumo

O câncer de pênis é um tipo raro, com alta incidência em homens da terceira idade, porém, podem ser afetados os mais jovens. A doença acomete indivíduo de baixo nível social, com maus hábitos higiênicos, tendo como principal fator de risco a fimose e muitas das vezes estão associadas ao papilomavírus humanos (HPV). O atraso na procura por ajuda médica, o tratamento tardio na maioria dos casos, o câncer de pênis terá que submeter a cirurgia, ocorrendo muitas vezes a penectomia total ou parcial e metástase, alternativa essa que afeta a saúde psíquica, física do homem e de toda família.  A maioria já ouviu falar sobre o câncer de pênis e sabem que a higiene intima com água e sabão, a circuncisão, o uso de preservativo são maneira mais eficaz de prevenção.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo, que objetivou compreender as práticas e saberes do enfermeiro na prevenção ao câncer de pênis na Atenção Primária de Saúde. Os resultados apontam que a educação em saúde é uma das principais ferramentas para a prevenção do câncer de pênis. Conclui-se que, a promoção da saúde é uma estratégia relevante frente ao câncer de mama e que o enfermeiro, quando identifica os grupos vulneráveis, pode estabelecer medidas preventivas e educação em saúde para aqueles que estão em risco da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Zoroastro dos Santos Souza

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Marluci Conceição dos Santos Almeida

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, EEACC/UFF

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Sa´úde (PACCS) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Pós-graduado em Enfermagem em Oncologia pelo IBRA. Docente no curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia, Emergência e Terapia Intensiva da Universidade Iguaçu (UNIG)

Lilian Laine da Conceição Dias

Enfermeira. Pós-graduada em Enfermagem em Oncologia pela UCL.

Renata Alves Fonseca

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Vinicius Santos Braz da Cunha

Enfermeiro. Graduado em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Greyce Kelly Souza Motta Alcoforado

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Elisa Santana Daniel

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Érica Souza do Nascimento

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG). ORCID

Amanda Gomes de Moura Duarte

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (UNIG).

Downloads

Publicado

08/05/2021

Como Citar

Santos Souza, J. Z. dos ., Santos Almeida, M. C. dos, Alves Ribeiro, W., Dias, L. L. da C., Fonseca, R. A., Cunha, V. S. B. da, Motta Alcoforado, G. K. S., Daniel, E. S., Nascimento, Érica S. do, & Moura Duarte, A. G. de . (2021). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PÊNIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24235. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.235

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)