ANÁLISE SUBJETIVA DO CONFORTO TÉRMICO NA ESTAÇÃO SECA E CHUVOSA EM UM PARQUE URBANO NA AMAZÔNIA CENTRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.239

Palavras-chave:

Amazônia, Percepção Térmica, Sazonalidade

Resumo

O Conforto Térmico (CT) é definido como a condição psicologica que expressa satisfação com o ambiente, onde  não se sente sensação de calor ou de frio. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise subjetiva da sensação térmica dos visitantes do Parque Municipal de Santarém-PA, assim como verificar a precisão do modelo do voto médio predito nas estações seca e chuvosa. Foram aplicados 75 questionários semiestruturados em cada estação, que avaliava os parâmetros que constituem o CT humano de acordo com as normas internacionais. Esses questionários foram aplicados no Parque Municipal da cidade de Santarém-Pará. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar a percepção térmica dos visitantes do parque a fim de verificar se a sensação apresenta similaridade dentre os períodos, o modelo do Voto Médio Predito (em inglês, PMV) foi empregado para estimar a percepção térmica dos visitantes do parque. Foi possível observar que a sensação de desconforto é a de maior predominância nas duas estações. O teste de Mann-Whitney indica que, de forma geral, a sensação de conforto é a mesma durante as duas estações, e o PMV apresenta desempenho insatisfatório para todos os períodos avaliados. Espera-se que esses resultados possam colaborar no entendimento do CT de Santarém e ajudar no entendimento do microclima em cidades na região amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Dos Santos Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Marconio Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor do curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Eduardo Almeida da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrando em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

12/05/2021

Como Citar

Bentes Mandú, T., Dos Santos Gomes, A. C., Silva dos Santos, M., & Almeida da Silva, E. (2021). ANÁLISE SUBJETIVA DO CONFORTO TÉRMICO NA ESTAÇÃO SECA E CHUVOSA EM UM PARQUE URBANO NA AMAZÔNIA CENTRAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24239. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.239