FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES IMIGRANTES DIGITAIS -DESENVOLVENDO UMA NOVA LINGUAGEM DIDÁTICA PARA A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.240Palavras-chave:
professores, imigrantes digitais, formaçãoResumo
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) já são parte integrante do cotidiano da sociedade contemporânea e a popularização da internet as tornou necessárias na medida em que faz surgir diferentes formas de comunicação, relacionamentos e construção do conhecimento, em uma linguagem nova e exclusiva. Em contrapartida a Escola, pouco tem acompanhado este processo e insiste em oferecer uma didática conservadora e conteudista. Este conflito cultural, segundo pesquisas, forma a principal razão da evasão escolar. Para promover uma nova linguagem didática que transforme as TIC’s em Tecnologias Educacionais que possa favorecer o processo de ensino-aprendizagem é que voltamos nosso olhar para o professor, que em sua maioria são imigrantes digitais e que precisam tanto ser iniciados na formação básica para o uso das TIC’s, bem como serem nutridos de conhecimento pedagógico e cultural que sejam suficientes para diminuir o espaço existente entre sua formação inicial e a realidade da cultura digital que se impõem na sala de aula. Este trabalho propõe um plano de Formação Continuada para Professores Imigrantes Digitais, maior parte dos regentes, a fim de produzirem um novo posicionamento didático que favoreça melhores resultados em aprendizagem e possam dar conta das demandas modernas do aluno, da sociedade, do mundo globalizado, assim como das profissões, doenças e questões que ainda surgirão mediante este crescimento vertiginoso do conhecimento e das TIC’s.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.