SINAIS E SINTOMAS DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2400

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Enfermagem, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: avaliar a ocorrência de TMC entre estudantes de enfermagem de universidade pública do estado do Maranhão, submetidos ao ensino remoto no período pandêmico. Metodologia: trata-se de estudo transversal, exploratório, descritivo. A população foi composta por 97 discentes de enfermagem que frequentavam o ensino remoto. A coleta de dados ocorreu entre outubro e novembro de 2021 online, por meio do formulário com 16 questões contendo características biossociodemográfico, além do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Resultados: dos quatro grupos de sintomas os mais referidos foram: “humor depressivo ansioso” com a questão sente-se nervoso(a), tenso(a) e preocupado(a)” com 83 (85,57%); “diminuição da energia vital” todos relataram que “a faculdade lhe causa sofrimento” com 97 (100,00%); “sintomas somáticos”, revelou que 48 (49,49%) dos graduandos sentem dores de cabeça frequentes 33 (44,32%); “pensamento depressivo”, ter perdido o interesse pelas coisas” com 50 (51,54%), chamou atenção que 10 (10,10%) dos participantes teve ideia de acabar com a vida. Conclusão: os sinais de transtorno mental foram associados a questão de gênero e amorar na casa dos pais. Outras investigações relacionadas a saúde mental de estudantes de enfermagem devem ser realizadas para auxiliar na tomada de decisões e escuta a esse público. Palavras-chave: Estudantes de enfermagem; Enfermagem; Saúde Mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Barroso de Sousa

Acadêmica de enfermagem - Universidade Estadual do Maranhão -UEMA.

Diellison Layson dos Santos Lima

Docente. Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Jorge Luiz Lima da Silva

Docente. Universidade Federal Fluminense- UFF. PPGSC/ UFF.

Gustavo Martins Lemos Tavares

Acadêmico de Enfermagem- Universidade Federal Fluminense/ UFF.

Kevin Sousa Barbosa

Acadêmico de Enfermagem- Universidade Federal Fluminense/ UFF.

Gustavo André Guimarães Nunes

Acadêmico de enfermagem - Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Referências

ARAÚJO, M. F. S. et al. Qualidade do sono e sonolência diurna em estudantes universitários: prevalência e associação com determinantes sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n.2, p. 1-10, 2021. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200182

BARROS, M. B. A. et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, n. 4, p. 1-12 , 2020. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400018

BASTOS, M. C. et al. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na covid-19. Revista Mineira de Enfermagem, v. 24, p. 1-6, 2020. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1135978

BEAM, C.R.; KIM, A.J. Sequelas psicológicas de isolamento social e solidão podem ser um problema maior em adultos jovens do que em adultos mais velhos. Trauma psicológico: Teoria, Pesquisa, Prática e Política, v.12, n.1, p. 58-60, 2020.

BECERRA, M. B. et al. COVID-19 Pandemic-Related Sleep and Mental Health Disparities among Students at a Hispanic and Minority-Serving Institution. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 11, p. 6900, 2022. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9180365/

BECERRIL, L. C. História da educação de enfermagem e as tendências contemporâneas. Hist enferm Rev eletrônica [internet], v. 9, n. 1, p. 1-2, 2018. https://here.abennacional.org.br/revista/here/?p=580

BENETON, E. R.; SCHMITT, M.; ANDRETTA, I. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde. Revista da SPAGESP, v. 22, n. 1, p. 145-159, 2021. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702021000100011

BEZERRA, C. B. et al. Impacto psicossocial do isolamento durante pandemia de covid-19 na população brasileira: análise transversal preliminar. Saúde e Sociedade, v. 29, n.4, p. e200412, 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-12902020200412

BEZERRA, I. M. P. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. J Hum Growth Dev, v. 30, n. 1, p. 141-147, 2020b. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822020000100018

BEZERRA, K. P. et al. Ensino remoto em universidades públicas estaduais: o futuro que se faz presente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e359997226-e359997226, 2020c. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7226/6517.

BORNHEIMER, L. A. et al. Mental health provider perspectives of the COVID-19 pandemic impact on service delivery: a focus on challenges in remote engagement, suicide risk assessment, and treatment of psychosis. BMC health services research, v. 22, n. 1, p. 1-12, 2022. https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-022-08106-y

BRASIL. Ministério da Educação/Gabinete do Ministro. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, 16 de jun. de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. Atualização 01/07/2022. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 01 jul. 2022a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 – covid-19. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/guia-de-vigilancia-epidemiologica-covid-19. Acesso em: 31 mar. 2022b.

BROOKS, S. K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395, n. 102227, p. 912-920, 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32112714/

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei 2891/2015. Altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, para nela incluir a obrigatoriedade de formação exclusivamente em cursos presenciais para os profissionais da área. Deputado Orlando Silva/ Comissão de Educação, 2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1415145&filename=Tramitacao-PL+2891/2015. Acesso em: 01 out. 2020.

CAMPOS, F. M. et al. Estresse ocupacional e saúde mental no trabalho em saúde: desigualdades de gênero e raça. Cadernos Saúde Coletiva, v. 28, p. 579-589, 2020. https://doi.org/10.1590/1414-462X202028040559

CAPELLARI, C. et al. Formação de enfermeiros durante a pandemia de COVID-19 no extremo sul do Brasil: estudo transversal. Escola Anna Nery, v. 26, 2022. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0447pt

CARLETO, C. T.; MOURA, R. C. D.; SANTOS, V. S.; PEDROSA, L. A. K. Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v.20a01, n.20, 2018. https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43888

CARTER, S. J. et al. Functional status, mood state, and physical activity among women with post-acute COVID-19 syndrome. medRxiv, v. 67, 2022. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35043119/

CHEN, R. et al. Mental health status and change in living rhythms among college students in China during the COVID-19 pandemic: A large-scale survey. Journal of Psychosomatic Research, v. 137, Ouc. 2020. Disponível em: https://www-sciencedirect.ez80.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0022399920307819. Acesso em: 10 out. 2020.

CHEW, N. W. S. et al. A multinational, multicentre study on the psychological outcomes and associated physical symptoms amongst healthcare workers during COVID-19 outbreak. Brain, Behavior, and Immunity, n. April, p. 0–1, 2020. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7172854/

CHU, Y. H.; LI, Y. C. The Impact of Online Learning on Physical and Mental Health in University Students during the COVID-19 Pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 5, p. 2966, 2022. https://www.mdpi.com/1660-4601/19/5/2966

COSTA, E. F. O.; MENDES, C. M. C.; ANDRADE, T. M. Transtornos mentais comuns em estudantes de medicina: um estudo transversal repetido ao longo de seis anos. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 63, n.9, 2019. https://www.scielo.br/j/bioet/a/dyRyJRGrKW54p7smzBZrH9z/?lang=pt

COSTA, E. G. DA; NEBEL, L. O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis. Revista Latinoamericana, n. 50, 2018. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-65682018000200207

COSTA, R. et al. Ensino de enfermagem em tempos de COVID-19: Como se reinventar nesse contexto?. Texto & Contexto Enfermagem, v. 29, e20200202, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002

COULON, A. O ofício de estudante: a entrada na vida universitáriaI. Educação e Pesquisa, v. 43, p. 1239-1250, 2017. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201710167954

CRUZ, P. L. B. et al. Transtorno mental comum entre estudantes de enfermagem e fatores envolvidos. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 9, 2019. http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3191

DE MATOS, R. C. Fake news frente a pandemia de COVID-19. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 78-85, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5705/570566811010/570566811010.pdf. Acesso em: 09 abr. 2022.

DE SOUZA FILHO, P. R. T.; CÂMARA, S. G. Evidence of validity for the Student Stress Scale for Brazilian university students. Revista de Psicología, v. 38, n. 1, p. 65-86, 2020. https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA611171359&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=02549247&p=AONE&sw=w&userGroupName=anon%7E2d5f3489

DIAS, L. P.; DIAS, M. P. Florence Nightingale e a História da Enfermagem. História da Enfermagem Revista Eletrônica, v. 10, n. 2, p. 47-63, 2019. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1121486

DSM-5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. American Psychiatric Association – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014. http://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf

DUARTE, M. Q. et al. COVID-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 3401-3411, 2020. https://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/covid19-e-os-impactos-na-saude-mental-uma-amostra-do-rio-grande-do-sul/17630?id=17630

DUTRA, D. L. et al. Avaliação da fase de estresse em estudantes da área da saúde. Revista EVS-Revista de Ciências Ambientais e Saúde, v. 45, n. 1, p. 21-25, 2018.

ELESBÃO, H. et al. A influência da atividade física na promoção da saúde em tempos de pandemia de covid-19: uma revisão narrativa. Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde, v. 3, n. 4, p. 158-164, 2020. https://online.unisc.br/seer/index.php/ripsunisc/article/view/16107

HELMER, T.; MEPHAM, K.; STADTFELD, C. Students under lockdown: Comparisons of students’ social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland. PLoS ONE, v. 15, n. 7. 23 July. 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32702065/

ESTEVES, C. S. et al. Avaliação de sintomas depressivos em estudantes durante a pandemia do COVID-19. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 9, n. 1, p. 9-17, 2021. https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/5196

FAGUNDES, A. T. et al. Estudiantes universitarios en el contexto de covid-19: perfil, comportamientos y actividades académicas. Cogitare Enfermagem, v. 27, 2022. https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/82306

FAGUNDES, I. V. O. et al. Transtorno mental comum em idosos com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária à saúde. Ciência Cuidado e Saúde, v. 19, 2020. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/50072

FARIAS, G. O. et al. Relação entre atividade física e síndrome de burnout em estudantes universitários: Revisão sistemática. Pensar a prática, v.22, 2019. https://revistas.ufg.br/fef/article/view/52184

FARO, A. et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de psicologia (Campinas), v. 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/dkxZ6QwHRPhZLsR3z8m7hvF/?lang=pt&format=htm. Acesso em: 16 mar. 2022.

FERNANDES, M. A. et al. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em estudantes universitários de uma instituição pública. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 5, p. 2298-2304, 2018. https://www.scielo.br/j/reben/a/JwkL4F3S5DQGkmvx5ZP7cYQ/?lang=pt

FERNANDEZ, A. C. et al. Dificuldades e fragilidades vivenciadas por alunos durante a graduação em universidade pública. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 3506-3514, 2021. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25154

FERREIRA, L. P. M. et al. Covid-19 e transtornos mentais comuns em familiares de um serviço de psiquiatria. Research, Society and Development, v. 11, n. 4, p. e34711427362-e34711427362, 2022. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/27362/23973/320297

FERREIRA, S. A. S. Estratégias de diálogo com o estranhamento no começo da vida universitária: políticas de acolhimento e permanência na Universidade Federal do Sul da Bahia. Revista Internacional de Educação Superior, v. 3, n. 2, p. 291-307, 2017. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650605

FINOTTI, R. F. C.; ANDRADE, A. C. S.; SOUZA, D. P. O. Transtornos mentais comuns e fatores associados entre pessoas com hanseníase: análise transversal em Cuiabá, 2018. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.29, n.4, Brasília, 2020. http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742020000400010

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013. https://books.google.com.br/books?id=QGqzBQAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR

FLORES, D. et al. Pandemia de Desigualdades: Questões de Gênero e os Impactos Psicossociais da COVID-19. Revista de Psicologia da IMED, v. 13, n. 2, p. 108-123, 2021. https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico/article/download/4450/2883

FONSECA, J. R. F. et al. Asociación de los factores de estrés y síntomas depresivos con el desempeño académico de estudiantes de enfermería. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, 2019. https://www.scielo.br/j/reeusp/a/VvXkZqWYVfBxqGMwSGxpP8S/?lang=es

FORD, T. et al. Data resource profile: the mental health of children and young people surveys (MHCYP). International Journal of Epidemiology, v.49, n. 2, p. 363-364, 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31953946/

GADELHA, M. M. T. et al. Utilização das tecnologias educativas: Distância oceânica entre o processo formativo real e o ideal na enfermagem. Revista online de Pesquisa Cuidado é Fundamental, Rio de Janeiro, v. 12, p. 909-914, 2020. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1119067

GALDINO, M. J. Q. et al. Burnout among nursing students: a mixed method study, Invest Educ Enferm, v. 38, n.1, January-March 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32124575/

GARCIA, M. R. V. et al. Contrarreforma psiquiátrica brasileira e medicalização do sofrimento mental na pandemia de Covid-19. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, v. 20, n. 49, 2022. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/download/63525/41073

GEREMIA, D. S. et al. 200 Anos de Florence e os desafios da gestão das práticas de enfermagem na pandemia COVID-19. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, 2020. https://www.scielo.br/j/rlae/a/txnHyQBvYJ6gS5F4sXJxmSN/?lang=pt

GOLDBERG, D.; HUXLEY, P. Common mental disorders: a bio-social model. New York: Tavistock/Routledge, 1992. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7740974/

GOLDBERG, D.P. The detection of psychiatric illness by questionnaire: a technique for the identification and assessment of non-psychotic psychiatric illness. London: Oxford University Press; 1972. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/070674377301800421

GOMES, C. F. M. et al. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: abordagem epidemiológica sobre vulnerabilidades. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas, v. 16, n.1, 2020. https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/166992

GONÇALVES, D.A. et al. Brazilian multicentre study of common mental disorders in primary care: rates and related social and demographic factors. Caderno de Saúde Pública, v. 20, n. 3, 2014. https://www.scielo.br/j/csp/a/q37TMyXRjLhnjN4GMGDWwbQ/?lang=en

GONÇALVES, D.M.; STEIN, A.T.; KAPCZINSKI, F. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com a Entrevista Clínica Estruturada para DSM-IV-TR. Caderno de Saúde Pública, v. 24, n. 2, p. 380-90, 2008. https://www.scielo.br/j/csp/a/7dgFYgCkbXw9BgwY7dY94Nb/?lang=pt

GRETHER, E. O.; BECKER, M. C.; MENEZES, H. M.; NUNES, C. R. Prevalência de Transtornos Mentais Comuns entre Estudantes de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (SC). Revista Brasileira de Educação Médica, vol.43 n.1, Brasília, 2019. https://www.scielo.br/j/rbem/a/SjhFWSSNjFCMrGn9qwqrq4P/abstract/?lang=pt

GUNDIM, V. A. Saúde Mental de Estudantes Universitários Durante a Pandemia de COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem,Bahia, v. 35,n. 1, p. 1–14, nov 2021. https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37293

HOLMES, E. A. et al. Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet. Psychiatry, v.7, n.6, p. 547–560, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(20)30168-1/fulltext. Acesso em: 12 out. 2020.

HOSSEINI, F. A. et al. Male Nursing Students’ Perception of Gender Barriers in Nursing Curricula in an Iranian University of Medical Sciences. Investigación y Educación en Enfermería, v. 40, n. 1, 2022. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-53072022000100003

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Colinas/Maranhão/Brasil – População, território e meio ambiente. IBGE Censo-2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/colinas/panorama. Acesso em: 17 ago. 2020.

JANTARA, R. D. et al. Isolamento social e solidão em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia COVID-19. Revista Enfermagem UERJ, v. 30, n. 1, p. 63609, 2022. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/63609

KANG, L. et al. Impact on mental health and perceptions of psychological care among medical and nursing staff in Wuhan during the 2019 novel coronavirus disease outbreak: A cross-sectional study. Brain, Behavior, and Immunity, n. March, p. 1–7, 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32240764/

KUEHNER, Christine. Why is depression more common among women than among men?. The Lancet Psychiatry, v. 4, n. 2, p. 146-158, 2017. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27856392/

LI, H. et al.The Psychological Impacts of a COVID-19 Outbreak on College Students in China: A Longitudinal Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.17, n. 11, 2020a. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7312488/

LI, Q. et al. Early transmission dynamics in Wuhan, China, of novel coronavirus-infected pneumonia. New England Journal of Medicine, v. 382, n. 13, p. 1199–1207, 2020b. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31995857/

LIMA, A. I. O.; DIMENSTEIN, M. Transtornos Mentais Comuns entre Trabalhadores do Sistema Prisional. Psicologia em Pesquisa, v. 13, n.1, p. 53-63, Juiz de Fora, janeiro-abril, 2019. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-12472019000100006

LOIOLA, E. F. et al. Transtornos Mentais Evidentes no Sexo Feminino. Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos, v. 15, n. 3, p. 72-76, 2020. http://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/article/view/369

LOPES, C. S. et al. ERICA: prevalence of common mental disorders in Brazilian adolescents. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 50, supl. 1, 14s, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102016000200308&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 out. 2020.

LOPES, F. M. et al. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 1-23, 2022. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472022000100007

LOUREIRO, L. M. J.; FREITAS, P.M. Efetividade do programa de primeiros socorros em saúde mental em estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, v. 5, n.1, 2020. https://www.redalyc.org/journal/3882/388263105009/388263105009.pdf

MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Maringá, PR, 1 ed.: Gráfica e Editora Massoni, 2021. https://www.researchgate.net/publication/358189924_Metodologia_da_Pesquisa_em_Educacao_e_Ensino_de_Ciencias

MAGALHÃES, R. C. S. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 1263-1267, 2021. https://www.scielo.br/j/hcsm/a/PsyyZM3qmWPBQcBMm5zjGQh/

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view

MARI, J. J.; WILLIANS, P.A. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo, Br J Psychiatry, v. 16, n. 148, p. 23-6, Jan. 1986. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3955316/

MONTEIRO, D. S. et al. Fatores associados ao transtorno mental comum em adolescentes da escola. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 1, 2020. https://www.scielo.br/j/reben/a/dSfCCJj434cdT3JSyHc7kBz/?lang=pt

MOREIRA, R. M. M. et al. Transtorno mental comum em usuários de substâncias psicoativas. Enferm. Foco, v. 9, n.1, p. 99-105, 2020. http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2675

NEPOMUCENO, B. B.; XIMENES, V. M. Apoio social e saúde mental em mulheres em contextos de pobreza no Brasil. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, v. 53, n. 2, p. 208-218, 2019. https://journal.sipsych.org/index.php/IJP/article/view/1059

NETO, F. R. G. X. et al. Perfil sociodemográfico dos estudantes de enfermagem da universidade estadual vale do Acaraú (uva). Enfermagem em Foco, v. 8, n. 3, 2017. http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1532

NUNES, L. F. O. M. et al. Os impactos da trajetória acadêmica na saúde mental dos graduandos. Revista Pró-univerSUS, v. 13, n. 1, p. 115-120, 2022. http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/3108

OLIVEIRA, E. B. et al. Transtornos mentais comuns em estudantes de enfermagem do ciclo profissionalizante. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n.1, 2020a. https://www.scielo.br/j/reben/a/5TscDmMPSdzZ4yGGrz4Qy3N/?lang=pt

OLIVEIRA, E. S. et al. Estresse e comportamentos de risco à saúde entre estudantes universitários. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 1, 2020b. https://www.scielo.br/j/reben/a/R8ttsjSxxRScLBxZBzLPK5f/?lang=pt

OLIVEIRA, E. S. et al. Nível de atividade física e fatores relacionados em universitários da área da saúde: um estudo longitudinal. Journal of Physical Education, v. 32, 2022. https://www.scielo.br/j/jpe/a/MFY5t7JMMFYYnXPnZnmp4cj/

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Alerta Epidemiológico: Complicações de sequelas da Covid-19. OPAS/OMS: 12 de ago.2020. https://www.paho.org/bra/dmdocuments/covid-19-materiais-de-comunicacao-1/Alerta%20epidemiologico%20-%20Complicacoes%20e%20sequelas%20da%20COVID-19.pdf

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa sobre COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 05 abr. 2022.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Mapas de evidência sobre sequelas e reabilitação Pós-Covid-19: relatório completo. 2022. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/05/1366821/mapa-de-evidencias-covid-sequelas-relatorio-completo-30mar22.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde. A situação da enfermagem na Região das Américas. 2021. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/54504. Acesso em: 09 mar. 2022.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Orientação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Orientação provisória. 5 de junho de 2020. Brasília, D.F.: Organização Pan-Americana da Saúde, 2020. https://iris.paho.org/handle/10665.2/53101

OPAS-BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde. Dia Mundial da Saúde Mental: uma oportunidade para dar o pontapé inicial em uma grande escala de investimentos. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6263:dia-mundial-da-saude-mental-uma-oportunidade-para-dar-o-pontape-inicial-em-uma-grande-escala-de-investimentos&Itemid=839. Acesso em: 10 out. 2020.

OPAS-BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa - Transtornos mentais. Atualizado em abr. 2018. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5652:folha-informativa-transtornos-mentais&Itemid=839. Acesso em: 11 out. 2020.

PENG, Y. et al. A cross-sectional survey of knowledge, attitude and practice associated with COVID-19 among undergraduate students in China. BMC Public Health, v. 20, n. 1292, 2020. https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-020-09392-z

PENHA, J. R. L.; OLIVEIRA, C. C.; SOUSA, J. F. Prevalência de Transtornos Mentais Comuns e Fatores de Risco entre Universitários. Biomotriz, v. 14, n. 4, p. 102-113, 2020. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/235/238. Acesso em: 12 mar. 2022.

PEREIRA, M. D. et al. Transtornos mentais comuns e adaptação ao ensino remoto em acadêmicos de saúde na pandemia COVID-19. Revista Educar Mais, v. 6, p. 530-542, 2022. https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2835

PERINI, J. P.; DELANOGARE, E.; SOUZA, S. A. Transtornos mentais comuns e aspectos psicossociais em universitários do sul do Brasil. Revista de Ciências da Saúde, v. 31, n. 1, 2019. https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/8678

PINHEIRO, J. M. G. et al. Qualidade de vida, sintomas depressivos e psiquiátricos menores em estudantes de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020. https://www.scielo.br/j/reben/a/Pm5tvWXvptLhM3vRVLN6RkK/?lang=pt

PRADO, M. S. F. M. et al. Avaliação da Síndrome de Burnout entre estudantes do último ano de um curso de medicina do Brasil. Archives Health Sciences, v. 26, n. 1, p. 41-46, 2019. https://fi-admin.bvsalud.org/document/view/4h29t

PROG. Pró-Reitoria de Graduação. Cursos da UEMA. Disponível em: https://www.prog.uema.br/cursos-da-uema/#0. Acesso em: 15 jun. 2022.

PROGRAMA ENSINAR. Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão. Cursos Oferecidos por Município. Disponível em: https://www.ensinar.uema.br/?page_id=13. Acesso em: 15 jun. 2022.

RIBEIRO, I. B. S. et al. Transtorno mental comum e condição socioeconômica em adolescentes do Erica, Revista de Saúde Pública, v. 54, n. 4, São Paulo, 2020. https://www.scielo.br/j/rsp/a/PBkfsH9LydJq5KXtskkLKZr/?lang=pt

ROCHA, M. R. A.; MARIN, M. J. S.; SEDA, J. M. Fatores associados ao transtorno mental comum em trabalhadores de serviço de limpeza hospitalar. Revista Rene, v.20, Fortaleza, 2019. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1012944

ROCHA, S. R.; QUINTANA, S.M.; ROMÃO, G.S. Ensino remoto emergencial no contexto da pandemia da COVID-19. Femina, v. 48, n. 8, p.475-479, 2020. https://fi-admin.bvsalud.org/document/view/w99zj

RODRÍGUEZ-GÁZQUEZ, M. l. Á. Olá! Me escutam? Reflexão do ensino de enfermagem virtual em tempos de pandemia. Journal Health NPEPS, v. 5, n. 2, p. 8-10, 2020.

ROGERS, J. P. et al. Psychiatric and neuropsychiatric presentations associated with severe coronavirus infections: a systematic review and meta-analysis with comparison to the COVID-19 pandemic. The Lancet. Psychiatry, v.7, n. 7, p. 611–627, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(20)30203-0/fulltext. Acesso em: 12 out.2020.

SADOCK, B.J.; SADOCK, V.A.; RUIZ P. Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. Porto Alegre, RS: Artmed; p.1490, 2016. https://oitavaturmadepsicofm.files.wordpress.com/2019/03/compecc82ndio-de-psiquiatria-kaplan-e-sadock-2017.pdf

SANTOS, H. G. B. et al. Factores asociados a la presencia de ideación suicida entre universitarios1. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 25, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/PhmjVpP5Z86X8vkHgCdqz9D/?lang=pt. Acesso em: 09 mar. 2022.

SANTOS, L. M. The Relationship between the COVID-19 Pandemic and Nursing Students’ Sense of Belonging: The Experiences and Nursing Education Management of Pre-Service Nursing Professionals. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 16, 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32806697/

SENICATO, C.; AZEVEDO, R. C. S.; BARROS, M. B. A. Transtorno mental comum em mulheres adultas: identificando os segmentos mais vulneráveis. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 8, p. 2543- 2554, 2018. https://www.scielo.br/j/csc/a/rSxF9pjYHk5MwQ3xrvS5zcT/abstract/?lang=pt

SEQUEIRA, C. et al. The impact of the COVID‐19 pandemic on the mental health of Portuguese university students. International Journal of Mental Health Nursing, 2022. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/41927/1/Int%20J%20Mental%20Health%20Nurs%20-%202022%20-%20Sequeira%20-%20The%20impact%20of%20the%20COVID%E2%80%9019%20pandemic%20on%20the%20mental%20health%20of%20Portuguese.pdf

SIGAA. Sistema Integrada de Gestão de Atividades Acadêmicas. Consulta de Cursos – Graduação. Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Disponível em: https://sis.sig.uema.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=G&aba=p-ensino. Acessado em: 28 out. 2020.

SILVA, A. C. et al. Prevalência e fatores associados ao transtorno mental comum em assentados rurais. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas, v. 15, n.1, p. 23-31, 2019. https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/161506

SILVA, D.S.D. et al. Depression and risk of suicide in professional nursing: integrative review. Rev Esc Enferm USP, v. 49, n. 6, e1023-31, 2015. https://www.scielo.br/j/reeusp/a/D7Bd3ZsmQkq4FTQ5Cq8FnhP/?lang=en

SILVA, J.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 407–423, fev. 2021. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14238

SINGH, A.; HAYNES, M. The challenges of COVID-19 in nursing education: The time for faculty leadership training is now. Nurse Education in Practice, v. 47, p. 102831, 2020. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7335415/

SOARES, P. S; M.; MEUCCI, R. D. Epidemiologia dos transtornos mentais comuns entre mulheres na zona rural de Rio Grande, RS, Brasil. Ciência & saúde coletiva, v. 25, n. 8, p. 3087-3095, 2020. https://www.scielo.br/j/csc/a/9DDhWprfqGCvkR8Zj8CbFjw/?lang=pt

SOUSA, A. R. et al. Relação entre Transtornos Mentais Comuns e a ingestão dietética de universitários da área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4145-4152, 2021. https://www.scielo.br/j/csc/a/7SHgBdJ3zb73kbLtgWnWsRz/?lang=pt

SOUZA, A. S. R.; SOUZA, G. F. A.; PRACIANO, G. A. F. A saúde mental das mulheres em tempos da COVID-19. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 20, p. 659-661, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/jxZhPTbgdcGMYcCPYtqDfNx/?lang=pt. Acesso em: 11 mar. 2022.

SOUZA, A. S.; MIRANDA, K. L. S.; MARBACK, R. F. Sintomas depressivos e aspectos subjetivos associados à cefaleia do tipo primária. Interação em Psicologia, v. 23, n. 3, 2019. https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/51877

SOUZA, E. L. et al. Metodologia da pesquisa: aplicabilidade em trabalhos científicos na área da saúde [recurso eletrônico]. – 2. ed., rev. e ampl. – Natal, RN: EDUFRN, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27909

SOUZA, R. C. et al. O uso de antidepressivos em estudantes da área da saúde. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 40842-40852, 2021. https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/28588/22577#:~:text=%C3%89%20estimado%20que%20o%20uso,porcentagem%20pode%20ser%20maior%20em

TEIXEIRA, M. R.; DAHL, C. M. Recriando cotidianos possíveis: construção de estratégias de apoio entre docentes e estudantes de graduação em Terapia Ocupacional em tempos de pandemia. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, v. 4, n. 3, p. 509-518, 2020. https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/34425

TRAN, H. T.T. et al. Predictors of eHealth Literacy and Its Associations with Preventive Behaviors, Fear of COVID-19, Anxiety, and Depression among Undergraduate Nursing Students: A Cross-Sectional Survey. International journal of environmental research and public health, v. 19, n. 7, p. 3766, 2022. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35409448/

TREVISAN, E. R.; SOUZA, S. C. Prevalência de transtornos mentais comuns nos trabalhadores dos centros de atenção psicossocial álcool e drogas. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 9, p. 798-806, 2021. https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/5657

TROVÃO, C. J. B. M. Programas emergenciais e pandemia: impactos sobre a massa de renda e a desigualdade no Brasil a partir de um recorte macrorregional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 16, n. 4, 2020. https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5992

UEMA. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Portaria normativa n.º 71/2021 – GR/UEMA. São Luiz, 23 ag. 2021. Disponível em: https://www.prog.uema.br/wp-content/uploads/2016/05/Portaria-Normativa-n.%C2%BA-71-2021-GR-UEMA-Novo-Protocolo-Uema-Covid-19.pdf. Acesso em: 04 jun. 2022.

UEMA. Universidade Estadual do Maranhão. Painel UEMA da Covid-19. Sistema de Cadastro, acesso e monitoramento dos dados. Disponível em: https://painel-uema-covid19.serv-uema.com.br/index.php. Acesso em: 31 mar. 2022.

UEMA. Universidade Estadual do Maranhão. PPC – Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem. Colinas-MA, 2015. Disponível em: https://www.prog.uema.br/wp-content/uploads/2015/03/PPC-ENFERMAGEM-Colinas.protected.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

UEMA. Universidade Estadual do Maranhão. Resolução n.º 1446/2021 – CEPE/UEMA. Estabelece diretrizes educacionais para o ensino remoto nos cursos presenciais de graduação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em virtude da permanência da situação de excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2). Disponível em: https://www.prog.uema.br/wp-content/uploads/2016/05/CEPE-1446-2021.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.

UEMA. Universidade Estadual do Maranhão. Resolução nº. 1422/2020-CEPE/UEMA. Estabelece procedimentos e regras a serem adotados para retorno de estágio, aulas práticas, atividades de pesquisa realizadas por aluno de graduação e defesas de trabalho de conclusão de curso, no âmbito da Universidade Estadual do Maranhão, durante a pandemia da COVID-19. Cidade Universitária Paulo VI, São Luís-MA. 10 jul. 2020. https://www.prog.uema.br/wp-content/uploads/2014/03/Resoluc%CC%A7a%CC%83o-C-n.%C2%BA-1422-2020-CEPE-UEMA-estabelece-procedimentos-e-regras-a-serem-adotados-para-retorno-de-esta%CC%81gio-pra%CC%81ticas-e-defesa-TCC.pdf

UEMA. Universidade Estadual do Maranhão. UEMA disponibiliza acolhimento psicológico on-line para comunidade acadêmica. 2020. Disponível em: https://www.uema.br/2020/09/uema-disponibiliza-acolhimento-psicologico-on-line-para-comunidade-academica/. Acesso em: 08 mar. 2022.

VELOSO, L. U. P. et al. Ideação suicida em universitários da área da saúde: prevalência e fatores associados. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 40, 2019. https://www.scielo.br/j/rgenf/a/JttXRNsGZJGqtG3b4NnBZHS/?lang=pt

WANG, X. et al. Investigating Mental Health of US College Students During the COVID-19 Pandemic: Cross-Sectional Survey Study. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n.9, Sept. 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32897868/

WHO. World Health Organization. Depression and other common mental disorders: global health estimates. Geneva: WHO; 2017. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/254610/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf

WHO. World Health Organization. Director General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. Geneva: WHO; 2020. https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020

WHO. World Health Organization. Painel do WHO Coronavirus Disease (COVID-19). Atualização de dados 29/06/2022. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 30 jun. 2022.

ZHAO, B. et al. Novel Coronavirus (COVID-19) Knowledge, Precaution Practice, and Associated Depression Symptoms among University Students in Korea, China, and Japan. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n.18, 13 Sep. 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32933212/

Downloads

Publicado

12/12/2022

Como Citar

de Sousa, B. B. ., Lima, D. L. dos S. ., Lima da Silva, J. L., Tavares, G. M. L., Barbosa , K. S. ., & Nunes , G. A. G. . (2022). SINAIS E SINTOMAS DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122400. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2400