PROPEDÊUTICAS ASSERTIVAS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL, NA INSERÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA REALIZADO POR ENFERMEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2440

Palavras-chave:

Enfermagem. Cateterismo Venoso Central. Neonatologia.

Resumo

Este estudo tem como linha de pesquisa a educação em enfermagem e área predominante a enfermagem no cuidado à saúde da criança e do adolescente. Sabe- se que o Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP), em inglês Peripherally Inserted Central Catheter (PICC), é considerado de suma importância na assistência de enfermagem por apresentar diversos benefícios aos pacientes assistidos, principalmente aos neonatos. Este é um procedimento consideravelmente novo, advindo do avanço tecnológico na área da saúde e que, mediante respaldado da resolução COFEN nº 258/2001, pode ser executado por um enfermeiro a beira leito. Atualmente, estudos evidenciam que frequentemente ocorrem complicações devido à falta de qualificação profissional por parte dos enfermeiros e da equipe de enfermagem que geralmente faz o manuseio e manutenção do cateter. A partir desta premissa, emergiu-se como questão norteadora quais seriam as boas práticas e benefícios na utilização do Cateter Central de Inserção Periférica em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal pelo enfermeiro. Visto isto, tendo como objeto de pesquisa as práticas e benefícios relacionados à inserção e ao manuseio do PICC pelo Enfermeiro em UTI Neo, o objetivo geral deste trabalho é identificar, através da literatura, quais as práticas adequadas a serem utilizadas pelo enfermeiro na utilização e manejo do cateter PICC. Assim sendo, quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo revisão integrativa, de natureza básica, com base fundamentada por fontes secundárias.

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Biografia do Autor

Larissa Salles de Souza

Bacharel em Enfermagem . Universidade Estácio de Sá.

Ariane Muniz da Costa

Bacharel em Enfermagem. Universidade Estácio de Sá.

Leandro Barbosa Teixeira

Bacharel em Enfermagem pela Estácio de Sá. Especialização em Auditoria em Serviços de Enfermagem - Saúde pela UNYLEYA. Especialização em Docência em Enfermagem - Área de Conhecimento: Saúde pela UNYLEYA. Especialização em Controle de Infecção Hospitalar pela UNYLEYA. Especialista em UTI Pediátrica e Neonatal pela UNESA. MBA em Gestão e Logística Hospitalar pela UCAM. Especialização em Abordagem Multidisciplinar em Oncologia pela UCAM. Especialização em Saúde Pública e Vigilância Sanitária pela UCAM. Mestrado em Educação em Saúde pela UNESA (em andamento). Professor Titular das Disciplinas dos alunos da Graduação em Enfermagem, Orientador da Liga de Urgência e Emergência (LUENF) e Orientador dos alunos de Graduação em Enfermagem da Universidade Estácio de Sá Nova Iguaçu - RJ. Professor do Curso de Extensão em Preceptor de Estágio da Universidade Estácio de Sa.

Alexandro Alves Ribeiro

Professor Mestre em saúde da família, Especialista em saúde coletiva. Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

04/01/2023

Como Citar

de Souza, L. S., da Costa , A. M., Teixeira, L. B., & Ribeiro, A. A. (2023). PROPEDÊUTICAS ASSERTIVAS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL, NA INSERÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA REALIZADO POR ENFERMEIROS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412440. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2440