PROPEDÊUTICAS ASSERTIVAS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL, NA INSERÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA REALIZADO POR ENFERMEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2440

Palavras-chave:

Enfermagem. Cateterismo Venoso Central. Neonatologia.

Resumo

Este estudo tem como linha de pesquisa a educação em enfermagem e área predominante a enfermagem no cuidado à saúde da criança e do adolescente. Sabe- se que o Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP), em inglês Peripherally Inserted Central Catheter (PICC), é considerado de suma importância na assistência de enfermagem por apresentar diversos benefícios aos pacientes assistidos, principalmente aos neonatos. Este é um procedimento consideravelmente novo, advindo do avanço tecnológico na área da saúde e que, mediante respaldado da resolução COFEN nº 258/2001, pode ser executado por um enfermeiro a beira leito. Atualmente, estudos evidenciam que frequentemente ocorrem complicações devido à falta de qualificação profissional por parte dos enfermeiros e da equipe de enfermagem que geralmente faz o manuseio e manutenção do cateter. A partir desta premissa, emergiu-se como questão norteadora quais seriam as boas práticas e benefícios na utilização do Cateter Central de Inserção Periférica em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal pelo enfermeiro. Visto isto, tendo como objeto de pesquisa as práticas e benefícios relacionados à inserção e ao manuseio do PICC pelo Enfermeiro em UTI Neo, o objetivo geral deste trabalho é identificar, através da literatura, quais as práticas adequadas a serem utilizadas pelo enfermeiro na utilização e manejo do cateter PICC. Assim sendo, quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo revisão integrativa, de natureza básica, com base fundamentada por fontes secundárias.

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Biografia do Autor

  • Larissa Salles de Souza

    Bacharel em Enfermagem . Universidade Estácio de Sá.

  • Ariane Muniz da Costa

    Bacharel em Enfermagem. Universidade Estácio de Sá.

  • Leandro Barbosa Teixeira

    Bacharel em Enfermagem pela Estácio de Sá. Especialização em Auditoria em Serviços de Enfermagem - Saúde pela UNYLEYA. Especialização em Docência em Enfermagem - Área de Conhecimento: Saúde pela UNYLEYA. Especialização em Controle de Infecção Hospitalar pela UNYLEYA. Especialista em UTI Pediátrica e Neonatal pela UNESA. MBA em Gestão e Logística Hospitalar pela UCAM. Especialização em Abordagem Multidisciplinar em Oncologia pela UCAM. Especialização em Saúde Pública e Vigilância Sanitária pela UCAM. Mestrado em Educação em Saúde pela UNESA (em andamento). Professor Titular das Disciplinas dos alunos da Graduação em Enfermagem, Orientador da Liga de Urgência e Emergência (LUENF) e Orientador dos alunos de Graduação em Enfermagem da Universidade Estácio de Sá Nova Iguaçu - RJ. Professor do Curso de Extensão em Preceptor de Estágio da Universidade Estácio de Sa.

  • Alexandro Alves Ribeiro

    Professor Mestre em saúde da família, Especialista em saúde coletiva. Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

04/01/2023

Como Citar

PROPEDÊUTICAS ASSERTIVAS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL, NA INSERÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA REALIZADO POR ENFERMEIROS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412440. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2440