ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2476

Palavras-chave:

Colo do Útero; Educação em Saúde; Neoplasias.

Resumo

Introdução: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo uterino (CCU) conhecido também como câncer cervical, é caracterizado por corresponder cerca de 20% de todos os tipos de câncer em mulheres e o terceiro de maior acometimento, sendo um problema de saúde pública em países em desenvolvimento. Objetivo: identificar quais as principais estratégias utilizadas pelos profissionais da saúde para prevenção do CCU. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF, MEDLINE e Google Acadêmico. Com recorte temporal de 2018 a 2022.  Análise de dados e discussão de resultados: O CCU é uma doença persistente desenvolvida em sua maioria pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Essa doença possui desenvolvimento lento, que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento e secreção vaginal anormal e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados. Conclusão: Conclui-se que apesar de ainda se ter resistência por parte de muitas mulheres em fazer o exame preventivo devido ao desconhecimento, constrangimento ou mesmo o medo do diagnóstico positivo para o câncer, compete ao enfermeiro um papel fundamental quando se fala sobre educação em saúde, contribuindo para assegurar uma melhor prática da Sistematização da Assistência da Enfermagem (SAE), além de estimular a educação em saúde, realizando a promoção e prevenção.

 

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Biografia do Autor

Beatriz Miguel dos Santos, Universidade Iguaçu

Acadêmica do 7º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. 

Daniele Paulina Luiz da Silva

Acadêmica do 7º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. 

Evellyn Barbosa Guenodi, Universidade Iguaçu

Acadêmica do 7º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. 

Leticia Nascimento dos Reis Esteves, Universidade Iguaçu

Acadêmica do 7º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. 

Francis Wallace Gonçalves Teixeira , Universidade Iguaçu

Acadêmico do 7º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu. 

Érica Motta Moreira de Souza

Universidade Iguaçu (UNIG).

 

Wanderson Alves Ribeiro , Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Pós-Graduado em Alta Complexidade com ênfase em CTI (UNIGRANRIO); Saúde da Família (UNIRIO); Informática em Saúde (UNIFESP); Nefrologia Multidisciplinar (UFMA); Pediatria e Neonatologia (FAVENI); Enfermagem em Oncologia (IBRA); Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ); Enfermagem em Estomaterapia (UERJ). Docente do Curso de Graduação em enfermagem e Pós-graduação em Enfermagem em Obstetrícia; CTI e Emergência; Neonatologia e Pediatria da Universidade Iguaçu. 

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Publicado

12/01/2023

Como Citar

Miguel dos Santos, B. ., Paulina Luiz da Silva, D. ., Barbosa Guenodi, E. ., Nascimento dos Reis Esteves, L. ., Gonçalves Teixeira , F. W. ., Motta Moreira de Souza, Érica ., & Alves Ribeiro , W. (2023). ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412476. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2476