DEFLUÊNCIA MIDIÁTICA NA PERCEPÇÃO DA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES

Autores

  • Francisco Carlos Barbosa dos Santos
  • Erick Vitor de Araujo Cezario
  • Gabriel Forti Feliciano
  • Luana Ferreira Fedele
  • Luara Rhana Domingos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2495

Palavras-chave:

fake news, redes sociais, desinformação

Resumo

Desde o fim da década de 70, quando foi iniciado o processo e a invenção das redes sociais digitais, até os dias atuais, houve uma aderência constante e crescente dessas redes, que atualmente acumulam mais de três bilhões de usuários. Pelo ininterrupto fluxo de informações e consequente dinamismo presente nas redes sociais, grande parte de seus usuários não as usam apenas como forma de socialização, mas também como forma de consulta de dados (das mais diversas áreas do conhecimento) e como um espaço aberto para a expressão de suas crenças e ideias. Porém, apesar das qualidades em relação ao maior acesso ao conhecimento (dada a quantia de usuários de redes sociais e a informalidade presente nestas) e da liberdade de expressão possibilitados pelas redes, há um palco muito grande para a difusão de notícias e postagens falsas, o que implica na questão do crescimento do ciclo de desinformação e no processo de compartilhamento de notícias de cunho falso. Este artigo fez um levantamento sistemático, por meio da base de artigos e periódicos web of science e, posteriormente, uma análise dos artigos relevantes (fator de impacto e citação) procurando entender o conceito de defluência midiática e os fatores que levam as pessoas a aceitarem certas inverdades, mesmo quando são apresentadas aos fatos corretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Barbosa dos Santos

Universidade Alves Faria

Erick Vitor de Araujo Cezario

Graduando em Lazer e Turismo – Universidade de São Paulo

Gabriel Forti Feliciano

Graduando em Educação Física e Saúde – Universidade de São Paulo

Luana Ferreira Fedele

Graduanda em Biotecnologia – Universidade de São Paulo

Luara Rhana Domingos da Silva

Graduanda em Biotecnologia – Universidade de São Paulo

Referências

AFONSO, Alexandre Soares; CPF:14869915804; HTTP://BUSCATEXTUAL.CNPQ.BR/BUSCATEXTUAL/VISUALIZACV.DO?ID=K4293693E2. Uma análise da utilização das redes sociais em ambientes corporativos. [S. l.], 2010. Disponível em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/18269.

ALVES, Alessandra; BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Influências e barreiras ao compartilhamento da informação: uma perspectiva teórica. Ciência da Informação, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 115–128, 2010. DOI: 10.1590/s0100-19652010000200010.

AMARAL, Ana Laura Pereira; MELO, Jose Airton Mendonça. A importância das mídias sociais para o marketing de relacionamento. Negócios em Projeção, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 17–30, 2016. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao1/article/viewFile/646/627.

AMERICAN, Scientific; AMERICA, Nature; AMERICAN, Scientific. Darwin ’ s Influence on Modern Thought Author ( s ): Ernst Mayr Source : Scientific American , Vol . 283 , No . 1 ( JULY 2000 ), pp . 78-83 Published by : Scientific American , a division of Nature America , Inc . Stable URL : https://www.jstor.org/stable. [S. l.], v. 283, n. 1, p. 78–83, 2000.

BAILO, Francesco; MEESE, James; HURCOMBE, Edward. The Institutional Impacts of Algorithmic Distribution: Facebook and the Australian News Media. Social Media + Society, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 205630512110249, 2021. DOI: 10.1177/20563051211024963.

BORDENAVE, J. O que é comunicação. Editora Brasiliense. São Paulo, 1982.

CARDOSO, T., ALARCÃO, I. & CELORICO, J. Revisão da literatura e sistematização do conhecimento. Porto: Porto Editora.

CARVALHO, Wellington; GUIMARÃES, Ádria Silva. Desinformação, Negacionismo e Automedicação: a relação da população com as drogas “milagrosas” em meio à pandemia da COVID-19. InterAmerican Journal of Medicine and Health, [S. l.], v. 3, p. 0–3, 2020. DOI: 10.31005/iajmh.v3i0.147.

DIFONZO N, BECKSTEAD J W, STUPAK N, WALDERS K. Validity judgments of rumors heard multiple times: the shape of the truth effect. Social Influence, 2016.

EVANS, J. S. B. T., & FRANKISH, K. (2009). In two minds: Dual processes and beyond. Oxford University Press.

FISKE, S. T., & TAYLOR, S. E. (2008). Social cognition: From brains to culture (1 ed.). New York: McGraw-Hill.

GONÇALVES, Hortência de Abreu; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz; NASCIMENTO, Kathia Cilene Santos. Revisão Sistemática e metanálise: níveis de evidência e validade científica. Revista Eletrónica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 193–211, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/197150437.pdf.

GUO, Bin; DING, Yasan; SUN, Yueheng; MA, Shuai; LI, Ke; YU, Zhiwen. The mass, fake news, and cognition security. Frontiers of Computer Science, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–10, 2021. DOI: 10.1007/s11704-020-9256-0.

HODAS, Nathan O.; BUTNER, Ryan; CORLEY, Court; LOUIS, St. How a user ’ s personality influences content engagement in social media. [S. l.], [s.d.].

LAZER, David M. J. et al. The science of fake news. Science, [S. l.], v. 359, n. 6380, p. 1094–1096, 2018. DOI: 10.1126/science.aao2998.

LEWANDOWSKY, Stephan; ECKER, Ullrich K. H.; SEIFERT, Colleen M.; SCHWARZ, Norbert; COOK, John. Misinformation and Its Correction: Continued Influence and Successful Debiasing. Psychological Science in the Public Interest, Supplement, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 106–131, 2012. DOI: 10.1177/1529100612451018.

LI, Ruohan; SUH, Ayoung. Factors Influencing Information credibility on Social Media Platforms: Evidence from Facebook Pages. Procedia Computer Science, [S. l.], v. 72, p. 314–328, 2015. DOI: 10.1016/j.procs.2015.12.146. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2015.12.146.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais - aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 71–81, 2001. DOI: 10.1590/s0100-19652001000100009.

MASSARO, Dominic W.; PETTY, Richard E.; CACIOPPO, John T. Communication and Persuasion: Central and Peripheral Routes to Attitude Change. [s.l: s.n.]. v. 101 DOI: 10.2307/1422805.

NADAREVIC, Lena; REBER, Rolf; HELMECKE, Anne Josephine; KÖSE, Dilara. Perceived truth of statements and simulated social media postings: an experimental investigation of source credibility, repeated exposure, and presentation format. Cognitive Research: Principles and Implications, [S. l.], v. 5, n. 1, 2020. DOI: 10.1186/s41235-020-00251-4. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41235-020-00251-4.

NATIONAL SCIENCE FOUNDATION; NATIONAL CENTER FOR EDUCATION STATISTICS. Science and Engineering Indicators: Higher Education in Science and Engineering. National Science Foundation, [S. l.], 2019. Disponível em: https://ncses.nsf.gov/pubs/nsb20197.

OLIVEIRA, Edenilton L.; LIMA, Clodoaldo A. M.; PERES, Sarajane M. Fusão de face e forma de andar para reconhecimento biométrico: Revisão sistemática de literatura. SBSI 2016 - 12th Brazilian Symposium on Information Systems: Information Systems in the Cloud Computing Era, Proceedings, [S. l.], p. 108–115, 2016. DOI: 10.5753/sbsi.2016.5952.

PENNYCOOK, Gordon; CANNON, Tyrone D.; RAND, David G. Supplemental Material for Prior Exposure Increases Perceived Accuracy of Fake News. Journal of Experimental Psychology: General, [S. l.], v. 147, n. 12, p. 1865–1880, 2018. DOI: 10.1037/xge0000465.supp.

PERLES, João Batista. Comunicação: conceitos, fundamentos e história. … -conceitos-fundamentos-historia. pdf. Acesso em junho …, [S. l.], p. 1–17, 2007. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/perles-joao-comunicacao-conceitos-fundamentos-historia.pdf.

PROCTER, Rob; VIS, Farida; VOSS, Alex. Reading the riots on Twitter: Methodological innovation for the analysis of big data. International Journal of Social Research Methodology, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 197–214, 2013. DOI: 10.1080/13645579.2013.774172.

RUTHS, Derek. Social science: The misinformation machine. Science, [S. l.], v. 363, n. 6425, p. 348, 2019. DOI: 10.1126/science.aaw1315.

SAMPAIO, RF; MANCINI, MC. Estudos de Revisão Sistemática: Um Guia Para Síntese Criteriosa da Evidência Científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SCHEUFELE, Dietram A.; KRAUSE, Nicole M. Science audiences, misinformation, and fake news. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, [S. l.], v. 116, n. 16, p. 7662–7669, 2019. DOI: 10.1073/pnas.1805871115.

TOLMIE, Peter; PROCTER, Rob; ROUNCEFIELD, Mark; LIAKATA, Maria; ZUBIAGA, Arkaitz. Microblog Analysis as a Program of Work. ACM Transactions on Social Computing, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–40, 2018. DOI: 10.1145/3162956.

TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber do marketing e não tinha a quem perguntar. [s.l: s.n.].

VENKATRAMAN, Anand; MUKHIJA, Dhruvika; KUMAR, Nilay; NAGPAL, Sajan Jiv Singh. Zika virus misinformation on the internet. Travel Medicine and Infectious Disease, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 421–422, 2016. DOI: 10.1016/j.tmaid.2016.05.018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.tmaid.2016.05.018.

VERCESI, A.; HOGAN, D.; CHAMBOULEYRON, I.; MARTINEZ, J. Os desafios da pesquisa no Brasil. Caderno Temático, Suplemento do Jornal da Unicamp, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 1–4, 2002.

WALTZ, Mitzi. Autism: A social and medical history. Autism: A Social and Medical History, [S. l.], p. 1–188, 2013. DOI: 10.1057/9781137328533.

WEBB, Helena; BURNAP, Pete; PROCTER, Rob; RANA, Omer; STAHL, Bernd Carsten; WILLIAMS, Matthew; HOUSLEY, William; EDWARDS, Adam; JIROTKA, Marina. Digital wildfires: Propagation, verification, regulation, and responsible innovation. ACM Transactions on Information Systems, [S. l.], v. 34, n. 3, 2016. DOI: 10.1145/2893478.

WELCH, Vivian; BRAND, Kevin; KRISTJANSSON, Elizabeth; SMYLIE, Janet; WELLS, George; TUGWELL, Peter. Systematic reviews need to consider applicability to disadvantaged populations: Inter-rater agreement for a health equity plausibility algorithm. BMC Medical Research Methodology, [S. l.], v. 12, p. 1–9, 2012. DOI: 10.1186/1471-2288-12-187.

ZUBIAGA, Arkaitz; AKER, Ahmet; BONTCHEVA, Kalina; LIAKATA, Maria; PROCTER, Rob. Detection and resolution of rumours in social media: A survey. ACM Computing Surveys, [S. l.], v. 51, n. 2, 2018. DOI: 10.1145/3161603.

Downloads

Publicado

02/01/2023

Como Citar

Barbosa dos Santos, F. C., de Araujo Cezario, E. V., Forti Feliciano, G. ., Ferreira Fedele, L. ., & Domingos da Silva, L. R. (2023). DEFLUÊNCIA MIDIÁTICA NA PERCEPÇÃO DA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412495. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2495