A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2507

Palavras-chave:

Ludicidade, Ensino e aprendizagem, Jogos e Brincadeiras

Resumo

O presente estudo ressalta a importância do lúdico como uma ferramenta para auxiliar no cotidiano escolar, o professor que busca um meio para melhorar o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil e, consequentemente, projetar para essas crianças um futuro mais promissor nas próximas fases da educação e da vida. Com bases acadêmicas e consultas a diferentes sites na internet, livros e artigos, propôs-se um trabalho contínuo de leitura e interpretação, em que se destaca a importância do brincar nesta fase da educação. A brincadeira e os jogos lúdicos como proposta pedagógica se tornam recursos fundamentais para compreender as relações que a criança estabelece com o mundo e consigo mesmo. A perspectiva desse trabalho é conscientizar o professor e contribuir com algumas propostas de atividades para serem trabalhadas em sala de aula baseadas no desenvolvimento de algumas habilidades específicas, demonstrando a ludicidade na instituição escolar como um instrumento pedagógico auxiliar do professor. Concluiu-se que, brincando, a criança tem a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo sem se perder a objetividade da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ijosiel Mendes

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestre em Matemática (UNESP). 

Adriana Magrini Costa Almeida

Graduada em  Pedagogia da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI.

Any Caroline de Sousa Rodrigues

Graduada em  Pedagogia da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI.

Elimeire Alves de Oliveira

Faculdade Futura

Melka Carolina Catelan Faria

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade e Docente e Coordenadora dos Estágios da Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI. Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo   FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI Graduada em Matemática (UNESP). Graduada em Pedagogia ( CESC) Mestre em Matemática (UNESP). 

Kelly Brambilla Kolano Nicolau

Docente  do Curso de Pedagogia na Faculdade FUTURA- GRUPO EDUCACIONAL FAVENI.  Graduada em Administração de Empresas (Faculdades Integradas Toledo de Araçatuba). Graduada em Letras (Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível). Graduação em Pedagogia  (Faculdades Integradas Urubupungá) Licenciada em Ciências Sociais (Universidade Metropolitana de Santos). Pós-graduação "Lato Sensu" em Gestão de Marketing e Recursos Humanos ( Centro Universitário de Votuporanga). Mestrado em Letras (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Referências

ALMEIDA, Pablo Nunes. Educação lúdica - brincadeiras e jogos populares. V 2. São Paulo: Edições Loyola,2014.

ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Rio de Janeiro:ed.Vozes-Petrópolis,1999.

BARBOSA ,G. Ideia Criativa. Disponível em: http://dibujosideiacriativa.blogspot.com.br/2011/10/criancas-brincando-de-roda-pra-colorir.html. Acessado em: Out. 2017

BRASIL Escola. O brincar na sala de aula. Disponível em www.brasilescola.com.br Acesso em: Set. 2020.

CHATEAU, JEAN. O jogo e a criança. São Paulo:Summus,1984.

COLETO, Daniela, 2010. Revista Conteúdo: A importância da Arte para a formação da criança. Disponível em: http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/35/34 Acessado em: Nov. 2017.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

LIMA, Heloisa. Estudando a Criança Pequena. Disponível em:http://criancapequenina.blogspot.com.br/2016/02/hora-da-roda-de-conversa.html Acessado em: Out. 2021

LIMA, Roberta. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Disponível em http:/ www.terapiadacrianca.com.br. Acesso em: Out. 2020.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna, Coletânea Educação e Ludicidade – Ensaios 02, GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA, pág. 22 a 60. Educação e Ludicidade. Ensaios, Salvador, Bahia, n.02, p. 22-60, 2002.

MIRANDA, Simão. Oficina da ludicidade na escola. Campinas: Papirus,2013.

RAMOS, José Ricardo da Silva. Dinâmicas, brincadeiras e jogos educativos. Rio de Janeiro: DPA, 2003.

ROCHA, E. Brincadeira de Criança. Disponível em:http://brincadeirakids.blogspot.com.br/2010/11/amarelinha.html Acessado em: Out. 2017

SARTORE, J. Atividades lúdicas estimulam o cérebro a aprender por tentativa e erro e a lidar com os futuros estresses da vida adulta. Disponível em: https://hospitaljoaoevangelista.wordpress.com/2012/06/02/atividades-ludicas-estimulam-o-cerebro-a-aprender-por-tentativa-e-erro-e-a-lidar-com-os-futuros-estresses-da-vida-adulta/. Acessado em SET. 2020.

SCHLESENER, A. H. Mímesis e infância: observações acerca da educação a partir de Walter Benjamin.2009. Disponivel em https://www.researchgate.net/profile/Anita-Schlesener/publication/237764048_Mimesis_e_infancia_observacoes_acerca_da_educacao_a_partir_de_Walter_Benjamin/links/5900ac4faca2725bd71f39b3/Mimesis-e-infancia-observacoes-acerca-da-educacao-a-partir-de-Walter-Benjamin.pdf. Acesso em Dez. 2022.

SEVERINO, A. J,1941. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed.rev.e atualizada-São Paulo: Cortez,2007.

VYGOTSKY, LS. A formação social da mente. 6. ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

23/12/2022

Como Citar

Mendes, I., Magrini Costa Almeida , A., de Sousa Rodrigues , A. C. ., Alves de Oliveira, E., Catelan Faria, M. C. ., & Brambilla Kolano Nicolau, K. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122507. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2507