AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA - ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SEBASTIÃO AUGUSTO LOUREIRO FIHO, MANAUS-AM / BRASIL

Autores

  • Mackson Azevedo Mafra

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2514

Palavras-chave:

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ensino Médio.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo geral analisar como as políticas públicas de inclusão – no que tange ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) – são colocadas em prática no atendimento aos alunos PcD do ensino médio da Escola Estadual Professor Sebastiao Augusto Loureiro Filho, município de Manaus – Estado do Amazonas, Brasil. A investigação objetivou trazer uma discursão teórica sobre a legislação que norteia como deve ocorrer, na prática, o processo de inclusão de alunos PcD no ensino público regular. Buscou-se também mostrar como os docentes da escola pesquisada estão familiarizados com a base legal e o que está acontecendo, na prática, na unidade investigada. Participaram da pesquisa 07 (sete) professores do ensino médio que se dispuseram a participar da pesquisa, das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, Educação Física e Língua Inglesa. Os descritores da dissertação foram: Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado Ensino Médio, que retratam a abordagem da pesquisa qualitativa, na qual se toma o método dialético na condução deste artigo, cujo objetivo foi fazer uma relação dinâmica entre o sujeito e o objeto no processo de conhecimento, e valorizar o observado e o observador, o todo e a parte.  A coleta de dados ocorreu entre os meses de fevereiro a maio do ano de 2020. Os resultados apontaram que, embora os professores entendam o conceito de inclusão escolar, a própria Unidade Escolar dispõe de poucos recursos para o atendimento dos alunos do ensino médio que necessitam de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mackson Azevedo Mafra

Professor Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas – CSTB; especialista em: Conservação dos Recursos Naturais, pela Universidade do Estado do Amazonas – CSTB. Mestre em Ciência da Educação pela Universidad De La Integración De Las Américas – UNIDA/PY. Doutorando em Ciência da Educação pela Universidad De La Integración De Las Américas – UNIDA/PY.

 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Disponível em: http://www.planalto.gov.br (Acesso em 10 de abril 2021).

______. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 25 out. 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br (Acesso em abril de 2021).

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

_______. CNE/CEB. Parecer nº 13, de 03 de junho de 2009. Diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade de Educação Especial. Brasília. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, de 24 de setembro de 2009. Seção 1, p 13.

______. MEC/SEESP. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007.

______. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual / - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar), 2010. v. 2.

BAPTISTA, Cláudio Roberto et al (Org.). Inclusão e escolarização. Porto Alegre:

Mediação, 2016.

BUCCIO, M. I.; BUCCIO, P. A. Educação especial: uma história em construção. Curitiba: Ibpex, 2012.

CAMELO, A. I. F. Educação inclusiva: uma visão sobre as necessidades dos docentes. In: MARTINS, L. A. R. (Org.). Escola inclusiva: pesquisa, reflexões e desafios. João Pessoa: Ideia, 2015.

CARVALHO, R. Educação inclusiva: com os pingos nos "is". Porto Alegre: Mediação, 2014

COSTA, A. Metodologia Científica. Mafra: Nosde, 2019.

FERNANDES, Catarina Costa. A educação na contemporaneidade: Entre o dito e o feito. Mafra: Nitran, 2018.

_____. Metodologia da pesquisa em Educação. Mafra: Nitran, 2020.

FETTBACK, Carin. Uma contribuição ao estudo das relações entre família e escola Atendimento especializado (AEE) no contexto da educação especial no contexto da educação inclusiva: uma experiência na rede municipal de Joinville (SC). Dissertação de Mestrado. Universidade da Região de Joinville (Univille). Joinville, 2014. Disponível em: www.univille.edu.br (Acesso março de 2021).

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GAIO, R.; MENEGHETTI, R. G. K. Caminhos pedagógicos da Educação Especial. Petrópolis: Vozes, 2014.

GLAT, Rosana. A Integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2013.

JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 7ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

GAIO, R.; MENEGHETTI, R. G. K. Caminhos pedagógicos da Educação Especial. Petrópolis: Vozes, 2014.

GLAT, Rosana. A Integração social dos portadores de deficiências: uma reflexão. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2013.

JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 7ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

KASSAR, M. de C. M. Percursos da Constituição de uma Política Brasileira de Educação Especial Inclusiva. Revista Brasileira Educação Especial. Marília, v.17, p.41-58, maio-ago., 2016. Edição Especial.

MARTINS, J. S. Exclusão social e a nova desigualdade. 2.ª ed. São Paulo:

Paulus, 2010.

MAZZOTTA, M J. Deficiência, educação escolar e necessidades especiais: reflexões sobre inclusão socioeducacional. São Paulo: Editora Mackenzie, 2010

MENDES, E. G. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: PALHARES, M. S.; MARINS, S. C. F. (Orgs) Escola Inclusiva. São Carlos: UFSCAR, 2018.

PRADO, Caio Jr. Dialética do Conhecimento. Brasília: Brasiliense, 2010.

SAMPIERI, R. H. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Penso, 2013.

SILVA, Tatiana Schmitz da. O Processo de Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Colégio Anglo-Americano de Foz Do Iguaçu - PR: Um Olhar. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidad San Lorenzo. San Lorenzo. República Del Paraguay. PY, 2019.

STAINBACK, S.; STAINBACH, W. Inclusão: um guia para educadores. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2015.

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Azevedo Mafra, M. (2022). AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA - ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SEBASTIÃO AUGUSTO LOUREIRO FIHO, MANAUS-AM / BRASIL . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122514. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2514