USO DE MICROFILTRAÇÃO NO TRATAMENTO PARA REUSO DO EFLUENTE DE MARMORARIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2516Palavras-chave:
Efluente, Marmoraria, Microfiltração, ReusoResumo
No processamento de rochas em marmorarias, é utilizada grande quantidade de água, assim, vê-se a necessidade de encontrar técnicas de reuso para este efluente gerado nas indústrias. Este trabalho analisa a viabilidade do uso de microfiltração como pós tratamento da decantação para o reuso do efluente de uma indústria de mármores do interior do Rio Grande do Sul. O sistema formado de membrana fibra oca utilizada com diferentes pressões e tempo de detenção hidráulica e do fluxo de permeado utilizando ou não a retrolavagem. Foram monitorados turbidez, cor, sólidos suspensos totais, sólidos sedimentáveis, DQO e pH. O aumento da pressão aumentou o fluxo de permeado, mas compactou mais resíduo na membrana, a diferença de tempo de TDH foi determinante para o aumento de fluxo de permeado, tornando o processo viável. O processo de microfiltração associado à uma decantação eficiente produz permeado de qualidade, que pode ser utilizado industrialmente.
Downloads
Referências
CAMPOS, A. R. et al. Resíduos: tratamento e aplicações industriais. In: Vidal, W. F. H., AZEVEDO, H. C. A. e CASTRO, N. F. Tecnologia de rochas ornamentais: pesquisa, lavra e beneficiamento. Rio de Janeiro: CETEM (Centro de Tecnologia Mineral) e MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), 2014. p. 431-492
FIESP; CIESP; Conservação e Reuso de água; Manual de orientação para o Setor Industrial; Volume 1; São Paulo; ano 2005; disponível em https://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/ ; acesso em 22/08/2020.
FIORESE, Caio Henrique Ungarato. et al. Gerenciamento de efluentes e da água consumida na indústria de beneficiamento de mármore e granito: estudo de caso. Brazilian Journal of Development, vol 5, n 8, 2019.
LAGEMANN, F.E.H.; Reuso de efluente de marmoraria: Estudo e proposta de modificação do sistema de tratamento de efluentes; Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade de Passo Fundo para conclusão do curso de Engenharia Ambiental, Rio Grande do Sul; 2011.
MARQUES, Caio Rodrigues. et al. Avaliação da gestão de resíduos gerados em marmoraria: estudo de caso aplicado em Maringá. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, 24 ed. Agosto, 2020.
MODOLO, R. C. E.; BRAGANÇA, H. B. N.; FIALHO, M. L.; MACIEL, E. F. Critérios a serem adotados na adequação de áreas para depósitos de lama do beneficiamento de rochas ornamentais do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES/Brasil). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 181-200, out./dez. 2017.
MOTTA, Marcelle Barbosa. ESTUDO DE CASO DO REUSO DE ÁGUA COMO UMA ALTERNATIVA À ESCASSEZ HÍDRICA EM UMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA. 2022. Trabalho de Conclusçao de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal Fluminense, Escola de Engenharia, Niterói,2022, [S. l.], 2022.
NEVES, Thiane Lopes das. Avaliação sobre o lixo: Reutilização da água de tratamento de efluente na indústria cervejeira por filtração com membrana: uma revisão. 2021. 43 f. Monografia (Tecnólogo em Processos Químicos) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021.
RATIER, Cristiane. Mecanismos para promoção do reúso de água nas indústrias das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Pr): Dissertação de Mestrado em Tecnologia e Sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2017.
SAKURAI, Karen Sayuri Ito. Et al. Pós –tratamento de efluente de indústria de papel e celulose empregando membranas de microfiltração e ultrafiltração combinadas com o processo foto-fenton. Revista Scientia Forestalis, v. 44, n 112, p. 937-945, 2016.
SANTOS, Jeferson dos. Caracterização de resíduos de rochas ornamentais: aplicação de conceitos mecanoquímicos. Dissertação de mestrado em físico-química. Universidade Federal de Campinas. Campinas, 2016.
SILVEIRA, Ramiris Petrilho, et al. Tratamento de efluentes da indústria de rochas ornamentais: uma abordagem bibliométrica. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v.4, n.1, p:42-59, jan/jun 2017.
TASAICO, D.E.O; Desenvolvimento de Processos Compactos para o Tratamento das Águas Residuárias da Indústria do Mármore e Granito; Dissertação de Pós-Graduação – Universidade Federal do Espirito Santo, 2007.
ZORZO, M.E; Hidrociclone na remoção de sólidos suspensos de efluente de marmoraria: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade de Passo Fundo para conclusão do curso de Engenharia Ambiental, Rio Grande do Sul; 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.