O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO LIXO DO HOSPITAL CENTRAL DO HUAMBO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2524Palavras-chave:
Lixo Hospitalar. Descarte. Impacto. Incineração.Resumo
Os resíduos hospitalares são os restos oriundos das relações entre pacientes e profissionais de saúde, sejam elas ao nível intra-hospitalar e extra-hospitalar e constituem um sério problema para a população, pois o descarte incorreto destes ocasiona impactos muitas vezes irreversíveis as pessoas em termos de enfermidades. O presente estudo tem como objetivo ressaltar os efeitos deletérios que o lixo do Hospital Central do Huambo pode ocasionar ao meio ambiente, ecossistemas e toda a biosfera. Este estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, desenvolvido no Instituto Superior da Caála, em Angola. São classificados também conforme a origem: provenientes da relação paciente profissional de saúde, do hospital central do Huambo. Os lixos podem também ser orgânicos ou inorgânicos e seu destino é o foco principal dos problemas actuais e a reciclagem representa uma das alternativas mais importantes para tentar inibir os diversos depósitos de lixo no Huambo. Conclui-se que o descarte correto do lixo hospitalar é necessário para diminuir o impacto negativo a população e a contaminação com doenças. O Hospital Central do Huambo deve formular um plano de gestão de acordo com as características de cada serviço prestado, contemplando os recursos disponíveis e o pessoal necessário para a sua realização.
Downloads
Referências
- CENTENARO, WOLNEI LUIZ AMADO. Ecogerenciamento de resíduos de serviços de saúde na microrregião geográfica de erechim rio grande do sul. 2011. 120 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ecologia, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, 2011.
- LIVEIRA, MARCONI GOMES. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde entre o discurso e a prática- estudo de casos e pesquisa- ação no Acre. 2011. 178 f. Tese (Doutorado) - Curso de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2011.
- VIEIRA, RODRIGUES, PICOLI. Gestão ambiental e resíduos hospitalares: uma análise sobre a legislação e a viabilidade de implantação dos ecocentros e ecte no distrito federal, 2013. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental.
- CAFURE, V. A. Os resíduos de serviço de saúde e seus impactos ambientais: uma revisão bibliográfica. Coleção de revistas e artigos científicos ScieLo. MSjul/dez. 2015
- CAMARGO, M. E. et al. Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde: um estudo sobre o gerenciamento. Scientia Plena, v. 5, n. 7, p. 1-14, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.