O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO LIXO DO HOSPITAL CENTRAL DO HUAMBO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2524

Palavras-chave:

Lixo Hospitalar. Descarte. Impacto. Incineração.

Resumo

Os resíduos hospitalares são os restos oriundos das relações entre pacientes e profissionais de saúde, sejam elas ao nível intra-hospitalar e extra-hospitalar e constituem um sério problema para a população, pois o descarte incorreto destes ocasiona impactos muitas vezes irreversíveis as pessoas em termos de enfermidades. O presente estudo tem como objetivo ressaltar os efeitos deletérios que o lixo do Hospital Central do Huambo pode ocasionar ao meio ambiente, ecossistemas e toda a biosfera. Este estudo foi realizado por meio de um levantamento bibliográfico, desenvolvido no Instituto Superior da Caála, em Angola. São classificados também conforme a origem: provenientes da relação paciente profissional de saúde, do hospital central do Huambo. Os lixos podem também ser orgânicos ou inorgânicos e seu destino é o foco principal dos problemas actuais e a reciclagem representa uma das alternativas mais importantes para tentar inibir os diversos depósitos de lixo no Huambo. Conclui-se que o descarte correto do lixo hospitalar é necessário para diminuir o impacto negativo a população e a contaminação com doenças. O Hospital Central do Huambo deve formular um plano de gestão de acordo com as características de cada serviço prestado, contemplando os recursos disponíveis e o pessoal necessário para a sua realização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando António Chimaqui

Professor Mestre do ISPCaala- Dep:Enfermagem.

 

Justino Milton Samahina Elavoco

Professor Licenciado do ISPCaála-Dep: CFAC.

Rodrigues Cinco-Reis Domingos

Professor Licenciado do ISPCaála-Dep:Enfermagem.

Referências

- CENTENARO, WOLNEI LUIZ AMADO. Ecogerenciamento de resíduos de serviços de saúde na microrregião geográfica de erechim rio grande do sul. 2011. 120 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ecologia, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, 2011.

- LIVEIRA, MARCONI GOMES. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde entre o discurso e a prática- estudo de casos e pesquisa- ação no Acre. 2011. 178 f. Tese (Doutorado) - Curso de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2011.

- VIEIRA, RODRIGUES, PICOLI. Gestão ambiental e resíduos hospitalares: uma análise sobre a legislação e a viabilidade de implantação dos ecocentros e ecte no distrito federal, 2013. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental.

- CAFURE, V. A. Os resíduos de serviço de saúde e seus impactos ambientais: uma revisão bibliográfica. Coleção de revistas e artigos científicos ScieLo. MSjul/dez. 2015

- CAMARGO, M. E. et al. Resíduos Sólidos de Serviço de Saúde: um estudo sobre o gerenciamento. Scientia Plena, v. 5, n. 7, p. 1-14, 2009.

Downloads

Publicado

29/12/2022

Como Citar

Chimaqui, O. A., Samahina Elavoco, J. M. ., & Cinco-Reis Domingos, R. . (2022). O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO LIXO DO HOSPITAL CENTRAL DO HUAMBO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412524. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2524