INFLUÊNCIA DOS MECANISMOS DE DEFESA NO MARKETING INTERNO

Autores

  • Edgar Goncalves Jose Universidade Agostinho Neto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2539

Palavras-chave:

Marketing, interno, Mecanismos, defesa e influência.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma dissertação de mestrado, com o tema marketing interno e os mecanismos de defesa, teve como principal objetivo compreender o impacto dos mecanismos de defesa no marketing interno da Empresa TAAG. A pesquisa utilizou uma abordagem predominantemente qualitativa, pelo uso do método de amostragem teórica. Foi aplicado aos participantes, entrevistas semiestruturadas adaptadas do Modelo de Money e Foreman (1996), houve também a adaptação do Defense Style Questionnaire para avaliar os derivativos conscientes dos mecanismos de defesa, cujos dados obtidos foram submetidos à análise do Software Nvivo 12. Em termos globais, os resultados deste estudo demonstram que a TAAG dispõe de vários canais de divulgação de informações, mas a comunicação interna é ineficiente, outro sim, o não reconhecimento da missão do trabalhador torna-se um dos grandes problemas da companhia, questões essas que tem efeito no desenvolvimento de comportamento e atitudes relacionadas aos grupos de mecanismos de defesa neuróticos, psicóticos e maduros. Aferiu-se haver maior intensidade nos mecanismos neuróticos e psicóticos.

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Biografia do Autor

  • Edgar Goncalves Jose, Universidade Agostinho Neto

    Universidade Agostinho Neto.

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Publicado

10/01/2023

Como Citar

INFLUÊNCIA DOS MECANISMOS DE DEFESA NO MARKETING INTERNO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412539. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2539