INFLUÊNCIA DOS MECANISMOS DE DEFESA NO MARKETING INTERNO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2539Palavras-chave:
Marketing, interno, Mecanismos, defesa e influência.Resumo
O presente artigo é resultado de uma dissertação de mestrado, com o tema marketing interno e os mecanismos de defesa, teve como principal objetivo compreender o impacto dos mecanismos de defesa no marketing interno da Empresa TAAG. A pesquisa utilizou uma abordagem predominantemente qualitativa, pelo uso do método de amostragem teórica. Foi aplicado aos participantes, entrevistas semiestruturadas adaptadas do Modelo de Money e Foreman (1996), houve também a adaptação do Defense Style Questionnaire para avaliar os derivativos conscientes dos mecanismos de defesa, cujos dados obtidos foram submetidos à análise do Software Nvivo 12. Em termos globais, os resultados deste estudo demonstram que a TAAG dispõe de vários canais de divulgação de informações, mas a comunicação interna é ineficiente, outro sim, o não reconhecimento da missão do trabalhador torna-se um dos grandes problemas da companhia, questões essas que tem efeito no desenvolvimento de comportamento e atitudes relacionadas aos grupos de mecanismos de defesa neuróticos, psicóticos e maduros. Aferiu-se haver maior intensidade nos mecanismos neuróticos e psicóticos.
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