TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2564

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Tecnologia

Resumo

O presente estudo ocupa-se em discorrer sobre o surgimento e incorporação das Tecnologias Digitais na Educação, não obstante, tem como objetivo relatar acerca da sua propagação e adesão durante o contexto pandêmico, relevância na construção de significados para o processo ensino-aprendizagem e o papel do professor. A pesquisa permite o aprofundamento e amplificação na temática, assim,  utilizou-se de artigos científicos dispostos nas bases eletrônicas Scielo, Google Acadêmico e Revistas que contemplassem a temática vigente para levantamento bibliográfico. Adicionalmente, buscou-se, preferencialmente, produções desenvolvidas no período de 2018 a 2022. Dessa forma, a pesquisa tem por escopo propagar e amplificar o saber acerca das tecnologias digitais na área da educação, como um recurso facilitador e inovador para a ocorrência do processo ensino-aprendizagem, trazendo reflexões sobre a forma como os indivíduos estabelecem suas relações com estas ferramentas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozana Neves Guimarães de Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Desirê da Rosa Ventura, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Ana Beatriz da Costa Xavier , Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Bruna Guedes Brasil de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Millena Albuquerque da Silva , Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Juliana Garcia de Mello, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Ayra Sousa de Aguiar Teixeira , Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Roberta Nascimento de Meneses, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Ana Luiza Ferreira Pereira, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Enfermagem - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense

Docente - Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói (RJ) - Brasil.

Referências

Apoiamo-Nos, Buckingham. Delors. Koutropoulos [Internet]. 2009; Available from: https://www.scielo.br/j/pee/a/NwwLwRTRTdBDmXWW4Nq7ByS/?format=pdf&lang=pt.

Carneiro AP, Figueiredo IS de S, Ladeira TA. A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios. Revista Educação Pública [Internet]. 2020 Sep 15;20(35). Available from: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/35/a-importancia-das-tecnologias-digitais-na-educacao-e-seus-desafios

A inserção das novas tecnologias digitais na educação em tempos [Internet]. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2021. Available from: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-insercao

De P, Ferreira Brandão A, Ferreira Cavalcante I. REFLEXÕES ACERCA DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO [Internet]. [cited 2022 Dec 19]. Available from: https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2016/02/Artigo-29.pdf

Conte E, Martini RMF. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Educação & Realidade [Internet]. 2015 [cited 2022 Jul 5];40:1191–207. Available from: https://www.scielo.br/j/edreal/a/6dtyr69fvxK7bBmCm5H35FQ/abstract/?lang=pt

Maurício F, Santos F. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: Potencialidades e implicações contemporâneas na aprendizagem [Internet]. 2018. Available from: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2018/17/educacao_e_tecnologias.pdf

Carvalho RNG de, Mendonça HSL de, Silva JLL da, Santos JFM. Android game about HPV for adolescent university health education: experience report. RSD [Internet]. 2022Jul.6 [cited 2022Dec.19];11(9):e19311931928. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31928.

Carvalho RNG de, Demberg RR, Ferraz RM, Santos IP dos, Pereira E da S, Silva JR, Pereira D dos SV, Silva JLL da, Poeys JM, Barreto ILR. Active methodologies for learning in the Higher Education Institution. RSD [Internet]. 2022Sep.15 [cited 2022Dec.19];11(12):e293111234614. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34614

Carvalho RNG de, Pereira JDS, Souza CJ de, Silvino ZR. Use of Educational Technology in the Teaching-Learning of Nursing students: Experience report. RSD [Internet]. 2022Aug.7 [cited 2022Dec.19];11(10):e444111033214. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33214

Massucato MAO, Ribeiro ALG, Pessalacia JDR, Neves V de JR, Stolte-Rodrigues VP. Telehealth as a medical education tool during the COVID-19 pandemic: experience report. Revista Brasileira de Educação Médica. 2021;45(3).

Silva DSM da, Sé EVG, Lima VV, Borim FSA, Oliveira MS de, Padilha R de Q. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica [Internet]. 2022 Mar 11 [cited 2022 May 11];46. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/fyC3cYbkkxKNDQWbFRxGsnG/?lang=pt

Santos MOS dos, Peixinho BC, Cavalcanti AMC, Silva LGF da, Silva LIM da, Lins DOA, et al. Estratégias de comunicação adotadas pela gestão do Sistema Único de Saúde durante a pandemia de Covid-19 – Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2021;25(suppl 1).

Furlan L, Caramelli B. The regrettable story of the “Covid Kit” and the “Early Treatment of Covid-19” in Brazil. The Lancet Regional Health - Americas. 2021 Oct;100089.

Brandenburg C, Silva Maciel JC da, Baron MV, Costa BEP da, Fialho LMF, Silva JC da. Cartilha educação e saúde no combate a pandemia da (covid-19). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev Pemo. 2020 Jul 26;2(2).

Google.com.br. 2022 [cited 2022 Dec 19]. Available from: https://books.google.com.br/books/publisher/content?id=QDjnDwAAQBAJ&hl=pt-BR&pg=PP1&img=1&zoom=3&bul=1&sig=ACfU3U1dALUggT2dl-kTxqHxOmU8tHHp0w&w=1280

Legislação S, Saúde E. Trabalho em Saúde [Internet]. 2006. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cart_camara_regulacao.pdf

Kyvia C, Alves D, Santos. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS ESCOLA DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE [Internet]. 2020 [cited 2022 Dec 19]. Available from: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/24382/1/TCC%20VERS%c3%83O%20FINAL%202021.p

Souza IPMA de, Jacobina RR. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SUAS VERSÕES NA HISTÓRIA BRASILEIRA. Revista Baiana de Saúde Pública. 2012 Sep 1;33(4):618.

Chaves ASC, Oliveira GM, Jesus LM de S de, Martins JL, Silva VC da. USO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Humanidades &

Inovação [Internet]. 2018 Sep 3;5(6):34–42.

Vicente C, Amante LN, Santos MJ dos, Alvarez AG, Salum NC. Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2019;40.

Rezende G do ES, Alves ALF, Rabelo AF de A. Mobile applications developed for Health Education in the world: integrative literature review. RSD [Internet]. 2021Oct.16 [cited 2022Dec.19];10(13):e352101321334. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21334

França T, Rabello ET, Magnago C. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde em Debate [Internet]. 2019 Aug;43(spe1):106–15. Available from: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v43nspe1/0103-1104-sdeb-43-spe01-0106.pdf

Unesco.org. 2022. Available from: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770

Fabiana De Barros A. O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZADO [Internet]. Available from: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_o_uso_da_tecnologia_como_ferramenta_aprendizado_1.p

O’Brien W, Adamakis M, O’ Brien N, Onofre M, Martins J, Dania A, et al. Implications for European Physical Education Teacher Education during the COVID-19 pandemic: a cross-institutional SWOT analysis. European Journal of Teacher Education. 2020 Aug 7;43(4):503–22.

Cohen J, Wong V, Krishnamachari A, Berlin R. Teacher Coaching in a Simulated Environment. Educational Evaluation and Policy Analysis. 2020 Feb 24;42(2):208–31.

Ovens AP, Philpot R, Bennett B. VIRTUALLY LEARNING. Movimento. 2022 Apr 14;e28021.

Cristóvão AM, Verdasca JL, Ramos JL, Rebelo H. Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. Revista Brasileira de Educação [Internet]. 2022 May 23 [cited 2022 Aug 28];27. Available from: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xy55hhXSsZLBsRmDkH69hsx/?lang=pt

Chung F, Geremek B, Gorham W, Kornhauser A, Manley M, Padrón M, et al. Jacques Delors In’am Al-Mufti • Isao Amagi • Roberto Carneiro • EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI

CORTEZ UNESCO MEC Ministério da Educação e do Desporto [Internet]. Available from: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf

Rodrigues AL. A formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais. repositorioulpt [Internet]. 2017 [cited 2022 Dec 19]; Available from: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/28329

Alves Guimarães U, Pereira da Silva V, Meire de Oliveira Barros R, Reis Pacheco J. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RECIMA21 [Internet]. 26º de novembro de 2022 [citado 19º de dezembro de 2022];3(11):e3112269. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2269

Lima CS, Marques WR, Rocha LF de BV, Homem GRC. O PAPEL DA INTERNET NO USO DO WHATSAPP COMO RECURSO EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA

LITERATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. RECIMA21 [Internet]. 7º de novembro de 2022 [citado 19º de dezembro de 2022];3(11):e3112165. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2165

Aparecida dos Santos L, Demiquei Gonzatti L, Alves Guimarães U. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – USOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM. RECIMA21 [Internet]. 19º de julho de 2022 [citado 19º de dezembro de 2022];3(7):e371710. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1710

Tunes E, Tacca MCVR, Bartholo Júnior R dos S. O professor e o ato de ensinar. Cadernos de Pesquisa. 2005 Dec;35(126):689–98.

Oliveira SMS de, Araújo FML, Silva CDM da. A prática como lócus de produção de saberes: vozes de professores sobre formação inicial e práticas escolares cotidianas. Revista Educação & Formação [Internet]. 2021 [cited 2022 Dec 19];6(1). Available from: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=585865900003

Mendes De Oliveira1 W. UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM [Internet]. Available from: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_28_1391209402.pdf

O papel do docente hoje é fazer parceria com os alunos - Ensino Superior Unicamp [Internet]. www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br. Available from: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/o-papel-do-docente-hoje-e-fazer-parceria-com-os-alunos

Downloads

Publicado

12/01/2023

Como Citar

Neves Guimarães de Carvalho, R., da Rosa Ventura, D., da Costa Xavier , A. B., Guedes Brasil de Azevedo, B. ., Albuquerque da Silva , M. ., Garcia de Mello, J., … Lima da Silva, J. L. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412564. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2564