POR QUE NÃO TI? A BAIXA PARTICIPAÇÃO FEMININA EM CURSOS DE TI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2565

Palavras-chave:

Mulheres na TI, Mulheres na informática, Revisão sistemática

Resumo

Embora exista uma alta demanda por profissionais de informática e um esforço por parte da academia e do mercado, a porcentagem de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação (TI) ainda vem se mostrando baixa. Pesquisadores da área vêm tentando mapear quais são as principais causas desse fato e quais ações poderiam contribuir para o aumento de mulheres na TI. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo foi responder, através de uma revisão sistemática, as seguintes perguntas de pesquisa: Para as mulheres, quais fatores impedem a escolha do curso de TI e Quais ações podem ser realizadas para reverter esse cenário. Finalizado o trabalho, os resultados coletados apontam para a existência de estereótipos de gênero, a falta de informações sobre a área e a falta de incentivo familiar como as principais causas ofensoras. Como ações de melhorias, os estudos apontam a realização de palestras e de minicursos em escolas de nível médio e fundamental, a criação de projetos para inserção de mulheres na TI, bem como a maior divulgação dos feitos realizados pelo público feminino nessa área. Para trabalhos futuros, é sugerido o uso de novas bases de conhecimento, além da reaplicação do protocolo de revisão criado por este artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Alvarenga Rodrigues

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Ewerthon Dyego de Araujo Batista

Docente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Cibele Diniz Felix dos Santos

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Francisca Sabrina da Silva

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Geovanna Soares Gomes

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Rauana de Carvalho Bento

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Rauane de Carvalho Bento

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Maria Julia Sales Farias Chaves

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Rayane Leite dos Santos

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

Referências

ANDERSON, Lisa et al. How can universities best encourage women to major in information systems?. Communications of the Association for Information Systems, v. 41, n. 1, p. 29, 2017.

ANDRADE, Lisieux Marie Marinho dos S. et al. Ações Iniciais do Projeto de Extensão Garotas Tech dos Sertões de Crateús para Captação e Retenção de Meninas aos Cursos de TI da UFC-Crateús. In: Anais do XIV Women in Information Technology. SBC, 2020. p. 169-173.

BATISTA, E. D. DE A. et al. Previsão de casos de dengue através de Machine Learning e Deep Learning: uma revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p. e33101119347, 22 ago. 2021.

BRASIL. PNP - Plataforma Nilo Peçanha — Português (Brasil). Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp>. Acesso em: 14 dez. 2022.

FERRO, P. Falta de profissionais de TI só tende a aumentar, dizem especialistas – Jornal da USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/falta-de-profissionais-de-ti-so-tende-a-aumentar-dizem-especialistas/>. Acesso em: 19 fev. 2022.

FISHER, Julie et al. If girls aren’t interested in computers can we change their minds?. In: ECIS 2015: Proceedings of the 23rd Information Systems European Conference. AIS Electronic Library, 2015. p. 1-14.

FRANÇA, Juliana BS; SABURIDO, Beatriz; DIAS, Angélica FS. Desenvolvendo o Pensamento Computacional de Meninas através de Histórias. In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2021. p. 931-942.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.

LOUZADA, Natália et al. Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação. In: Anais do XIII Women in Information Technology. SBC, 2019. p. 69-78.

MAIN, Joyce B.; SCHIMPF, Corey. The underrepresentation of women in computing fields: A synthesis of literature using a life course perspective. IEEE Transactions on Education, v. 60, n. 4, p. 296-304, 2017.

MELLO, Aline; MELO, Amanda; FERRÃO, Isadora. Uma análise sobre questões de gênero nos cursos de Computação do municı́pio de Alegrete/RS. In: Anais do XIII Women in Information Technology. SBC, 2019. p. 61-68.

MENEZES, Suzy Kamylla; DOS SANTOS, Mario Diego Ferreira. Gênero na educaçao em computaçao no brasil e o ingresso de meninas na Area–uma revisao sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 456-484, 2021.

MIRANDA, Beatriz A. et al. Análise da participação feminina no curso de Ciência da Computação da UFCG. In: Anais do XV Women in Information Technology. SBC, 2021. p. 11-20.

OLIVEIRA, Bárbara Stéphanie Neves et al. “TI por Elas”: para Mulheres que estão Dentro e Fora da Computação. In: Anais do XII Women in Information Technology. SBC, 2018.

PETRÓ, Vanessa et al. Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI. In: Anais do XV Women in Information Technology. SBC, 2021. p. 61-70.

RAMOS, Suellen Barros; DA SILVA FIGUEIREDO, Karen. Uma taxonomia dos tipos de preconceito enfrentados por mulheres na área de tecnologia. In: Anais do XII Women in Information Technology. SBC, 2018.

ROGERS, Vicki Leigh Noles. Women in IT: the endangered gender. In: Proceedings of the 2015 ACM SIGUCCS Annual Conference. 2015. p. 95-98.

SANTOS, Sylvana Karla SL. Análise da Participação de Meninas e Mulheres no Ensino Médio em Informática do Instituto Federal de Brasília. In: Anais do XV Women in Information Technology. SBC, 2021. p. 270-274.

SERAPIGLIA, Constance Patricia; LENOX, Terri L. Factors Affecting Women's Decisions to Pursue an IS Degree: A Case Study. Information Systems Education Journal, v. 8, n. 12, p. n12, 2010.

Downloads

Publicado

16/01/2023

Como Citar

Alvarenga Rodrigues, A. C. ., de Araujo Batista, E. D., Diniz Felix dos Santos, C. ., Sabrina da Silva, F., Soares Gomes, G., de Carvalho Bento, R., … Leite dos Santos, R. (2023). POR QUE NÃO TI? A BAIXA PARTICIPAÇÃO FEMININA EM CURSOS DE TI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412565. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2565