COMPETÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS NUCLEARES NO CUIDADO EM SAÚDE: UM ESTUDO TEÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2607Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Relações Interprofissionais, Pessoal de saúdeResumo
As mudanças de perfil epidemiológico, consequentes do aumento da expectativa de vida e das condições crônicas de saúde, trazem a necessidade da integralidade do cuidado, capaz de contemplar as necessidades biopsicossociais de indivíduos, grupos e populações. Logo, no intuito de melhorar a colaboração e qualidade da atenção em saúde de modo interativo, tem-se a Educação Interprofissional, entendida como um processo de preparação de pessoas para a prática colaborativa, que abarca seis domínios de competências a serem desenvolvidos nos profissionais para promover os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais. Esse estudo tem por objetivo apresentar e analisar a educação interprofissional e seus respectivos domínios na perspectiva do documento intitulado Canadian Interprofessional Health Collaborative, refletir sobre a formação acadêmica e as práticas em saúde no País. Trata-se de um estudo teórico que discute individualmente as competências interprofissionais e o seu desenvolvimento para uma melhor qualidade no atendimento prestado nos serviços de saúde. Conclui-se que a formação e a educação na saúde deve possibilizar uma reflexão crítica sobre as transformações e a atuação de profissionais no contexto da saúde fomentando a consolidação do cuidado centrado no usuário em uma perspectiva biopsicossocial.
Downloads
Referências
ARAÚJO, E. M. D.; JÚNIOR, J. L. DO A. C. DE A. Usuário, família e comunidade como parte da equipe de saúde na colaboração interprofissional. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016.
ARRUDA, L. DE S.; MOREIRA, C. O. F. Colaboração interprofissional: um estudo de caso sobre os profissionais do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/UERJ), Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 199–210, 12 jun. 2017.
BARR, H. Interprofessional Education: Today, Yesterday and Tomorrow. CAIPE, Higher Education Academy, Learning & Teaching Support Network for Health Sciences & Practice, Occasional, Paper 1, 2002.
BIANCHI, E. M. P. G.; QUISHIDA, A.; FORONI, P. G. Atuação do Líder na Gestão Estratégica de Pessoas: Reflexões, Lacunas e Oportunidades. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 1, p. 41–61, fev. 2017.
BISPO, E.P.F; ROSSIT, R. AP. S. Avaliação da colaboração interprofissional: Escala de avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe (AITCS-IIBR)/ 1ª ed. - São Paulo [SP]: Universidade Estadual de Alagoas; Universidade Federal de São Paulo/Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, 2020.
BRASIL. Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo as diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
BRAUN, A. C.; FAGUNDES, C. D. P. O desafio do enfermeiro frente à liderança compartilhada e colaborativa. Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle, v. 6, n. 2, p. 113, 12 jul. 2017.
BRITO, G. E. G. DE; MENDES, A. DA C. G.; SANTOS NETO, P. M. DOS. O objeto de trabalho na Estratégia Saúde da Família. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. 64, p. 77–86, 20 jul. 2017.
BURMESTER, H. Liderança compartilhada nas organizações de saúde. Revista de Administração em Saúde, v. 17, n. 68, 12 jul. 2017.
CANADIAN INTERPROFESSIONAL HEALTH COLLABORATIVE (Canada). College Interprofessional Health Collaborative (org.). A National Interprofessional Competency Framework. Canada: College Of Health Disciplines, 2010. 36 slides, color.
COIFMAN, A. H. M. et al. Comunicação interprofissional em unidade de emergência: estudo de caso. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, 2021.
COSTA, M. V. DA. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 56, p. 197–198, mar. 2016.
DE SOUSA, A. C. D. et al. Atuação do Enfermeiro nas estratégias para resolução de conflitos. Revista de Administração em Saúde, v. 18, n. 73, 28 dez. 2018.
DINIZ, A. L. T. M.; MELO, R. H. V. DE; VILAR, R. L. A. DE. Análise de uma prática interprofissional colaborativa na Estratégia Saúde da Família. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 3, p. 137–157, 27 ago. 2021.
FORONDA, C.; MACWILLIAMS, B.; MCARTHUR, E. Interprofessional Communication in healthcare: an Integrative Review. Nurse Education in Practice, v. 19, n. 1, p. 36–40, jul. 2016.
FURTADO, E. C. A. Gestão de conflitos em unidades básicas da região leste de saúde do DF. Trabalho de Conclusão de Curso em Saúde Coletiva. Universidade de Brasília, 2016. 31p
GOMES, P. H. G. O cuidado centrado no paciente (na pessoa?) nos serviços de saúde: as estratégias utilizadas pelos governos. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2016.
GURAYA, S. Y.; BARR, H. The effectiveness of interprofessional education in healthcare: A systematic review and meta-analysis. The Kaohsiung Journal of Medical Sciences, v. 34, n. 3, p. 160–165, mar. 2018.
HUDSON, C. C. et al. Promotion of role clarification in the Health Care Team Challenge. Journal of Interprofessional Care, v. 31, n. 3, p. 401–403, 31 jan. 2017.
ILLINGWORTH, P.; CHELVANAYAGAM, S. The benefits of interprofessional education 10 years on. British journal of nursing (Mark Allen Publishing), v. 26, n. 14, p. 813–818, 2017.
MALLIDOU, A. A. et al. Core knowledge translation competencies: a scoping review. BMC Health Services Research, v. 18, n. 1, 27 jun. 2018.
MARIN, J.; RIBEIRO, C. D. M. Modos de agir para resolução de conflitos na atenção primária. Revista Bioética, v. 29, p. 354–362, 6 set. 2021.
MARQUIS, B.L.; HUSTON, C.J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. Tradução de Regina Machado Garcez e Eduardo Schaan. 2ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2005.
MENDONÇA, A. L. T. A prática interprofissional colaborativa na estratégia saúde da família: análise de uma experiência em um município de pequeno porte. 2019. 79f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
NASCIMENTO, D. Mediação de Conflitos na Área da Saúde: experiência portuguesa e brasileira. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, v. 5, n. 3, p. 201, 30 set. 2016.
PARISI, L.; SILVA, J. M. DA. Mediação de conflitos no SUS como ação política transformadora. Saúde em Debate, v. 42, n. spe4, p. 30–42, dez. 2018.
PEDUZZI, M. et al. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde, v. 18, n. suppl 1, 2020.
PEDUZZI, M.; AGRELI, H. F. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. suppl 2, p. 1525–1534, 2018.
PREVIATO, G. F.; BALDISSERA, V. D. A. A comunicação na perspectiva dialógica da prática interprofissional colaborativa em saúde na Atenção Primária à Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. suppl 2, p. 1535–1547, 2018.
RODRIGUES, J. L. DA S. DE Q. et al. Agenda for patient-centered care research in Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 11, p. 4263–4275, 1 nov. 2019.
SILVA, M. M.; TEIXEIRA, N. L.; DRAGANOV, P. B. Desafios do Enfermeiro no gerenciamento de conflitos entre a equipe de Enfermagem. Revista de Administração em Saúde, v. 18, n. 73, 28 dez. 2018.
SINGER, Z. et al. Interprofessional education day – an evaluation of an introductory experience for first-year students. Journal of Interprofessional Care, v. 32, n. 3, p. 399–402, 9 fev. 2018.
SOARES CLARO, R. F.; SANTOS SILVA DA CUNHA, P. F. Estratégias de gestão construtiva de conflitos: uma perspetiva dos profissionais de saúde. Psicologia, Saúde & Doença, v. 18, n. 1, p. 55–68, 14 mar. 2017.
SOUZA, M. R. DE; BELOTTI, M.; IGLESIAS, A. Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde: experiência da Educação Interprofissional na graduação. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e33811124972, 11 jan. 2022.
TEDESCO, M. F. M. Cuidado centrado no paciente e sua aplicabilidade em um hospital público universitário. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão em Saúde, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2019.
VIEIRA, C. F. G. et al. Oficina educativa Atenção Centrada no Paciente: Um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e37310515065–e37310515065, 10 maio 2021.
YUFENYUY, C. S. The Impact of Interprofessional Conflict on Quality care: the nurse’s role. 2018. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Arcada University of Applied Sciences, Helsinki, Finlândia, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.