COMPETÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS NUCLEARES NO CUIDADO EM SAÚDE: UM ESTUDO TEÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2607

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Relações Interprofissionais, Pessoal de saúde

Resumo

As mudanças de perfil epidemiológico, consequentes do aumento da expectativa de vida e das condições crônicas de saúde, trazem a necessidade da integralidade do cuidado, capaz de contemplar as necessidades biopsicossociais de indivíduos, grupos e populações. Logo, no intuito de melhorar a colaboração e qualidade da atenção em saúde de modo interativo, tem-se a Educação Interprofissional, entendida como um processo de preparação de pessoas para a prática colaborativa, que abarca seis domínios de competências a serem desenvolvidos nos profissionais para promover os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais. Esse estudo tem por objetivo apresentar e analisar a educação interprofissional e seus respectivos domínios na perspectiva do documento intitulado Canadian Interprofessional Health Collaborative, refletir sobre a formação acadêmica e as práticas em saúde no País. Trata-se de um estudo teórico que discute individualmente as competências interprofissionais e o seu desenvolvimento para uma melhor qualidade no atendimento prestado nos serviços de saúde. Conclui-se que a formação e a educação na saúde deve possibilizar uma reflexão crítica sobre as transformações e a atuação de profissionais no contexto da saúde fomentando a consolidação do cuidado centrado no usuário em uma perspectiva biopsicossocial.

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Biografia do Autor

Joyce Aparecida da Luz Colaço, UNILA

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Larissa Luiza Dotto Dias, UNILA

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Patrícia Cristiane Ribeiro Pinheiro, UNILA

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Skarlat Manuely da Silva de Souza Rodrigues, UNILA

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Wesley Meleti dos Santos, UNILA

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade, UNILA

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Graduada em Enfermagem e em Teologia. Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança" no CNPQ. Docente do curso de graduação em Medicina da Universidade Federal de Integração Latino-Americana e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Thiago Luis de Andrade Barbosa, UNILA

Doutor em Ciências da Saúde na linha de pesquisa Epidemiologia populacional e molecular pela Universidade Estadual de Montes Claros . Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Urgência, Emergência e Trauma pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros. Consultor ad hoc da Revista Cadernos de Ciência e Saúde, Revista Cubana de Enfermería. Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UNILA, orientador de mestrado. Docente e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Coordenador do PET-Saúde Interprofissionalidade da UNILA.

Monica Augusta Mombelli, UDC

Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas - UDC.

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Publicado

19/01/2023

Como Citar

da Luz Colaço, J. A. ., Dotto Dias, L. L. ., Ribeiro Pinheiro, P. C. ., da Silva de Souza Rodrigues, S. M. ., Meleti dos Santos, W. ., Mourão Xavier Gomes Andrade, L. ., … Mombelli, M. A. (2023). COMPETÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS NUCLEARES NO CUIDADO EM SAÚDE: UM ESTUDO TEÓRICO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412607. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2607