CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DA QUÍMICA NO ISCED-HUÍLA SOBRE OS CONCEITOS DE SOLUÇÃO, SOLUTO E SOLVENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2613

Palavras-chave:

Concepções alternativas, Solução, Soluto e Solvente

Resumo

O presente trabalho teve como escopo analisar as concepções que os estudantes do curso de Licenciatura em Ensino da Química do Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED- Huíla) têm sobre conceitos-base da teoria das soluções como são ‘solução’, ‘soluto’ e ‘solvente’. Para a realização do estudo, recorreu-se à revisão bibliográfica que permitiu sistematizar os referentes teóricos sobre o tema. A recolha dos dados foi efectivada por via da aplicação de um questionário a um grupo de estudantes do referido curso, no ano académico 2018. As questões foram analisadas por categorias de respostas, com a finalidade de organizar os resultados no que se refere ao conhecimento e aos significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos mencionados. As respostas dos estudantes revelaram um grupo de concepções relacionadas com a visão macroscópica do processo de dissolução e com uma certa superficialidade no conhecimento dos critérios para identificar os componentes ‘soluto’ e ‘solvente’ de uma solução, que se revelam como concepções alternativas dos estudantes sobre esses conceitos químicos.

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Biografia do Autor

Hudson Samuel Armindo Catiavala

Hospital Maternidade Irene Neto-Lubango, Angola.

Paulino Ndulo Tchilata

Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela-Navegantes, Angola.

Carlos Alberto Rodrigues Pinto

Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla.

Fernando Vianeque Agostinho

Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela.

Margareth Azenaid Ebó Pereira João Justino

Mestre em Metodologia do Ensino Primário, área de Ensino das Ciências Sociais e da Natureza. Professora de Biologia e Práticas Pedagógicas na escola de Magistério Primário do Nambambe, Lubango, Huíla, Angola.

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Publicado

26/01/2023

Como Citar

Catiavala, H. S. A., Tchilata, P. N. ., Rodrigues Pinto, C. A. ., Vianeque Agostinho, F. ., & Ebó Pereira João Justino, M. A. (2023). CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DA QUÍMICA NO ISCED-HUÍLA SOBRE OS CONCEITOS DE SOLUÇÃO, SOLUTO E SOLVENTE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412613. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2613