O DESAFIO DE ENSINAR HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Autores

  • Hélio Rodrigo Chequetto
  • Roney Ricardo Cozzer Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (ES)

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2639

Palavras-chave:

Ensino, História, Diálogo

Resumo

O presente trabalho considera alguns desafios que marcam o ensino de História no Brasil, mas levando em conta, sobretudo, o desafio em particular de ensinar a disciplina numa perspectiva de dialogicidade. Ensinar em perspectiva dialógica requer do professor maior dedicação e ampliação da sua formação. Essa ampliação se dá não apenas pela formação continuada realizada na mesma área de formação, mas buscando-se aportes epistemológicos também em outras áreas, correlatas ao seu campo específico de formação. O pressuposto básico para se defender essa dialogicidade se assenta, sobretudo, em dois fatos amplamente verificáveis e já constatados por grandes pensadores como, por exemplo, Humberto Eco, Edgar Morin e outros: 1. O próprio conhecimento, hoje, é dialógico, de modo que não é mesmo possível operar de modo rigidamente restrito numa área de conhecimento sem dialogar com outras e, 2. A própria realidade, na Pós-modernidade, é complexa e resultado de uma confluência de saberes e competências, o que a torna igualmente complexa. Compreender essa realidade complexa, portanto, pressupõe um conhecimento complexo. O ensino de História, portanto, levando em conta esses fatores, poderá ser mais contextualizado e conectado com a realidade, da qual participam os discentes. Isto possibilita uma reflexão mais profunda das condições histórico-sociais que são determinantes sobre o sujeito, mas que o sujeito pode contribuir para modificar para melhor.

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Biografia do Autor

  • Hélio Rodrigo Chequetto

    Licenciado em História, Técnico em Contabilidade, Graduado em Gestão de Agronegócios, Bacharel e Licenciado em Teologia e Especialista em Gestão Ambiental. Pós-graduando em Metodologia do Ensino de História pela FAVENI.

  • Roney Ricardo Cozzer, Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (ES)

    Doutorando em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR), licenciado em Pedagogia e História, Formação em Psicanálise e Professor de Ensino Religioso na Rede Municipal de Educação de Cariacica (ES).

     

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Publicado

28/01/2023

Como Citar

O DESAFIO DE ENSINAR HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412639. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2639