AS RELAÇÕES FAMILIARES E O USO IMODERADO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lidiane Helena Crispim Cabral
  • Barbara Rodrigues de Souza
  • Maria Gorete Barbosa de Oliveira Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2654

Palavras-chave:

Covid-19, Escola, Ensino

Resumo

TVs, celulares, tablets, computadores - todos fazem, cada vez mais, parte do dia a dia em casa, na escola, no trabalho, desde o despertar até a hora de dormir. Devido à Pandemia de COVID-19, houve a necessidade de adaptação do estilo de vida, tanto para a educação, quanto para o trabalho; fator este que possui lado positivo e negativo, afinal, possibilitou o isolamento social para que as atividades cotidianas não parassem, porém, o uso das tecnologias acabou interferindo nas relações familiares, tanto em relação aos pais, que trabalham demais em computadores, quanto para os filhos, que ao invés de realizarem atividades físicas na hora do lazer, passaram a utilizar aparelhos eletrônicos como videogame e os celulares. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar as relações familiares e o uso imoderado das novas tecnologias no contexto da pandemia. Por isso, conclui-se que como qualquer outra prática, como de esportes, alimentação, controle financeiro etc., a tecnologia pode ter um impacto positivo ou negativo nas relações familiares. Obviamente, isso dependerá de como os pais abordam e medem o uso da tecnologia.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Lidiane Helena Crispim Cabral

    Graduação em Pedagogia pela UNIVALI. Pós graduação em Supervisão Escolar e Metodologia da Ação Docente – Sinergia Sistema de Ensino, Mídias na Educação – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense, Tutoria em Educação a Distância – Universidade Candido Mendes e Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas – Universidade Candido Mendes. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Barbara Rodrigues de Souza

    Graduação em Física – Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Pós graduada em Docência do Ensino Superior – Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Gestão Escolar Integrada – Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (FAAC), Curso de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais – Instituto de Educação Colônia do Saber. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Maria Gorete Barbosa de Oliveira Sousa

    Graduação em Língua Portuguesa pela Faculdade Regional, Ciências e Letras Candeias – (FAC), Conclusão do Magistério, pós graduada em Gestão Escolar pela FAC e mestranda em Educação pela UNIUB – Porto Rico.

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Publicado

15/02/2023

Como Citar

AS RELAÇÕES FAMILIARES E O USO IMODERADO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422654. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2654