APRENDIZAGEM COLABORATIVA E TAXONOMIA DE BLOOM JUNTAS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Celiney Tavares Santos
  • Vania Alves de Barros
  • Erika Calleja Sewaybricker

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2655

Palavras-chave:

Aprendizagem , Escola, Cognição

Resumo

Por meio deste estudo, far-se-á uma abordagem voltada para o discurso que versa acerca da importância de se trabalhar em sala de aula com atividades que permeiem a Aprendizagem Colaborativa dos alunos, tendo em vista a Taxonomia de Bloom. Tal prática pedagógica se mostra importante, pois, além de trabalhar a cognição dos alunos, agencia uma maior interação entre indivíduos, no campo educacional, por exemplo, fala-se de uma interação entre alunos com alunos, alunos com docentes, alunos com seus livros e muito mais. Tudo isso, tendo como principal objetivo favorecer o aprender, tendo em vista toda contribuição acarretada por situações de colaboração em atividades feitas em grupos. Desta forma, este estudo apresentará a sua parte teórica fundamentada por meio de uma pesquisa de caráter bibliográfico e, por fim, apresentará uma atividade alicerçada tanto na Aprendizagem Colaborativa, como também na Taxonomia de Bloom. Com isso, entende-se claramente que, a partir do instante em que se orienta os alunos a trabalharem coletivamente e colaborativamente, além deles aprenderem os conteúdos estudados juntos, juntos também aprenderão a ouvir novas vozes, tomarem decisões e passarão a entender melhor e a simplificar problemáticas que lhes serão apresentadas para resolverem em novas atividades, nas quais também poderão aproveitar da Aprendizagem Colaborativa.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Celiney Tavares Santos

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Licenciatura em História - Faculdades de Ciências da Bahia, especialista em Psicopedagogia Organizacional e especialista Gestão da Administração em Educação, atualmente é professora do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI e mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha. 

  • Vania Alves de Barros

    Graduação em Tecnologia em Gestão de Moda e Estilo pela Universidade Paranaense - UNIPAR, graduação em Moda. Bacharel pelo Centro de Ensino Superior de Maringá- Unicesumar e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Coordenadora e professora do Centro Estadual de Educação Profissional Cianorte - CEEP. Especialista em Docência no Ensino Superior, MBA em Design de Moda, Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão e mestranda em Educação pela UNINI - Porto Rico.

  • Erika Calleja Sewaybricker

    Licenciatura Plena em Educação Física (FEFISO - Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba), Licenciatura Plena em Pedagogia (FAC SÃO ROQUE - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque). Pós-graduação "Latu Sensu" em Ludopedagogia e Desenvolvimento Psicomotor (CESPI - FACESPI - Faculdade Corporativa de Pirajú), Educação Infantil (FCE - Faculdade Campos Elíseos), Atendimento Educacional Especializado (FCE - Faculdade Campos Elíseos) e em Psicomotricidade (FCE - Faculdade Campos Elíseos). Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

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Publicado

15/02/2023

Como Citar

APRENDIZAGEM COLABORATIVA E TAXONOMIA DE BLOOM JUNTAS POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422655. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2655