REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2658Palavras-chave:
História, Escola, EnsinoResumo
O artigo Reflexões sobre a formação de professores realiza um estudo histórico do processo de formação de professores no Brasil a partir do século XXI. O artigo também apresenta diferentes pedagogias, metodologias e abordagens teóricas em cada período histórico, o que nos leva a inferir que a formação de professores é baseada na introdução de diferenças históricas formais de acordo com o período de educação do século XXI. Modelos culturais de conteúdo cognitivo, que têm sido usados em áreas específicas de conteúdo e modelos instrucionais são eficazes para o ensino dos professores e preparação para o ensino. Deste modo, esta pesquisa apresenta as reflexões sobre a formação de professores mediante revisão de literatura.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
BEECH, J. Alta fidelidade: a influência de agências internacionais em reformas de formação de professores na Argentina e no Brasil nos anos 90. In: RODRÍGUEZ, M. V. & ALMEIDA, M. de L. P. Políticas educacionais e formação de professores em tempos de globalização. Brasília: Liber Livro Editora: UCD; 2008.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. OLIVEIRA, J. F. A formação dos professores do curso de direito no Brasil: a pósgraduação stricto sensu. 2010. 172f. Tese (Doutorado em Educação)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
NASCIMENTO, M. C. M.; BARBOSA, R. L. L.; ANNIBAL, S. F. Avaliação das Aprendizagens: Representações decorrentes de Práticas Instituídas na Formação Inicial. Educação em Revista, Marília, v.18, n.1, 2017.
NEVES, L. M. W. (org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
NEVES, F. M.; COSTA, C. J. A importância da História da Educação para a Formação de Profissionais da Educação. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.15, n. 1, 2012.
PINHEIRO, G. C. G. Teoria curricular crítica e pós-crítica: uma perspectiva para a formação inicial de professores para a educação básica. Analecta, v.10, n. 2, 2009.
RAMOS, K. M. C. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre as ações de atualização didático-pedagógica. Porto: Universidade do Porto Editorial, 2010.
SANFELICE, J. L. Transformações no estado nação e impactos na educação. In: LUCENA, C. (org.) Capitalismo, Estado e Educação. Campinas: Editora Alínea, 2008.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.
SILVA JR., J. dos Reis. Reforma do Estado e da Educação: no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002
UNESCO. Declaração mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação. Paris, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.