REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Vanderlei Antonio Bonatto
  • Maria Célia Monteiro de Sousa
  • Juciaria Barbosa dos Santos Batista

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2658

Palavras-chave:

História, Escola, Ensino

Resumo

O artigo Reflexões sobre a formação de professores realiza um estudo histórico do processo de formação de professores no Brasil a partir do século XXI. O artigo também apresenta diferentes pedagogias, metodologias e abordagens teóricas em cada período histórico, o que nos leva a inferir que a formação de professores é baseada na introdução de diferenças históricas formais de acordo com o período de educação do século XXI. Modelos culturais de conteúdo cognitivo, que têm sido usados ​​em áreas específicas de conteúdo e modelos instrucionais são eficazes para o ensino dos professores e preparação para o ensino. Deste modo, esta pesquisa apresenta as reflexões sobre a formação de professores mediante revisão de literatura.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Vanderlei Antonio Bonatto

    Graduado em Filosofia pela UNIFAI, Pedagogia pela UNINOVE. Superior Incompleto em Teologia pela ITESP e mestrando em Educação pela UNINI – México.

  • Maria Célia Monteiro de Sousa

    Graduação em Português e Inglês – UVA. Pós graduada em Língua Portuguesa – Faculdade de Tecnologia do Nordeste – FATENE. Gestão Escolar, Área de Conhecimento: Ciências Humanas – Universidade Federal do Ceará – UFC. Gestão Escolar, Área de Conhecimento: Educação – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e Psicopedagogia Clinica e Institucional (Cursando) – FMB. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Juciaria Barbosa dos Santos Batista

    Graduada em Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Especialista em Gestão da Educação pela UESC. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

15/02/2023

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422658. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2658